Notícias

A execução orçamentária e financeira da Prefeitura do Recife foi marcada pelo cumprimento das metas fiscais entre os meses de janeiro a abril deste ano “Tivemos um equilíbrio e vamos zelar para que os resultados continuem assim até o final deste ano”, disse o secretário municipal de Finanças, Ricardo Dantas, em audiência pública realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife, nesta quinta-feira, 28. No quadrimestre, a PCR poderia realizar até 33% da receita e chegou a 30,36% de um total de R$ 5 bilhões e 119 milhões. O saldo para se gastar até o final do ano é R$ 3 bilhões e 565 milhões.

Olidense, mudou-se para o Recife. Mas, foi no sertão que a vida de Paulo Figueredo Cavalcanti mudou para sempre. E não foi só a vida dele, mas a de muitas outras pessoas. Voltou do sertão transtornado com a fome e miséria do sertanejo. Adquiriu a consciência de que tinha de lutar para mudar aquela realidade. Trabalhava na Inspetoria de Obras Contra a Seca, lugar ideal para mudar vidas. Mas não foi assim. Logo diriam que ele era um espião do Partido Comunista Brasileiro. Mas a vida dele seguiu. Casou. Terminou o curso de Direito e assumiu o cargo de promotor no município de Alagoa de Baixo, hoje Sertânia. Em 1964 mudou-se para Goiana para ser promotor de justiça. Começou de forma sistemática a luta dele pela igualdade. Nascido em 1915, este ano completaria 100 anos e por isso está recebendo a homenagem proposta pelo vereador André Régis (PSDB).

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou ontem (26), por 267 votos a 210 e 5 abstenções, o sistema eleitoral distrital proposto pelo relator da PEC da reforma política. Nesse modelo, conhecido como “distritão”, os deputados e vereadores seriam eleitos apenas de acordo com a quantidade de votos recebidos. O fato foi lamentado hoje (27), na tribuna, pelo vereador André Régis (PSDB).

A Frente Parlamentar de Combate ao Crack e Outras Drogas reuniu-se na Sala das Comissões, na tarde desta quarta-feira,27. Um dos itens da pauta foi transmitir informações aos membros do grupo sobre a última audiência pública realizada no último dia 21. O evento exibiu as ações que vêm sendo realizadas pelo Poder Executivo municipal, as que precisam de avanços relacionados ao enfrentamento ao crack no Recife, bem como as ações previstas.

No último dia 25 de maio foi comemorado o Dia Nacional da Adoção e a vereadora Michele Collins (PP) comemorou a data na tarde desta quarta-feira, 27. “Neste contexto, faço referência à valiosa iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, em especial, a 2° Vara da Infância e Juventude da Capital, que está promovendo hoje, das 15h ás 17h, roda de diálogo sobre novas possibilidades no campo da adoção”.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) repercutiu na tribuna da Casa, na tarde desta quarta-feira, 27, a audiência pública promovida por ela, pela manhã, que teve como tema “Saneamento, urbanização e a legalização voltada para Brasília Teimosa”. Ela reclamou da ausência de secretários municipais para discutir o assunto - destacando no entanto, a presença da secretária Executiva de Habitação - e enfatizou que “o bairro não tem projetos de urbanização”.

O vereador Osmar Ricardo (PT) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 27, para reafirmar a denúncia que fez ontem, no plenário da Casa, a respeito das eleições dos conselheiros tutelares do Recife. Ele disse que existe uma lei federal sobre as eleições mencionando que os conselheiros devem ficar no poder durante três anos, mas no Recife eles já estão há oito anos. “A lei não está sendo cumprida. Agora faço um pedido que possamos fazer uma visita aos conselhos tutelares da cidade”.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) realizou audiência pública na Câmara Municipal do Recife, nesta quarta-feira, 27, para debater o tema “Saneamento, urbanização e a legalização voltada para de Brasília Teimosa”. Localizada na Zona Sul do Recife, a comunidade tem um histórico de luta e resistência que remota a 1947, quando ocorreu a ocupação. “A luta de Brasília Teimosa tem que ser de todos, quanto mais gente envolvida na discussão, mais a comunidade será assistida”, disse a vereadora. Ela acrescentou que ainda tem pela frente um ano e meio de mandato e que vai dedicar esse tempo a dar visibilidade à causa dos moradores. “É uma persistência que precisa acontecer”, observou.

Um projeto de lei de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT) causou polêmica e intenso debate na tarde desta terça-feira 26, no plenário da Câmara do Recife. O autor pretendia criar uma data específica no calendário oficial da cidade para que o bairro de Dois Unidos comemorasse seu próprio Dia da Diversidade LGBT. Foram muitos os argumentos contra e a favor do PL, mas venceu a ponderação do parlamentar André Régis (PSDB) sugerindo a retirada da proposta para reexame e apresentação de argumentos mais sólidos a respeito da importância de se criar esta data para aquele bairro. O autor acatou a sugestão e retirou o projeto de pauta, no entanto a discussão aconteceu.

A vereadora Michele Collins (PP)ressaltou hoje, 26, preocupação em relação à elaboração do Plano Municipal de Educação. Segundo a parlamentar, o prazo estipulado por lei federal é de menos de um mês para que o município encaminhe o referido plano para a Câmara do Recife.