Notícias

A audiência pública realizada na Câmara do Recife ontem pela manhã repercutiu no plenário da Casa. A vereadora Isabella de Roldão (PDT), autora da audiência, informou que está tramitando um projeto de lei para viabilizar o transporte dos animais para atendimento hospitalar, pois os ônibus não aceitam a entrada deles, mesmo em jaulas. Segundo ela,um dos principais problemas de animais de rua e mesmo os domésticos nas comunidades é que eles não são castrados e isso poderia ser resolvido com o castra móvel que iria aos bairros. Por isso mesmo, ela disse que vai realizar nova audiência em agosto, quando espera que a gestão dê as respostas que a sociedade espera. Ela reclamou mais uma vez que os secretários convidados para audiências não comparecem, como Rodrigo Vidal, dos Direitos dos Animais

A Semana de Doação de Leite Materno que acontece de 19 a 23 de maio foi o assunto destacado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde de hoje,20, na Câmara. Este ano, segundo a parlamentar, mais de 45 mil mulheres doaram leite no Brasil. O número maior de doadoras está no Nordeste (14.476).

A vereadora Michele Collins (PP) repercutiu no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira, 20, uma visita feita pela Comissão de Direitos Humanos, a qual ela é presidente, no último dia 11 de maio, à sede do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), na Rua Imperial, bairro de São José. “O IASC presta serviços direcionados ao resgate de direitos da população em maior grau de exclusão e vulnerabilidade social, com vínculo familiar fragilizado ou interrompido, vitimada por ocorrências pessoais, sociais ou de calamidade pública”.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 20, para alertar sobre uma epidemia de dengue no Recife. “Essa é uma questão não só de saúde pública, mas de higiene e limpeza. A dengue tem acarretado muitas mortes não só no nosso município, mas em todo o país. A melhor forma de se evitar a dengue é não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros”.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) promoveu audiência pública nesta quarta-feira, 20, para debater o tema “Situação dos Animais na Cidade do Recife”. Ela afirmou que vem trabalhando em prol da causa animal desde agosto de 2014, quando participou de uma reunião com um grupo de ativistas e, desde então, tem disponibilizado o mandato para discutir políticas públicas que protejam e garantam os direitos dos bichos. “Quanto mais visibilidade se der à causa dos animais, melhor. O processo de exclusão é muito grande. São muitas a s dificuldades para se trabalhar com a causa. Até para se ter acesso à Secretaria de Defesa dos Animais, da Prefeitura do Recife, é difícil”, afirmou.

O vereador Eurico Freire (PV) subiu a tribuna na tarde desta terça-feira, 19, para repercutir alguns problemas relacionados à ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos bairros da Imbiribeira e do Ipsep (Proest 2). “Muitos moradores tem nos relatado que não foram avisados de que precisavam realizar a ligação de suas casas para o sistema implantado na rua. Cabe aos moradores fazerem isso, mas cabe a prefeitura o aviso. Com a falta da instalação desses sistemas os dejetos das casas continuam sendo despejados no entorno da Lagoa do Araça”.

O Terceiro Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), ocorrerá de 26 a 29 deste mês, no Centro de Convenções do Estado. O assunto foi trazido à Casa de José Mariano pelo vereador Eurico Freire (PV), na tarde desta terça-feira, 19. Ele descreveu a programação do evento, destacando que pela primeira vez será realizado no Nordeste, e apresentando um voto de aplauso e congratulação à professora e pró-reitora de extensão do Instituto, Maria José Gonçalves de Melo, presidente da secretaria executiva do Fórum.

O Recife vive, segundo o vereador André Régis (PSDB), em um contexto de extrema violência. Relembrou uma reunião no plenário da Câmara Municipal realizada semana passada com a presença do secretário Municipal de Segurança, Murilo Cavalcante, sobre o Pacto pela Vida do Recife. Ele disse que fez questionamentos que não foram respondidos. “As informações dadas sobre o planejamento das obras dos cinco Compaz foram imprecisas. Solicitei cronograma que não foi fornecido e toda obra pública tem de ter cronograma de execução e desembolso”.

As pessoas estão assustadas e evitando sair de casa com medo da violência vivida no Recife. Pelo menos esta é a opinião do vereador Henrique Leite (PT). Pare ele, os pontos de vendas de drogas proliferam em todos os pontos da cidade. “A segurança pública no Estado e na cidade cresceu de forma desordenada. Avançou, mas não houve manutenção, capacitação profissional e infraestrutura”. Henrique aconselhou à gestão a reorganizar o Pacto pela Vida no Estado e na cidade. Pare ele, algumas secretarias são criadas para acomodação política e não mostram resultados. “Se o Pacto no Estado vai mal, imagine o da cidade, pior ainda, sem resultados para apresentar. Sem capacitação profissional não há evolução na segurança”.

Uma notícia chocou a classe médica, esta semana, a de que Ministério da Saúde está estudando a possibilidade de estabelecer uma nova diretriz sobre cesáreas, dispensando a presença de pediatra na sala de parto quando não houver risco para o bebê e para a mãe. De todo o país, entidades médicas enviaram uma nota repudiando a proposta, que está em consulta pública até o dia 25 de maio. Na Câmara do Recife, Dra. Vera Lopes (PPS) também é contrária à medida. “Precisava falar sobre essa atitude insana do Ministério da Saúde. Como o governo diz que não precisa desses profissionais em sala de parto?”, questionou.