Notícias

A colocação de um requerimento verbal sobre dispensa de prazo para votação do reajuste dos servidores, levou o presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB) a suspender, na tarde desta terça-feira 1, a reunião por falta de condições “políticas para continuar”. O plenário estava lotado de servidores com apitos, faixas, e gritos de palavras de ordem. Antes de encerrar a reunião, vereadores travaram intenso debate sobre a consulta do requerimento verbal. Para muitos, o Regimento Interno não foi cumprido porque não podia haver consulta. Parta outros não se tratava de votação, mas de consulta às lideranças e tinha respaldo do RI. A mesa decidiu que a votação continuasse. Parte do plenário se retirou e foi pedida a verificação de quorum. Mas a votação seguiu e a dispensa de prazo foi acatada, diminuindo o tempo para apresentação de emendas dos parlamentares.

A estrutura do Recife para receber os turistas durante a Copa do Mundo foi tema do pronunciamento do vereador André Regis (PSDB). Ele acredita que houve tempo para planejar ações e executá-las, mas que os serviços deixaram a desejar para quem veio assistir aos jogos na Arena Pernambuco. “Estamos vivendo um momento especial e que gerou muita expectativa para que a gente acompanhasse de perto o encontro de tantas nações. A Copa do Mundo não é só um campeonato de futebol, é encontro de povos e culturas, um encontro de solidariedade”.

A ação do Ministério Público de Pernambuco, ocorrida em abril deste ano, que decretou o fechamento do minizoológico localizado no parque 13 de Maio. Esse foi o tema repercutido pela vereadora Michele Collins (PP) na tarde desta terça-feira, 01. “Trata-se de uma medida equivocada, já que a Audiência Pública realizada para discutir o futuro do zoológico não contou com a participação de várias entidades favoráveis à sua manutenção, a exemplo da Associação Amigos do Parque, bem como das pessoas envolvidas no tratamento daqueles animais”.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) usou a tribuna na tarde desta terça- feira, 1, para repercutir a reunião extraordinária das comissões de Finanças e Legislação e Justiça que aconteceu ontem, 30, para dialogar com as categorias de saúde, assistência social e educação sobre o projeto de lei do Executivo (PLE 020/2014) que trata dos vencimentos dos servidores municipais. “Ficamos na Câmara até às 20h para discutirmos o melhor para o servidor. É minha postura como sindicalista sempre estar ao lado dos trabalhadores”.

Em uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira, 01, o presidente da Câmara do Recife, Vicente André Gomes (PSB), e o primeiro secretário Augusto Carreras (PV) anunciaram a data do concurso público que irá oferecer 78 vagas para o legislativo municipal. Serão 18 cargos diferentes para nível médio e superior com salários que variam de R$ 1.445,80 a R$ 7.741,00. A prova acontecerá no dia 28 de setembro de 2014, nos horários da manhã, para cargos de nível médio, e à tarde, para os cargos de nível superior.

a

16/11/2020
08h00

O Projeto de Lei 067/2013, do Executivo Municipal, que prevê a implantação do “Telhado Verde” e construção de reservatórios de acúmulo ou de retardo do escoamento das águas pluviais nas edificações habitacionais multifamiliares com mais de quatro pavimentos e não-habitacionais com mais de 400m² de área de coberta, foi discutido na manhã desta terça-feira, 1º de julho, pela Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito. A reunião teve a presença dos vereadores Jurandir Liberal (presidente da Comissão e relator do projeto) e Priscila Krause e da presidente do Instituto Pelópidas Silveira, arquiteta Evelyne Labanca.

As Comissões de Finanças e Legislação e Justiça realizaram uma reunião extraordinária na tarde desta segunda, 30, para discutir com as categorias de saúde, assistência social e educação o projeto de lei do Executivo (PLE 020/2014) que trata dos vencimentos dos servidores municipais. O encontro aconteceu na Sala de Comissões, hoje (30) e durou quase 3 horas.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) lembrou que o recesso está próximo e há pendências importantes a serem votadas, caso do projeto de lei do Executivo que institui o passe livre para estudantes. Ela disse ainda, na tarde desta segunda-feira 30, na Câmara do Recife, que o governo precisa se posicionar sobre a valorização da assistência social.

As perseguições religiosas que vem ocorrendo no mundo e, especificamente, o caso da sudanesa Merian Ibrahim, condenada à morte pelo crime de "apostasia", que é a negação da fé, foi o tema abordado do discurso do vereador Luiz Eustáquio (PT), hoje,30. Merian deu à luz na prisão e, somente devido à repercussão internacional do caso, acabou libertada. Porém, voltou a ser presa na última quinta-feira, quando tentava embarcar para os Estados Unidos. ”Essas perseguições religiosas têm chocado o mundo e vem acontecendo, ultimamente, na Ásia e África. Percebemos que, nos dias de hoje, vemos pessoas serem condenadas à morte por acreditar em outra religião. O caso de Merian é algo que chocou a sociedade. Muitos têm morrido porque se declarar cristãos e diversos missionários estão na cadeia porque acreditam em Cristo e, infelizmente, temos essa intolerância religiosa. No Iraque querem obrigar todos seguirem uma única fé e eles tiram a vida de quem não segue. Estamos num lugar onde, graças a Deus, as pessoas podem adorá-Lo sem sermos condenados à morte”, disse.