Notícias

O vereador Wanderson Florêncio (PSDB) repercutiu na tarde desta terça-feira, 08, um encontro que acontecerá hoje à noite, entre torcidas organizadas, após o jogo Sport e Bahia, no Recife. “Será mais um momento de confronto, guerra e vandalismo realizado por esses marginais de torcidas organizadas que colocam em risco a vida das pessoas”.

O vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB) voltou a falar, na tarde desta quarta-feira, 08, sobre a Audiência Pública, de autoria dele, para discutir o jogo do bicho na cidade do Recife. O parlamentar disse que irá convidar para o encontro a Polícia Federal, a Secretaria de Defesa Social, o Ministério Público de Pernambuco e o Judiciário para tratar sobre o tema.

Na tarde desta quarta-feira, 8, o vereador Gilberto Alves (PTN) convocou os parlamentares e a população para a audiência pública que vai debater o projeto de lei do Executivo, número 8/2015, sobre o Plano Urbanístico Específico para os bairros do Cabanga, Cais José Estelita e Cais de Santa Rita. A audiência acontecerá na sexta-feira, 10, a partir das 9h, no plenarinho da Casa de José Mariano.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) promoveu audiência pública na Câmara Municipal do Recife para debater as interferências da construção do Túnel da Caxangá no Museu da Abolição, principal equipamento urbano e cultural que fica localizado ao lado da obra. “Fiz uma visita ao museu e percebi que não havia visitantes, pois o principal acesso estava fechado. Como admitimos que uma obra atrasada prejudique por dois anos o museu, que é um importante patrimônio do povo recifense e do Brasil? Isso é um descaso para com a cultura”, denunciou a vereadora na abertura da audiência realizada na manhã desta quarta-feira, 8. Ficou constatado que o Governo do Estado, para aproveitar os recursos federais na época da Copa do Mundo, iniciou a intervenção do túnel sem que todas as etapas estivessem projetadas.

O aumento do número de homicídios no Estado chamou a atenção do vereador Henrique Leite (PT), que também é policial. Segundo ele, de janeiro até agora ocorreram mais de mil assassinatos, ou cerca de 345 por mês, ou ainda 10 homicídios por dia. “É absurdo o que está acontecendo no Estado. O Pacto pela Vida precisa ser revisto urgentemente. A sensação de insegurança está aumentando nas pessoas. A violência recrudesceu”.

Tipo raro de enfermidade que leva à mutilação e à morte de muitas pessoas, o câncer ósseo foi o tema debatido pela vereadora Michele Collins (PP), durante Reunião Plenária desta terça,7. A parlamentar lembrou que o médico Antônio Marcelo Gonçalves de Souza idealizou a campanha “Pedala HCP em Alerta ao Câncer Ósseo”, que acontecerá no próximo dia 26, a partir das 8h, com saída na Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

O presidente da Comissão de Segurança, vereador Almir Fernando (PCdoB), dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça,7, para repercutir a reunião do grupo realizada no Alto José Bonifácio. A ação contou com a presença das secretárias Aline Mariano, da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, e Ana Rita Suassuna, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, além do Comandante do 11ºBatalhão, o Tenente-Coronel Ronaldo.

No dia do Jornalista e Dia Mundial da Saúde, comemorados dia 7 de abril, a vereadora Vera Lopes (PPS), que também é médica, fez questão de homenagear as duas categorias. Mas dedicou especial atenção aos trabalhadores da saúde que se desdobram em plantões. Ela sugeriu que o poder público incorpore as gratificações pagas nesses plantões às aposentadorias desses profissionais como forma de reconhecimento ao trabalho deles.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) parabenizou o Projeto Nova Semente, realizado na cidade de Petrolina e criado pelo atual Prefeito da cidade Julio Lossio. O programa tem o objetivo de ajudar mães que trabalham fora de casa e não têm com quem deixar os filhos. Elas contam com espaços que funcionam como creche e unidade de educação infantil e abrigam crianças de até 6 anos incompletos. "Atualmente são 123 unidades em todo o município, atendendo a mais de 7 mil crianças".