Notícias

A Comissão dos Impactos das Obras das Concessionárias de Serviços Públicos do Recife, que tem por objetivo regulamentar os impactos das obras públicas nas ruas da cidade, elaborou uma minuta de decreto para criação do Conselho de Planejamento, Gestão e Acompanhamento de Serviços e Obras no Recife.

Reunida na tarde desta segunda-feira, 20, a Comissão de Legislação e Justiça distribuiu 19 projetos de lei e quatro matérias foram analisadas. Estiveram presentes os vereadores Aerto Luna(PRP), Alfredo Santana (PRB), Almir Fernando (PCdoB) e Carlos Gueiros (PTB). Dentre as propostas apreciadas, recebeu o parecer de aprovação o projeto de lei 22/2015, de autoria do vereador Eurico Freire (PV) que fica instituído o Programa Eco Cultural de Coleta Seletiva para todos os eventos culturais inseridos no calendário municipal.

A comunidade Bola na Rede, localizada no bairro da Guabiraba, zona norte do Recife, completará amanhã 35 anos de fundação. O vereador Almir Fernando (PCdoB) comemorou a data na tarde desta segunda-feira, 20. “São 35 anos de lutas e conquistas de um lugar que não era reconhecido, mas que hoje tem suas reivindicações atendidas”.

O vereador wanderson Florêncio (PSDB) usou a tribuna na tarde desta segunda-feira, 20, para chamar a atenção da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), Porto do Recife e Executivo municipal para a falta de preservação do monumento histórico chamado Cruz do Patrão, localizado na área central do Recife. “Este local hoje serve como estacionamento de caminhões o que desconfigura aquele ambiente tão importante para nossa cidade”.

A vereadora Vera Lopes (PPS) dirigiu-se à tribuna na tarde de hoje, 20, para reforçar o cumprimento da lei nº17.636/10, que dispõe sobre a proibição de retenção de macas das ambulâncias do Samu e de outras unidades móveis hospitalares de atendimento de urgência e emergência públicas, para os quais os pacientes são socorridos e encaminhados.

Oito projetos de lei e um de resolução estão na pauta da reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, a ser realizada na tarde desta segunda-feira, 20, véspera de feriado de Tiradentes. O de resolução é o de número 09/2015, de autoria da Comissão Executiva, que cria no legislativo municipal a Medalha Roberto Marinho. Ele depende de três quintos dos vereadores presentes em plenário para ser aprovado.

Nem parece, mas ela é uma jovem senhora. Acabou de completar 35 anos de muito frevo, música símbolo de Pernambuco, único Estado brasileiro multicultural, pela diversidade que apresenta nas artes do país. A nata da história dessa música que se confunde com o maxixe, polca, jazz e tantos outros sons, arrebanhou grandes nomes ao plenário da Câmara do Recife, na quinta feira 16. Só para citar alguns, vieram prestigiar o evento Claudionor Germano, Gustavo Krause, Maestro Ademir Araújo, conhecido como Formiga, músicos, a vereadora Isabella de Roldão, Vicente André Gomes, presidente da Casa, o historiador Leonardo Dantas, criador da Frevioca, passistas e muito mais gente de peso, que não abre mão do nosso frevo.

A Câmara criou uma comissão especial para intermediar o diálogo entre ambulantes e a Prefeitura do Recife. O primeiro encontro do grupo aconteceu nesta quinta-feira, 16. O vereador Osmar Ricardo (PT) foi escolhido como presidente do grupo que é formado ainda pelos vereadores Vera Lopes (PPS), Marco Aurélio (SDD), Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Wanderson Florêncio (PSDB). Na ocasião, representantes do sindicato dos ambulantes foram recebidos pelos parlamentares e apresentaram as principais reivindicações.

Para manter a tradição de seu mandato, que todos os anos comemora o Dia Municipal do Líder Comunitário, o vereador Almir Fernando (PCdoB), realizou sessão solene no plenário da Câmara Municipal do Recife, hoje, 16, para entrega da Medalha de Mérito José Mariano ao líder comunitário Dimas Ferreira de Lima, do Córrego São Domingos Sávio, localizado em Casa Amarela. Outros dez representantes de comunidades também receberam diplomas e medalhas. Nos anos anteriores, o vereador realizou solenidades com o mesmo objetivo de dar visibilidade às lideranças que têm atuação na periferia do Recife.

Para que ninguém esqueça o ato heroico praticado em 1985 pelo prático da barra Nelcy da Silva Campos, que ao rebocar um petroleiro em chamas para alto mar, livrou o Recife de grave acidente, a vereadora Vera Lopes (PPS) propôs sessão solene ontem na Câmara do Recife. A homenagem foi acompanhada por amigos, parentes e representantes da Marinha e do Porto do Recife. O filho dele, Nelcy Campos, recebeu as homenagens póstumas. O petroleiro continha cerca três mil toneladas de gás metano, uma substância inflamável que poderia ter causado verdadeira catástrofe nos idos de 12 de maio de 1985. Em setembro de 2003 o heroi pernambucano ganhou um busto esculpido por Demétrio Albuquerque, retirado para requalificação do porto. Dia 15 de maio próximo será recolocado.