Pesquisa das universidades Federal (UFPPE) e Rural de Pernambuco (UFRPE) diagnosticou que a água dos chuveirões da orla de Boa Viagem possui contaminações que podem causar riscos à saúde da população. Diante da divulgação do estudo, a vereadora Aline Mariano (PSDB) fez um alerta sobre o assunto, durante a Reunião Plenária desta quarta-feira,12.
O lixo é o resultado de restos ou sujeiras das atividades das pessoas em sua vida diária, mas a forma como ele é descartado pode causar problemas à cidade. O assunto foi tema do pronunciamento do vereador Almir Fernando (PCdoB) na tarde desta quarta-feira, 12. “Assim que assumiu a Prefeitura, Geraldo Julio fez um mutirão para limpar a cidade. Esse é um trabalho que precisa chegar principalmente nas periferias e ser continuo".
Sancionada no início deste ano, a Lei dos Alvarás – número 17.982/14 - voltou à discussão na Câmara Municipal do Recife nesta quarta-feira, 12, em audiência pública promovida pelo vereador Raul Jungmann (PPS) para avaliação de sua aplicação. “A audiência foi uma inovação. As novas regras de concessão dos alvarás, muito importantes para a cidade, foram aprovadas pela Câmara e agora analisamos sua aplicabilidade”, comentou o vereador. Ele disse que essa análise foi possível porque o texto da lei traz embutida a obrigação de se fazer uma revisão em seis meses de vigência da legislação.
Depois de participar em Brasília da reunião que tratou sobre a regulamentação das comunidades terapêuticas, a vereadora Michele Collins (PP) convocou uma audiência pública, dia 26 deste mês, na Câmara do Recife, para discutir o assunto. Como membro da Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas e militante do segmento, a vereadora disse que teve oportunidade de acompanhar os resultados da reunião no Distrito Federal.
O 3 de novembro representa uma dia de extrema importância às mulheres: o direito ao voto feminino. Obtido parcialmente por meio do Código Eleitoral Provisório, de 24 de fevereiro de 1932, o voto só era permitido apenas às mulheres casadas (com autorização do marido), viúvas e solteiras com renda própria. Diante da relevância do tema, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) fez questão de subir à tribuna de hoje, 11, para celebrar a data.
O vereador Carlos Gueiros (PTB) voltou a comentar na tribuna desta terça,11, o projeto de lei de sua autoria que visa propor a mudança da redação do artigo 55 da Lei de nº15.563, que institui o Código Tributário do Município do Recife. Ele informou que, com a divulgação da proposta do projeto de lei através do Diario Oficial, a Prefeitura do Recife enviou-lhe um e-mail para abordar a questão.
Percebendo as dificuldades encontradas nos postos de saúde municipais junto às comunidades, o vereador Osmar Ricardo (PT), subiu à tribuna na tarde desta terça,11, para abordar o assunto. “A questão da saúde na nossa cidade é muito difícil, estamos observando esse problema junto às comunidades para saber o que acontece nos postos e a situação está muito ruim. Quem vai aos bairros carentes percebe a falta de médicos e remédios”, disse.
Na tarde da última segunda-feira, 10, após acompanharem a plenária das galerias da Casa, representantes da guarda municipal, foram recebidos por uma comissão de vereadores, formada pelo presidente Vicente André Gomes (PSB), o vice-líder do Governo, Marco Aurélio (SDD), e os vereadores Jairo Britto (PT) e Osmar Ricardo (PT). A categoria veia a Câmara do Recife para solicitar que os vereadores façam a intermediação com a Prefeitura na busca de benefícios no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da classe. O vereador Marco Aurélio (SDD), destacou na tribuna, na tarde desta terça-feira, 11, que ele e Vicente André Gomes, se encontraram com o secretário de Administração e Gestão de Pessoas Marconi Muzzio, e que o secretário está aberto a diálogos e a acordos.
O vereador Jadeval de Lima (PTN) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 11, para repercutir uma matéria veiculada na Folha de Pernambuco do último dia 08, relatando que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) declarou inconstitucional o prazo de validade dos créditos do VEM. “A matéria diz que o Ministério Público de Pernambuco declarou ilegal impor limite de validade aos créditos do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Por isso, na última sexta-feira (7), o órgão entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), pedindo que seja modificado um artigo da Lei Estadual que estabelece o prazo de 180 dias para o uso dos créditos, estando o passageiro sujeito a perder o valor investido”.
No dia 7 de novembro, comemora-se o Dia do Radialista e o vereador Amaro Cipriano Maguarí (PSB) destacou o tema na tarde desta terça-feira, 11. “O profissional radialista trabalha com os meios de comunicação como o rádio, podendo atuar com televisão e afins. Ele está presente nos lares e nas vidas de dezenas de pessoas todos os dias. O radialista presta um serviço de inestimável valor à coletividade. Por isso, parabenizo essa classe tão importante para a sociedade".