A vereadora Michele Collins (PP) lamentou hoje (19), na tribuna, sobre uma pesquisa canadense divulgada pelo site MSN na qual coloca Brasil como um dos 13 piores destinos para se visitar no mundo. “Estamos acostumados a ler que o nosso país é um lugar apto para receber visitantes, mas dessa vez os dados mostram que o país serve de alerta aos visitantes pelos problemas econômicos, políticos, urbanos e de segurança”.
Dois projetos que tratam sobre o direito da mãe de amamentar em espaços públicos ou privados entraram em pauta essa semana. E por terem conteúdos semelhantes, as matérias foram discutidas antes da votação e, mesmo com as duas propostas aprovadas em primeira discussão, o vereador Antônio Luiz Neto (PTB) comunicou na tribuna hoje,18, que retirou o projeto de sua autoria para garantir a sanção do projeto de Wanderson Florêncio (PSDB).
A navegabilidade do Rio Capibaribe já foi debatida diversas vezes pela Vereadora Vera Lopes (PPS) em audiência pública e pronunciamentos no plenário da Câmara. Na tarde desta terça-feira, 18, a parlamentar convidou os presentes e a população para participarem de mais uma audiência sobre o tema, que será realizada na sexta-feira, 21, às 9h no plenarinho da Casa. “Convoquei algumas entidades para falarem como anda o projeto de navegação que é tão importante para a cidade. A Compesa falará sobre o saneamento. Também, estará presente a CPRH e a Secretaria de Habitação, responsável por indenizar as pessoas que moram nas palafitas”.
Um Requerimento que solicita a construção de uma nova Ponte, na Rua Tancredo Neves, bairro de Beberibe, levou o vereador Almir Fernando (PCdoB) a discutir a importância do documento, na tarde desta terça-feira,18. “A referida indicação tem como finalidade atender as diversas reivindicações dos moradores da comunidade, haja vista que a ponte que liga a Rua Tancredo Neves ao outro lado está em um estado muito precário, quase caindo”.
Amaro Cipriano Maguari (PSB) relatou hoje, 18, uma reunião com o secretário das Cidades, André de Paula para tratar da BR-101. De acordo com o parlamentar, a via necessita de obras emergenciais. “Vários pronunciamentos já foram direcionados em relação à via que vem prejudicando o tráfego no Recife. Mas quero dizer que o encontro foi muito positivo”.
O vereador Jurandir Liberal (PT) dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça-feira, 18, para repercutir uma audiência pública, de sua autoria, sobre manutenção das vias públicas. “Hoje pela manhã realizamos uma audiência no Plenarinho para tratar dos serviços de recuperação da cidade. Foi extremamente importante porque tomamos conhecimentos das ações da Emlurb. A participação foi grande e vários vereadores também compareceram”.
Vera Lopes (PPS) denunciou a falta de leitos em hospitais para receber pacientes psiquiátricos no Recife. Ela disse quer após o fechamento de unidades psiquiátricas estes pacientes não têm aonde ser internados e nem mesmo atendidos quando estão em surto.
Criada em 1990, por determinação do então governador Carlos Wilson Campos, a Procuradoria Geral de Pernambuco é responsável pela representação judicial do estado e presta consultoria jurídica ao Poder Executivo. Atualmente com 173 procuradores, a instituição vai completar 25 anos de funcionamento no próximo dia 20 de agosto, data que também celebra o Dia do Procurador do estado, instituído em 2007 pelo então governado Eduardo Campos. Para marcar a data, o vereador Eurico Freire (PV) apresentou na tarde desta terça-feira, 18, um requerimento de votos de aplausos para parabenizar a entidade pelo aniversário. “Parabenizamos os profissionais que hoje compõem a procuradoria e desempenham o papel essencial de garantir justiça e legalidade aos atos do estado”.
A Audiência Pública realizada hoje para discutir a quantidade de buracos nas ruas do Recife, proposta pelo vereador Jurandir Liberal (PT), repercutiu entre os parlamentares. Eurico Freire (PV) informou que ao mesmo tempo em que a audiência era realizada a Prefeitura do Recife lançou a Operação Verão de tapa buracos na cidade. Ele disse que espera que o trabalho seja feito com material adequado e tenha durabilidade como prometeu a Emlurb durante o encontro.
Lamentando a falta de valorização dos artistas da terra, esquecidos em vida e mais ainda depois de mortos, o vereador Marco Aurélio (SDD) propôs que uma praça situada no bairro dos Coelhos tenha o nome de Reginaldo Rossi. “Este ano fará dois anos da morte do rei do brecha que levou o nome do Recife para longe, no entanto as rádios não tocam e as pessoas não lembram do que ele foi e fez por nossa música”.