Notícias

Uma moção de desagravo em favor de Michel Zaidan Filho gerou debate e dividiu opiniões na reunião plenária desta segunda-feira, 21. O motivo do requerimento da vereadora Marília Arraes (PSB) foi o processo judicial aberto pelo governador de Pernambuco contra o cientista político e professor da UFPE. Segundo a parlamentar, ele estaria sofrendo retaliações por publicar artigos e crônicas jornalísticas questionando aspectos do governo e debatendo denúncias recentes de irregularidades na administração estadual. “Estamos fazendo uma crítica política que o nosso mandato permite que seja feita em relação a essas condutas. Vivemos em um Estado onde artigos geram perseguição e a gente tem que dar liberdade aos cientistas políticos e estudiosos que avaliam a situação de Pernambuco”.

Tramita na Câmara um Projeto de Lei de Amaro Cipriano Maguari (PSB) responsabilizando as empresas que colocam o asfalto nas ruas do Recife pela qualidade do material aplicado. O autor defendeu a matéria no plenário durante a reunião desta segunda-feira, 21, um dia antes da votação do projeto pelos vereadores.

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, o vereador Jurandir Liberal (PT) falou no plenário sobre a garantia de direitos para todos. “A ONU afirma que as deficiências não devem ser limitadoras da qualidade de vida e do acesso aos serviços públicos, ao lazer, ao trabalho e a uma vida plena. Nós, legisladores, temos a obrigação de garantir essa inclusão, as condições adequadas e a autonomia das pessoas com deficiência”.

Incluir na grade curricular das escolas municipais do Recife a disciplina de Educação no Trânsito é uma decisão que a Câmara Municipal pode tomar hoje à tarde. Mas a reunião ordinária desta segunda-feira, 21, também irá deliberar sobre outros assuntos de interesse público como a proibição do uso de fogos de artifício e a realização de shows pirotécnicos dentro de bares, boates, teatros, cinemas, auditórios, clubes e outros recintos fechados destinados a eventos; e de um terceiro projeto cujo tema vem suscitando discussões, que é a operação, administração ou uso de software aplicativo destinado à oferta, contratação ou intermediação de serviço individual de transporte de passageiros. O chamado Huber.

O vereador Romerinho Jatobá (PR) agradeceu na tribuna da Casa, nesta quarta-feira, 16, a aprovação do Projeto de Lei de número 415/2013, de sua autoria, que altera o nome da Avenida Beberibe, para Avenida Beberibe Santa Cruz Futebol Clube. A medida foi aprovada em primeira e segunda discussões, teve aprovado o parecer da Comissão de Redação e seguirá, ainda esta semana, para sanção do Prefeito. “Com esta homenagem ao Clube, juntamos duas histórias em uma avenida”, comemorou.

Restaurantes, hotéis, motéis, bares, lanchonetes e similares do Recife terão que instalar câmeras nas suas cozinhas, com gravação que acumule todo o movimento dos últimos 30 dias. As imagens serão disponibilizadas aos consumidores, em tempo real, por meio de monitores nos locais onde a eles são ofertados lugares para o consumo do que adquirem. O projeto do vereador Carlos Gueiros (PTB) foi discutido durante a reunião plenária desta quarta-feira, 16, mas a votação foi adiada.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) repercutiu na tarde desta quarta-feira (16), no plenário da Câmara, uma série de denúncias feitas durante a manhã em uma audiência pública realizada pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe). Ela pediu que a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara averiguasse os problemas relatados.

Conhecer a Câmara Municipal do Recife, seu funcionamento e organização. Foi com esse intuito que cerca de 70 alunos do segundo e do quinto períodos de Direito da Faculdade Joaquim Nabuco visitaram a Casa de José Mariano nesta quarta-feira (16). A atividade foi realizada por iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT).

A falta de segurança nas ruas foi o tema debatido pelo vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB), durante a Reunião Plenária desta quarta-feira, 16. “A insegurança vem assustando o povo do Recife e do nosso estado de Pernambuco. E o Pacto pela Vida, quando foi criado, já discutia a importância de ouvir a sociedade para que a mesma pudesse interagir. Seja através de reuniões em clubes ou associações de moradores. Mas, na verdade, essa lacuna ainda não foi preenchida”.

Com 218 quilômetros quadrados, o Recife tem 69% da extensão como área de morro que precisa de atenção especial. É onde reside mais da metade da população. Por isso, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou audiência pública nesta quarta-feira, 16, para debater o tema “área em situação de riscos: medidas preventivas e contenção de encostas”. O objetivo, segundo ele, foi reunir os secretários municipais do setor de Infraestrutura e Defesa Civil para saber o que vem sendo realizado, mas ao mesmo tempo apresentar resultados à população do que foi feito durante a Operação Inverno. “Sou da base do governo na Câmara, mas meu gabinete tem sido procurado com frequência por pessoas que trazem demandas, cobrando limpezas nas encostas e ao mesmo tempo reivindicando participar de forma direta das decisões sobre as obras que serão realizadas nas comunidades”, disse.