Notícias

O vereador Carlos Gueiros (PDB) informou que desde 2001 cobra da Prefeitura a isonomia entre os servidores. Reclamou que os projetos de planos e cargos que chegam à Câmara do Recife tratam de setores de forma desigual e isoladamente, criando categorias de servidores, quando ele acha que todos deveriam ter o mesmo tratamento. Ele se referiu ao PLE 27/2015 que dispõe sobre o redimensionamento de cargos públicos e regulamenta algumas carreiras. “As categorias são tratadas isoladamente, fazendo distinção entre elas. Este não é o momento de alterar nada, até porque legisladores não podem legislar sobre projetos que causam impacto financeiro, mas é preciso ter o compromisso que isso vai mudar”.

Dois projetos de lei da vereadora Isabella de Roldão (PDT), 66/2014 dando nome ao Compaz do Bongi Padre Henrique, e o 67/2014 dando nome ao Compaz do Alto de Santa Terezinha, Edwiges de Sá Pereira, e que deveriam ser votados nesta segunda-feira 30, receberam emenda de plenário de autoria do vereador Vicente André Gomes (PSB), dando nomes às bibliotecas dos mesmos. Por causa das emendas, os projetos voltaram para a apreciação das comissões. Já o projeto de lei do Executivo dá nome ao Compaz do Alto Santa Terezinha governador Eduardo Campos foi aprovado em primeira discussão.

O vereador Eurico Freire (PV) discutiu nesta segunda-feira (30), na Casa de José Mariano, um requerimento apresentado por ele que solicita a realização de uma reunião pública sobre a epidemia de microcefalia no Recife. O parlamentar convidou seus pares e toda a sociedade a participarem da reunião, que deve acontecer no dia 10 de dezembro, às 14h, no plenarinho da Câmara do Recife.

O vereador Marcos Menezes (DEM) pediu a atenção dos parlamentares da Câmara do Recife ao projeto de lei do executivo nº 27/2015, que trata da transformação e redimensionamento de cargos públicos municipais. O pronunciamento foi realizado na Casa de José Mariano nesta segunda-feira (30), dia em que o projeto foi colocado em discussão no plenário.

De acordo com o Ministério da Saúde, até o último dia 28 foram notificados 1.248 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação. E o estado de Pernambuco registra o maior número de casos (646). A notícia preocupou a vereadora Vera Lopes (PPS), que fez questão de dirigir-se à tribuna de hoje,30. “É uma gravidade o que estamos passando. Como é que a saúde pública vai cuidar dessas crianças com microcefalia? Elas terão distúrbio psicomotor, necessitarão de cuidados especiais, além de dificuldades no andar e na fala. Temos que dar um rumo para esse problema”.

Dois projetos do Executivo que entrarão em votação hoje,30, chamaram a atenção do vereador Osmar Ricardo (PT). A primeira proposta é o projeto 27/2015 que dispõe sobre a transformação e o redimensionamento dos cargos públicos municipais. “Acho que vários servidores serão prejudicados”, disse o parlamentar.

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) proferiu, nesta segunda-feira (30), um discurso sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika. O pronunciamento, que foi feito da tribuna da Casa de José Mariano, abordou o recente surto de casos de microcefalia associados aos males transmitidos pelo mosquito.

Em reunião extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira, 30, a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife (CCJ) aprovou o parecer de dez projetos de lei de autoria do Poder Executivo, que automaticamente ficaram em condições técnicas de serem votados no plenário. Das dez matérias aprovadas, oito fazem parte de um pacote de 22 projetos enviado pelo prefeito Geraldo Júlio no dia 18 de novembro, para tramitação em regime de urgência, que apresentam proposições principalmente no âmbito administrativo e de gestão. Outros dois já cumpriam o prazo normal de recebimento de emendas. Dos projetos aprovados na CCJ, três foram votados e aprovados hoje no plenário.

Lideranças do mundo empresarial, político e jurídico estiveram presentes no plenário da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 26, para prestigiar o advogado Braga Sá, personalidade bastante conhecida na sociedade local, que acaba de completar 45 anos de vida pública. Ele foi homenageado em sessão solene realizada por iniciativa do vereador Marcos Menezes (DEM), cujo requerimento foi aprovado pela unanimidade dos 39 vereadores da Casa de José Mariano. “Braga Sá sempre foi um líder em busca de causas nobres. O reconhecimento do seu trabalho se faz sentir no seu prestígio, com a presença de tantas pessoas importantes no plenário. Sim, José Aprígio Braga de Sá Silva é uma dessas raras pessoas que, além da competência profissional, enverga o elevado grau de altruísmo e do amor ao próximo em tudo o que fez e faz nesses 45 anos de vida pública”, disse Menezes.

A vereadora Michele Collins (PP) elaborou uma série de requerimentos solicitando mais segurança em bairros e comunidades do Recife. Segundo ela, todos os dias recebe inúmeros pedidos e queixas de assaltos em diversos bairros onde não há segurança. “Peço ao governador que cuide melhor da segurança. É preciso intensificar o combate aos criminosos. Há pessoas que estão deixando de sair para trabalhar com medo”.