Uma pesquisa encomendada pelo Conselho Nacional de Justiça elegeu a Comarca do Recife como referência nacional em processos de adoção. Na tribuna do plenário, a vereadora Michele Collins (PP) repercutiu, na tarde desta segunda-feira, 24, o estudo que avaliou oito comarcas do País. “Parabenizo o nosso atuante e destacado Poder Judiciário, o empenho dos parceiros daquela instituição e o grandioso gesto das famílias que realmente se interessam e se dispõem a dedicar amor a alguém que tanto está necessitando de afeto e carinho”.
Com a presença de representantes de câmaras municipais de vários municípios pernambucanos e de assembleias legislativas de alguns estados, o “Encontro Interlegis”, promovido pelo Programa Interlegis, do Senado Federal, foi iniciado na manhã desta segunda-feira, 24, no plenário da Câmara Municipal do Recife. O encontro, conforme explicou a mestre de cerimônia, jornalista Éden Pereira, “tem como objetivo dar condições para que as câmaras que aqui estão ampliem seus entendimentos sobre temas de relevância para o Legislativo”. Durante toda a semana, o evento prosseguirá com oficinas de treinamento para que as casas legislativas possam criar sites personalizados, permitindo que as câmaras cumpram as leis de transparência e de acesso à informação e, ao mesmo tempo, que o cidadão possa acessar, de forma rápida e eficiente, a tramitação de projetos, a autoria e o teor deles, as votações, os perfis dos vereadores etc.
A Câmara Municipal do Recife sedia na próxima semana, de 24 a 28, o Encontro Interlegis promovido pelo Programa Interlegis, do Senado Federal. A abertura, às 9h da manhã da segunda-feira, contará com palestras sobre questões políticas da atualidade e temas relacionados à modernização das casas legislativas. À tarde terão início as oficinas de treinamento destinadas a servidores de câmaras municipais. Segundo o senador Douglas Cintra (PTB/PE), autor da iniciativa, as ações visam reduzir a exclusão digital e aumentar a transparência e eficiência das Casas. No mês de junho, o evento, no mesmo formato, foi realizado em Caruaru.
Entusiasta do projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe, a vereadora Vera Lopes (PPS) realizou audiência pública na manhã desta sexta-feira para debater o tema e descobrir os entraves que estão levando à paralisação parcial da obra. “Vou insistir, correr atrás desse projeto com o intuito de sensibilizar as pessoas. Entendo que ele é importante para o Recife pois gerará emprego, contribuirá para melhorar a mobilidade urbana e sobretudo vai ser uma atração turística”, disse a vereadora. O projeto, que tem o nome de Rios da Gente, será de transporte público fluvial e prevê a construção de estações e a utilização de barcos para o transporte de passageiros.
A acessibilidade cultural foi reverenciada na manhã desta sexta-feira, 21, em uma reunião solene repleta de arte na Câmara do Recife. Instituições e pessoas que trabalham para promover a inclusão em diversas áreas lotaram as galerias e o plenário da Casa. No pátio interno, uma feirinha de artesanato deu um colorido especial ao jardim, com produtos feitos por artistas locais. O evento foi uma iniciativa do vereador Wanderson Florêncio (PSDB).
A quantidade de multas de trânsito aplicadas nas ruas do Recife foi o foco da audiência pública promovida pelo vereador Jurandir Liberal (PT) na manhã desta quinta-feira, 20. “Como parlamentar e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Trânsito tenho acompanho, principalmente, a mobilidade e a preocupação das pessoas no deslocamento de casa para outro lugar. Fico preocupado com a situação do pedestre, do motorista, do ciclistas e do motociclistas. No primeiro semestre do ano, segundo o Detran, tivemos cerca de 667 mil veículos cadastrado. Nesse período, 421 mil multas foram aplicadas, a maioria por excesso de velocidade. Em uma cidade que o trânsito é quase parado, questionamos como pode ter tantas multas por excesso de velocidade”.
O vereador Osmar Ricardo (PT) voltou a falar sobre a situação das ruas do Recife na reunião plenária desta quarta-feira, 19. O parlamentar disse que “durante os dois anos e sete meses de governo da atual gestão, a questão dos buracos não melhorou” e aproveitou para destacar a importância da cobranças dos vereadores. “Ontem, o vereador Jurandir Liberal fez uma audiência pública sobre o tema e teve bastante divulgação, repercutiu na imprensa toda. Só assim o prefeito acordou e disse que vai investir 75 milhões de reais na operação de recapeamento e tapa-buracos. Torcemos para que ele faça e não fique só nas palavras”.
Em recente visita à Escola Municipal Pintor Lula Cardoso Ayres, no Jordão, o vereador André Régis (PSDB) verificou o funcionamento do programa de robótica. “Para a minha surpresa, o programa não está sendo desenvolvido na escola. Caixas de Led caríssimas estão guardadas, os manuais estão nas prateleiras, as professoras não usam por falta de treinamento, local adequado para manuseio das peças e quantidade insuficiente para todas as crianças utilizarem as ferramentas”.
A movimentação da oposição e do governo em torno do debate político sobre a corrupção, crise econômica, impeachment, ou renúncia da presidente vem polarizando os discursos na Câmara do Recife. O vereador André Régis (PSDB) “emprestou solidariedade” ao vereador Henrique Leite (PT), pois segundo ele, o Diario de Pernambuco diz hoje que o vereador afirmou que se pudesse, falaria à presidente sobre como o povo está sofrendo. André disse que queria que ele (Henrique Leite) tivesse essa oportunidade para dizer à presidente, pois se ela não está sendo capaz de ouvir a oposição, que ouça o próprio partido.
Diante das queixas dos cidadãos, o vereador Maré Malta (PSD) subiu à tribuna na tarde desta quarta-feira, 19, para debater sobre os problemas causados pelos buracos no Recife. Segundo o parlamentar, motoristas e pedestres reclamam, mas não encontram soluções, com os prejuízos ocasionados pela falta de manutenção das vias. “São vários pedidos de pessoas que estão sofrendo muito com as irregularidades no asfalto e com os prejuízos que vêm sendo gerados”.