Notícias

A manifestação realizada no último domingo (25) para reunir apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no município de São Paulo (SP) foi tema de um discurso proferido pela vereadora Michele Collins (PP) na Câmara do Recife desta segunda-feira (26). No pronunciamento, feito durante a reunião plenária, a parlamentar exaltou as dimensões do ato e o classificou como um evento democrático.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (26), o vereador Samuel Salazar (MDB) lamentou a violência sofrida pelos jogadores do Fortaleza após a partida contra o Sport, que aconteceu na última quarta-feira (21). Ele também fez um apelo ao Governo de Pernambuco para que “coloque o plano de segurança para funcionar” com o programa Juntos Pela Segurança. “Não houve nenhuma ação da Polícia Militar de Pernambuco, não houve nenhum acompanhamento ao ônibus do time do Fortaleza e o Sport está sendo penalizado”, disse.

Ao repercutir a manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e realizada no domingo (25) na avenida Paulista, em São Paulo, a vereadora Liana Cirne (PT) afirmou que o ex-presidente “confessou crimes” e descredibilizou o sistema eleitoral. “Ontem, em São Paulo, foi o palco das confissões que não foram feitas [por Bolsonaro] na Polícia Federal. Já foi confirmado que a íntegra do discurso dele será anexada aos autos da investigação, porque há a confissão de prática criminosa”, disse a parlamentar durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (26). Ela também discutiu requerimentos e fez críticas a recentes declarações da vice-governadora de Pernambuco.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) enalteceu duas proposições de sua autoria, na tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (26). O projeto de lei número 254/2023 que institui o “Dia Municipal dos Aposentados”, e o número 255/2023 que cria a “Semana Municipal de Enfrentamento ao Racismo Marta Almeida”. Os projetos foram aprovados em reunião extraordinária da Casa e seguirão para sanção do prefeito.

Durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (26), o vereador Almir Fernando (PCdoB) parabenizou mas também apresentou críticas ao Grande Recife Consórcio de Transportes. “O meu elogio vai para a decisão, que já foi anunciada, de não aumentar a tarifa da passagem de ônibus este ano. Mas a crítica vai para a má qualidade dos ônibus que circulam no Recife para atender à população”, afirmou.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (26), para citar uma ação, de sua autoria, que será chamada de "Recife Arretado". Segundo o parlamentar, a proposta terá quatro eixos e informou que foi realizada uma pesquisa com a população sobre o que há de melhor na capital pernambucana. “Mais da metade das pessoas disseram que era a cultura”.

Com o objetivo de contribuir com as políticas públicas que visam o enfrentamento ao racismo no Recife, a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal aprovou, em reunião realizada por videoconferência na manhã desta quinta-feira (22), o projeto de lei Ordinária (PLO) de número 255/2023, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB), que cria a Semana Municipal de Enfrentamento ao Racismo Marta Almeida. Ao total, o colegiado aprovou 11 proposições, sendo seis projetos de lei Ordinária e cinco projetos de decreto legislativo (PDL). Além do presidente do colegiado, vereador Zé Neto (PROS), também estiveram presentes no encontro os vereadores Aderaldo Pinto (PSB) e Samuel Salazar (MDB).

A Escola do Legislativo do Recife promoveu o curso “Condutas Vedadas aos Agentes Públicos e Políticos e Preservação Eleitoral da Gestão Pública”, na manhã desta quinta-feira (22), no plenarinho da Casa de José Mariano. A abertura do evento contou com a presença do presidente da Escola do Legislativo, vereador Zé Neto (PROS). O curso é direcionado aos servidores (as) da Casa durante cinco quintas-feiras (22/02, 29/02, 07/03, 14/03 e 21/03) e ministrado pelo Diretor do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Orson Lemos, e pelo doutor em Direito Eleitoral, José Guerra. Fizeram parte da mesa, Robertson Barros, coordenador geral da Escola do Legislativo do Recife, e Rafael Branco, coordenador pedagógico.

A necessidade de reforçar a construção coletiva da política de drogas do Recife foi alvo de uma audiência pública promovida na Câmara Municipal nesta quarta-feira (21). Proposto pela vereadora Michele Collins (PP), o debate reuniu no plenarinho da Casa membros dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de membros da sociedade civil.

Um total de nove projetos de decreto legislativo (PDL) foram discutidos nesta terça-feira (20) pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife. Presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), o grupo se posicionou favoravelmente a todas as matérias, que buscam conceder homenagens a personalidades de destaque no município. Também participou da reunião, promovida de forma híbrida, o vereador Hélio Guabiraba (PSB).