Notícias

Treze projetos de lei foram distribuídos aos membros da Comissão de Finanças e Orçamento, num reunião ocorrida na tarde desta quarta-feira, 22. Estavam presentes os vereadores Marco Aurélio (SDD), Almir Fernando (PCdoB), Amaro Cipriano Maguari (PSB), Marcos Menezes (DEM) e Gilberto Laves (PTN).

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) mencionou na tarde desta quarta-feira, 22, a situação em que se encontra a BR-101. “Essa principal rodovia que corta Recife está em uma situação caótica dificultando a vida de quem trafega ali. A falta de manutenção mostra descaso com a população”.

Três projetos de lei, todos de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSDB), foram aprovados na tarde dessa quarta-feira 22, na Câmara do Recife. No conjunto tratam de melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência física. Cada um deles contempla uma possibilidade de acesso diferente para pessoas com necessidades especiais. Assim, o PL 148/2013 estabelece destinação especial dos andares térreos dos apartamentos construídos pelo poder público municipal para pessoas idosas, com deficiência física ou quem tiver algum familiar nessas condições. Já o PL 138/2013 determina a instalação de provadores em grandes magazines adaptados à população com necessidades especiais ou mobilidade reduzida. Também o PL 240/2013 dispõe sobre a instalação de ao menos um caixa eletrônico adaptado às pessoas com deficiência motora.

O vereador Aderaldo Pinto (PRTB) usou a tribuna na tarde desta quarta-feira, 22, para repercutir o evento Recife Participa realizado no último dia 16 de abril, pela Prefeitura, na Região Politico-Administrativa 4, que abrange os bairros do Cordeiro, Torre, Iputinga, Madalena, Várzea e Ilha do Retiro. “Estiveram presentes o Secretário de Saúde, Jailson Corrêa, o Secretário Executivo de Governo, Hermes Delgado, além de 366 lideranças comunitárias de todos os bairros já citados”.

A vereadora Michele Collins (PP) parabenizou na tarde desta quarta-feira, 22, a iniciativa do Hospital do Câncer de Pernambuco (HCP) pelo Programa Pedala HCP, em alerta ao câncer ósseo. O evento sairá da praça do Arsenal, no Recife Antigo, no próximo dia 26 abril, e tem o propósito de alertar a população para um tipo de tumor maligno e raro. “Esse câncer é um tipo incomum da doença, que normalmente afeta os ossos longos dos braços e coxas, coluna e bacia. É bastante agressivo e resulta, em muitos casos, na mutilação e morte dos doentes, sobretudo, crianças e adolescentes”.

O vereador Aerto Luna (PRP) dirigiu-se à tribuna hoje, 22, para repercutir a Audiência Pública que discutiu o projeto de lei 50/2015, de autoria dele, que dispõe sobre a circulação no território do Recife, de táxis de outros municípios, ao mesmo tempo que revoga a lei municipal 16.504, de 20 de agosto de 1999. O evento aconteceu hoje pela manhã, no Plenarinho da Casa.

O bairro da Várzea acaba de ganhar a mais nova Academia da Cidade e o vereador Davi Muniz (PROS) parabenizou o prefeito Geraldo Julio pela ação, durante a Reunião Plenária desta quarta-feira, 22. Segundo a Prefeitura, o objetivo principal das academias é incentivar a prática de exercícios e estimular a vida saudável entre os recifenses. Para participar, os interessados devem levar ao local original e cópia de identidade, CPF e comprovante de residência. Não é necessário o pagamento de nenhuma taxa.

Centenas de taxistas lotaram o plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quarta-feira, 22, para a audiência pública que discutiu o projeto de lei 50/2015, de autoria do vereador Aerto Luna (PRP), que dispõe sobre a circulação no território do Recife, de táxis de outros municípios, ao mesmo tempo que revoga a lei municipal 16.504, de 20 de agosto de 1999. “Esse é um tema bastante discutido nos últimos dias e precisamos enfrentá-lo com maturidade. Nosso desejo é solucionar um problema que vem angustiando os profissionais não só do Recife, mas de vários municípios do Estado”, disse o vereador. Ele promoveu o debate com o propósito de colher sugestões e críticas ao projeto que está em fase de acolhimento de emendas.

O corpo do Mestre Camarão foi recebido ao som das sanfonas de vários músicos no plenário da Câmara Municipal do Recife, pouco antes das 19h, desta terça-feira, 21. A homenagem ocorre no velório, onde estão presentes familiares, amigos e admiradores. O instrumentista, compositor e acordeonista, de 74 anos, estava internado no Hospital Santa Joana desde a semana passada e morreu nesta manhã. Segundo informações da família, o corpo será conduzido a Caruaru, no agreste, às 10h de amanhã, para um outro momento de despedidas na Câmara Municipal da cidade e sepultado no cemitério Dom Bosco.

A Comissão dos Impactos das Obras das Concessionárias de Serviços Públicos do Recife, que tem por objetivo regulamentar os impactos das obras públicas nas ruas da cidade, elaborou uma minuta de decreto para criação do Conselho de Planejamento, Gestão e Acompanhamento de Serviços e Obras no Recife.