Notícias

Com o rompimento das barragens do Fundão e Santarém, no município de Mariana, em Minas Gerais, ao menos oito pessoas morreram e 19 estão desaparecidas. A lama liberada pelas barragens atingiu cerca de 100 km de distância e afetou mais de 15 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. Na tarde desta terça-feira, 17, o vereador Luiz Eustáquio lamentou a tragédia e disse que vai encaminhar “Moção de apoio” às famílias afetadas e, ao mesmo tempo, uma “Moção de censura” à mineradora que causou o desastre.

O sexto Parlamento Jovem do Recife será instalado na sexta-feira, 20, e, pela primeira vez, terá jovens parlamentares com deficiência. Por isso, o vereador Wanderson Florêncio (PSDB), que é autor do requerimento para instalação da atual edição do Parlamento, destacou a necessidade da Câmara do Recife ser acessível. “Peço que esta Mesa Diretora olhe com olhar diferenciado para a acessibilidade. Já conversei com o presidente e o secretário da Casa e sei que já existe um projeto pronto e um estudo em andamento sobre como fazer isso”.

Um projeto de lei do Executivo, já retirado de pauta pelo próprio governo, foi alvo de críticas do vereador André Régis (PSDB). Ele é contrário à criação do fundo de reserva a ser formado com recursos provenientes de recursos de depósitos judiciais. A ideia é que a Prefeitura tenha acesso ao dinheiro depositado judicialmente enquanto a pendência judicial estiver em discussão. O cidadão para não ficar inadimplente por discordar da PCR vai à justiça discutir o assunto e deposita o valor em questão. Se perder, a PCR leva o dinheiro depositado. Se ganhar, a justiça devolve ao cidadão.

O ídolo do rádio pernambucano Gino César, que faleceu na madrugada desta terça-feira (17) no Recife, foi lembrado pelo vereador Henrique Leite (PT) durante a reunião plenária desta tarde, na Casa de José Mariano. Após pedir um minuto de silêncio pelo falecimento do apresentador dos programas Plantão de Política e Bandeira 2, da Rádio Jornal FM/FM, o parlamentar falou sobre sua trajetória.

Repercutindo críticas recentes do chefe do Executivo municipal feitas ao Governo Federal e às gestões municipais do Partido dos Trabalhadores que o antecederam, o vereador Osmar Ricardo (PT) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (17) para defender sua legenda.

Realizado pela Prefeitura do Recife em 2012 o concurso público para contratação de diversos profissionais convocou dez médicos veterinários e o sindicato da categoria em Pernambuco afirma que existe mais vacância do que o informado no edital do certame. Além disso, insiste que alguns convocados no concurso já pediram exoneração, o que automaticamente abriria vagas. Essa situação motivou o vereador Eurico Freire (PV) a realizar reunião pública, no plenarinho da Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira, 17. “Aproveitamos para trazer o debate sobre uma profissão tão essencial à saúde pública. Muitas pessoas desconhecem a importância da profissão e sempre a associam exclusivamente ao tratamento de animais, o que, por si, já seria excelente. Mas o veterinário também dá importantes contribuições na Vigilância Sanitária”, ressaltou.

Um voto de aplauso ao ex-ministro e ex-vereador Gustavo Krause, por um artigo veiculado em jornais aonde ele sugere a renúncia da presidente Dilma Roussef, proposto pelo vereador André Régis (PSDB), causou questionamentos de diversos parlamentares. Segundo eles argumentaram que o requerimento não deixa claro o teor do voto de aplauso. Fizeram questão de afirmar que aprovariam o voto de aplauso à figura do ex-ministro, mas não ao conteúdo do artigo. Para eles, a Câmara do Recife ao votar estaria concordando como um todo com o pensamento do escritor. E como se trata de um posicionamento político eles entendem que a Casa não deveria se posicionar.

A transferência da delegada da Polícia Civil Gleide Ângelo – que atuou por seis anos no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e passa a responder pela Delegacia de Olinda nesta semana – gerou um debate na Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira (16). A discussão começou após a vereadora Isabella de Roldão (PDT) propor um voto de repúdio ao secretário de Defesa Social de Pernambuco pelo caso. O requerimento do voto foi rejeitado pelo plenário.

A microcefalia se caracteriza por comprometimento do desenvolvimento do cérebro durante a gestação, ocorrendo redução do crânio, que fica abaixo do esperado para a idade. E, recentemente, começou a ser verificado em Pernambuco um aumento dos casos de microcefalia. No plenário, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez questão de abordar o assunto hoje,16. “As causas do aumento de ocorrências ainda estão sendo apuradas. Médicos tentam identificar o que houve em comum com as mães durante os primeiros meses de gravidez. A malformação pode ser genética, por utilização de drogas, álcool e tóxicos durante a gravidez ou devido a alguma infecção que passa da mãe para o bebê, como rubéola, toxoplasmose, catapora, herpes, entre outras”.

Em homenagem às vítimas do atentado terrorista em Paris, foi realizada ontem (15), uma vigília no Marco Zero, no centro do Recife, e o vereador Luiz Eustáquio (Rede) ressaltou a ação no Plenário hoje,16. O ato foi realizado após o embaixador da França no Brasil, Laurent Billi, convidar os brasileiros a realizarem vigílias em repúdio aos ataques ocorridos em Paris, que vitimou 129 pessoas, na última sexta-feira, e deixou vários feridos. “Estive no Marco Zero em solidariedade ao povo francês. Não podemos aceitar essa brutalidade de forma alguma”.