A pornografia e a nudez estão tomando conta da televisão brasileira. Pelo menos é o que pensa a vereadora Michele Collins (PP), que pediu na tarde desta terça-feira 04, na Câmara do Recife, que sejam tomadas providências. Ela disse que as câmaras municipais de todo o país deveriam se unir em torno dessa questão e exigir mudanças. “Acho uma vergonha estampada na televisão, em minisséries e outros tipos de programas. Um verdadeiro atentado às famílias, porque é mostrado em tvs de locais públicos, a exemplo de restaurantes, lanchonetes e shoppings. Tenho compromisso com a família e valores morais. Tenho de defender as famílias dessa promiscuidade”.
A requalificação da orla de Boa Viagem foi feita de forma inadequada, de acordo com o entendimento do vereador Jurandir Liberal (PT). Ele disse na tarde desta quarta-feira, 04, na Câmara do Recife que a Prefeitura do Recife fez o projeto em conformidade com as empresas para que elas mantivessem propaganda próxima aos equipamentos. “Os aparelhos de ginástica foram colocados muito próximos uns dos outros, a cada 200 metros, no total de 12. A localização deles também não é boa, alguns estão próximos aos banheiros”.
Uma série de requerimentos solicitando a retirada de entulhos e lixo em diversos bairros do Recife, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), foi elogiada por Jurandir Liberal (PT), durante a reunião plenária de hoje,4. “Fiquei impressionado com a Ordem do Dia e gostaria de parabenizar a vereadora pelo excelente trabalho, demonstrando que o Recife está abandonado. Os entulhos estão espalhados em várias ruas. Eu nunca vi a praia de Boa Viagem tão suja”, disse.
Fugindo do discurso previamente elaborado, o vereador Marcos Menezes (DEM) falou emocionado na tribuna de hoje (4) sobre a volta à Casa de José Mariano. Com a renúncia da vereadora Priscila Krause (DEM), que assumiu o mandato na Assembleia Legislativa, o parlamentar saudou os colegas da Câmara.
A derrubada de uma árvore na praça Sérgio Loreto foi um dos tópicos abordados pelo vereador André Régis (PSDB), durante Reunião Plenária de hoje (4). Segundo o parlamentar, um camarote para o desfile do Galo da Madrugada será armado no lugar. “Amplamente divulgada, a notícia promoveu um grande debate nas redes sociais. A foto fala por si e é preciso que a Prefeitura justifique quem fez e quais foram os fundamentos para a derrubada. Inclusive, nas redes sociais há outro debate sobre o fechamento da mesma praça Sérgio Loreto ao público. É correto o fechamento de um espaço público de tamanha representatividade como aquele local? Esse é questionamento que trago à tribuna hoje”, disse.
O recesso parlamentar é o período em que as casas legislativas não funcionam no Brasil, um equivalente às férias a que têm direito os trabalhadores de um modo geral. O vereador Almir Fernando (PCdoB) destacou, na tarde desta quarta-feira, 04, que durante o recesso da Casa de José Mariano ele e vários vereadores continuaram trabalhando. “No mês de janeiro estivemos cobrando da Prefeitura inúmeras exigências dos moradores do Recife, como saúde, educação e segurança”.
Peças do acervo urbanístico e cultural, os coretos serviam para embelezar as praças e são, hoje, parte de uma tradição já abandonada na maioria das cidades brasileiras: as apresentações de orquestras ao ar livre. Por isso, o vereador Aderaldo Pinto (PRTB) encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal do Recife propondo o tombamento, por interesse histórico, cultural e paisagístico dos coretos localizados na Cidade do Recife. A matéria está sendo analisada pela Comissão de Legislação e Justiça.
O retorno de Romerinho Jatobá (PR) à Câmara do Recife foi festejado pelos parlamentares. Antes de conceder a palavra aos colegas, ele fez breve relato da passagem pela Secretaria Municipal de Habitação. Lembrou que assumiu o cargo em ano eleitoral e por isso com orçamento enxuto. “Foi preciso criatividade para tocar obras e realizações. Conseguimos dar andamento a três conjuntos habitacionais, regularizar terras para o programa Minha Casa Minha Vida em Tejipió e Nova Descoberta. Toda a documentação já está na Caixa Econômica esperando liberação de verbas federal e contrapartida da Prefeitura”.
O requerimento é um instrumento que os vereadores usam para fazer solicitações encaminhadas pela população ao Executivo. Eles são lidos e votados em plenário para em seguida serem encaminhados aos órgãos a que se destinam. Embora usado por todos os parlamentares, alguns questionaram na tarde desta terça-feira 03, a eficácia deles junto à gestão. O vereador Jurandir Liberal (PT), por exemplo, perguntou aos colegas Alfredo Santana (PRB), cujo requerimento pedia calçamento no Ibura, e ao vereador Almir Fernando (PCdoB), que segundo ele é considerado campeão de solicitações, se seus pleitos eram atendidos.
A vereadora Aimée carvalho (PSB) desejou um 2015 produtivo para todos os parlamentares e funcionários da Casa, durante discurso realizado hoje (3), na Câmara. “Sempre que começamos o ano, formamos o nosso pensamento para que esse seja extremamente positivo. Primeiramente quero agradecer a Deus por esta oportunidade de poder trabalhar pelo desenvolvimento do Recife. Aos meus nobres colegas vereadores quero dizer que durante esses dois anos aprendi muito com vocês e que, juntos, discutimos e votamos matérias sempre convictos do nosso papel porque somos representantes do povo e o nosso dever é legislar para ele”.