O vereador Luiz Eustáquio (PT) repercutiu hoje, 17, a reunião solene realizada no Dia Municipal de Combate às Drogas, na semana passada. “Um tema tão importante para essa Casa e tivemos a oportunidade de compartilhar o momento com tantos convidados e meios de comunicação que têm tido compromisso não apenas divulgando mas, também, cobrando ações do poder público”.
Menos de onze meses após a realização do concurso público para preenchimento de 78 vagas, a Câmara Municipal do Recife nomeou, em caráter efetivo, na manhã desta segunda-feira, 17, 44 candidatos aprovados. Foi uma posse coletiva, realizada no plenarinho da Casa de José Mariano. Após a assinatura do “livro termo de posse”, houve uma solenidade de boas vindas com as presenças do presidente da Câmara, vereador Vicente André Gomes (PSB); do primeiro-secretário, vereador Augusto Carreras (PV); do procurador Izael Nóbrega; do diretor de Administração da Câmara Municipal do Recife, coronel Roberto Melo; do secretário de Coordenação Geral, Jaime Paiva, além do convidado especial para o evento, o secretário de Administração e Gestão da Prefeitura do Recife, Marconi Muzzio.
Uma vida de luta e dedicação ao ensino recebeu singela homenagem proposta pelo vereador Henrique Leite (PT). A fundadora do Instituto Ivone Vanderlei, que leva seu nome, faleceu em 2003, mas o legado de sua obra permaneceu pelas mãos de seu filho Jorge Vanderley . Desde então, a escola de ensino particular na comunidade de Brasília Teimosa passou por diversas mudanças. Novos prédios foram comprados para expansão da escola e novos cursos introduzidos.
A Câmara Municipal do Recife prestou homenagem ao professor recifense e pesquisador Pedro Muniz Filho, autor do livro “O Estado Mundial”, e que foi indicado oficialmente pela Assembleia Legislativa de Pernambuco ao Prêmio Nobel. A solenidade, na manhã desta sexta-feira, 14, ocorreu por iniciativa da vereadora Doutora Vera Lopes (PPS). “Presto esta merecida homenagem ao professor Pedro Muniz, pernambucano, casado, professor universitário, pesquisador e advogado, além de ativista político, social e ambientalista”, disse a vereadora em seu discurso de apresentação do homenageado.
Recife instituiu um dia especialmente para lembrar o combate às drogas, em todo 12 de agosto. Entrou para o calendário oficial por meio da lei 17.442/2008, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PT), e a partir daí todos os anos, diversas atividades são realizadas para chamar atenção da sociedade para o grave problema que é o uso de drogas. A reunião solene na Câmara do Recife foi solicitada pelo vereador Luiz Eustáquio , presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, cujo mandato tem sido voltado especialmente para o combate às drogas e recuperação de dependentes químicos. “Esse encontro tem por objetivo integrar diversas entidades de diferentes áreas sociais com órgãos governamentais, em particular o governo municipal. A mídia tem sido uma grande parceira e por isso a homenagem aos meios de comunicação”.
O Dia Municipal de Combate ao uso de Drogas é comemorado amanhã, 12. A data é instituída pela lei municipal 17.442, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PT). Na reunião plenária de hoje, 11, o parlamentar destacou a importância de políticas voltadas ao combate das drogas. “Havia uma necessidade na cidade de ter políticas voltadas ao combate das drogas. Nós criamos várias iniciativas, como o Dia Municipal; o Recife Sem Drogas, um evento que acontece no Parque Dona Lindu; temos também o Pedalando Contra as Drogas. E a Câmara criou a Frente Parlamentar de Combate ao Crack e Outras Drogas, da qual sou presidente”.
A reunião da Comissão de Educação desta terça-feira, 11, teve a participação da presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref), Nadja Harrop. A pauta de discussões foi sobre o ensino da educação física por professores da rede municipal de ensino. “A luta do Cref é pela revogação do ofício 122 da Prefeitura, que determina que qualquer professor da rede possa dar aula de educação física. Educação física é uma profissão regulamentada, trata-se de saúde. Também é inconcebível que uma criança que custa 800 reais por mês aos cofres públicos não tenha uma área adequada para educação física. É fundamental”, explicou o presidente da comissão, vereador André Régis (PSDB).
Eurico Freire (PV) destacou os avanços da educação nos últimos anos, mas ao mesmo tempo vive-se uma política de terra arrasada onde nada daquilo que foi feito, por outros partidos, presta, mas não apresentam projetos, propostas. “Na gestão do PSDB havia cerca de 100 institutos federais de ensino, na gestão petista foram criados mais 240 interiorizando o ensino, e isso foi bom. No entanto, alguns preferem apenas criticar o partido dos outros e só o dele serve. Isso não é justo”.
Criados em 1827, as duas faculdades de Direito mais antigas do país se tornaram símbolos do ensino jurídico. O 11 de agosto data da fundação desses cursos, Faculdade Largo de São Francisco, em São Paulo, e o da Faculdade de Direito do Recife, inicialmente implantado em Olinda, produziu dos presidentes da República e muitos governadores. Nos dias de hoje, o vereador André Régis (PSDB) lembrou que o curso de Direito da UFPE obteve o primeiro lugar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.
O vereador Osmar Ricardo (PT) destacou a situação das ruas do Recife e cobrou providências do executivo municipal, na reunião plenária desta terça-feira, 11. “A qualidade do asfalto da nossa cidade é muito fraco. Choveu, faz buraco. A situação da Guabirada, do Alto José do Pinho e Morro da Conceição está complicada. No Ibura, a pessoa tem que andar fazendo zigue-zague. O prefeito e a presidência da Emlurb precisam tomar uma atitude sobre isso”.