Com 218 quilômetros quadrados, o Recife tem 69% da extensão como área de morro que precisa de atenção especial. É onde reside mais da metade da população. Por isso, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou audiência pública nesta quarta-feira, 16, para debater o tema “área em situação de riscos: medidas preventivas e contenção de encostas”. O objetivo, segundo ele, foi reunir os secretários municipais do setor de Infraestrutura e Defesa Civil para saber o que vem sendo realizado, mas ao mesmo tempo apresentar resultados à população do que foi feito durante a Operação Inverno. “Sou da base do governo na Câmara, mas meu gabinete tem sido procurado com frequência por pessoas que trazem demandas, cobrando limpezas nas encostas e ao mesmo tempo reivindicando participar de forma direta das decisões sobre as obras que serão realizadas nas comunidades”, disse.
Uma entidade sem fins lucrativos que surgiu como um movimento local dos moradores do Bongi, Mustardinha, Mangueira, San Martin e outras localidades do Recife. É o Grupo de Apoio ao Subúrbio (GAS), que foi reverenciado na tribuna da Câmara durante a reunião plenária desta terça-feira, 15, pelo vereador Estefano Menudo (PSB). O parlamentar disse que a instituição participa da restauração de praças, escolas e outros equipamentos públicos, como também promove apoio psicossocial a dependentes de drogas lícitas e ilícitas e mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, entre outras atividades.
Durante a reunião plenária desta terça-feira, 15, o vereador Marcos Menezes criticou a postura da oposição na Câmara do Recife e chamou o discurso da bancada de incoerente. “Eles adotam duas posturas, uma quando falam do governo federal e outra do governo municipal”. O parlamentar se referia a quantidade de requerimentos apresentados por alguns vereadores que fazem parte da bancada oposicionista. “Limpeza de escadarias, implantação de corrimão, recuperação de escadaria, drenagem. São tantos pedidos que o prefeito não consegue fazer tudo”.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) usou o Plenário da Câmara nesta terça-feira (15) para defender a gestão do Recife das críticas feitas pelo vereador Osmar Ricardo (PT) no mesmo dia aos cortes de cargos no município e a alguns serviços urbanos.
O vereador Osmar Ricardo (PT) repercutiu nesta terça-feira (15), no plenário da Câmara, uma matéria do Jornal do Commercio publicada neste mês sobre os cortes e demissões apresentados pela Prefeitura para conter a crise nas contas municipais.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça-feira,15, para comentar sobre a VI Conferência Municipal da Mulher do Recife. O evento aconteceu entre os dias 10 e 12, no Centro de Formação Paulo Freire, bairro da Madalena. “Algumas ressalvas eu gostaria de fazer menção nessa tribuna sobre a Conferência. Fui surpreendida quando quis posicionar-me propondo uma modificação e tive minha palavra proibida sob o argumento de que eu não era delegada. Mas sabemos que nas conferências todos têm a palavra”.
No início da tarde desta terça-feira, 15, a Comissão de Segurança reuniu-se para distribuir projetos de lei de autoria de vários parlamentares. O presidente da Comissão, vereador Almir Fernando (PCdoB), anunciou que os vereadores Marcos Menezes (DEM) e Amaro Cipriano Maguari (PSB) são os novos membros efetivos do grupo.
Por iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT), a Câmara recebeu no começo da tarde desta terça-feira (15) um grupo de alunos do oitavo período do curso de Direito da Faculdade Joaquim Nabuco. Cerca de 50 estudantes compareceram à visita.
Iniciada em outubro do ano passado, a Ação de Prevenção e Promoção de Saúde dos funcionários e prestadores de serviço da Câmara Municipal do Recife teve sua quarta edição nesta terça-feira, 15 de setembro, no plenarinho. “Hoje é um marco da nossa campanha, pois está se iniciando o grupo Vida Saudável, formado por uma equipe multidisciplinar, de caráter educativo. Nós vamos trabalhar, no dia a dia da Câmara do Recife, a reeducação alimentar dos funcionários, ingestão de medicação e a prática de medicina alternativa”, anunciou a enfermeira Vânia Gonçalves, coordenadora do Serviço de Saúde.
Antes de serem votados e aprovados em primeira discussão, três Projetos de Lei de autoria do vereador Estéfano Menudo (PSB), que constavam na ordem do dia, foram destacados por ele, na tarde desta segunda-feira, 14. Ele pediu que os demais vereadores aprovassem as propostas, afirmando que se tratam de “matérias que já receberam pareceres favoráveis nas comissões temáticas da Casa, o que demonstra sensibilidade e responsabilidade dos membros desse poder”.