Dois projetos de lei do Poder Executivo – o que modifica o Conselho de Desenvolvimento Urbano (CDU) do município e o que desafeta uma praça localizada em Santo Amaro para implantação do Centro de Inovação do Senai – foram aprovados pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife, que se reuniu na manhã desta quarta-feira, 28. Outros 34 foram analisados, entre os quais 11 rejeitados pelos relatores. A partir de agora, a comissão realizará suas reuniões às segundas-feiras, sempre após a sessão ordinária, no final da tarde.
O médico e vereador Rogério de Lucca (PSL) contestou na tarde desta terça-feira, 27, na Câmara do Recife, o programa Mais Médicos do governo federal, que trouxe médicos cubanos para atuar no país. Ele mostrou diversos jornais e colunistas questionando a legalidade da medida, especialmente a dispensa do Revalida, exame que atesta a competência profissional dessas pessoas. “Esses médicos são espionados por colegas e são regidos pelas leis cubanas em flagrante desrespeito às nossas leis trabalhistas”.
Proposta da vereadora Priscila Krause (DEM), em discussão no plenário da Câmara do Recife, propondo a obrigatoriedade de cadeira de roda em condomínios da cidade, acabou sendo adiada a pedido do vereador Carlos Gueiros (PTB). Ele argumentou que gostaria de se inteirar melhor sobre a proposta por entender que essa discussão é interna e pertence aos condôminos, diferente dos prédios públicos que precisam garantir o acesso de todos. “A casa aprova, vai para o executivo que veta, e nós acatamos o veto sem discussão”.
Durante o Pequeno Expediente desta terça (27), o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) repercutiu notícia veiculada hoje, no jornal Diario de Pernambuco, sobre a partida de futebol entre Náutico e Sport, a ser realizada amanhã (28), na Arena Pernambuco. “Numa frase simples e objetiva, o título da matéria sobre o jogo entre Náutico e Sport, já resume tudo: Não Vá. Teremos amanhã um clássico entre os dois times e a cidade mais uma vez fica ansiosa, mas não por torcer, por vibrar. Mas pelo medo de ir ao jogo ou de estar nas ruas no dia e horário da partida.”, disse.
O vereador Marco Aurélio (PTC) destacou três assuntos na tribuna nesta terça, 27, durante o Pequeno Expediente. O primeiro diz respeito ao Centro da Mulher Metropolitana, cuja requalificação foi autorizada hoje (27) pelo prefeito Geraldo Julio (PSB).
O vereador Aderaldo Pinto (PRTB), subiu à tribuna, na tarde desta terça-feira, 28, pra lembrar o início do campeonato “Bom de Bola, promovido pela Prefeitura do Recife, e que teve abertura no último domingo, no Campo do Bueirão, na comunidade de Santa Luzia, Na Torre.
Cada vez mais o recifense está aderindo ao uso das bicicletas como meio de transporte alternativo e por isso o vereador Davi Muniz (PHS) aproveitou a tendência para propor na Câmara Municipal um projeto de lei que cria a escola de ciclismo. O objetivo é promover a educação para a prática adequada da bicicleta no trânsito, propiciando segurança e a difusão do seu uso como meio de transporte. De acordo com o projeto, compete à Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU), junto às secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade; de Mobilidade e Controle Urbano; de Desenvolvimento e Planejamento Urbano e de Educação do município, compor o plano de estudo e desenvolvimento para a criação da escola.
A partir de agora os recifenses poderão acompanhar, através de uma plataforma criada no site do vereador André Régis (PSDB), informações sobre a situação das escolas municipais do Recife. O parlamentar já visitou mais de 320 escolas das RPAs 1 e 2 e está finalizando a 3. “Com esta plataforma vai ser possível acompanhar como se encontram cada uma dessas escolas. Venho denunciando que muitas delas estão nas encostas de morros em situação de risco. Cada aluno da rede municipal custa R$ 500,00 por mês, consumindo cerca de R$ 700 milhões por ano. O Recife é a sexta capital que mais investe em educação no país, mas não sabemos para onde vai tanto dinheiro”.
O Programa “Recife Bom de Bola” lançado ontem (25), pelo prefeito Geraldo Júlio (PSB), foi destacado na tribuna de hoje (26), pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). “O lançamento do “Recife Bom de Bola” foi no Campo do Bueirão, na Torre, e terá uma grande participação que reunirá mais de 500 equipes e 13 mil atletas de todas as seis Regiões Político-Administrativas (RPA’s), o que é muito positivo para a nossa cidade. A iniciativa utiliza o esporte como plataforma para um conjunto de ações, incluindo descoberta de talentos, a realização de um torneio, combate à violência e requalificação dos campos nas comunidades.”, disse.
Ontem, 25 de agosto, foi o aniversário do Partido Republicano Brasileiro (PRB), e a data foi lembrada pelo vereador Alfredo Santana (PRB), durante o Pequeno Expediente desta segunda (26). “Venho hoje a esta tribuna manifestar minha admiração ao PRB que surgiu para defender o direito político dos cidadãos brasileiros e defender os direitos humanos e sociais. O PRB tem pregado a liberdade de expressão, os valores da família e, sobretudo, acreditando que a administração pública deve estar a serviço de interesses coletivos. Participando de sua primeira eleição em 2006, o PRB, com pouco mais de um ano de existência, já mostrou a que veio, elegendo 1 deputado estadual e 3 deputados estaduais. Sendo sua maior conquista a eleição de José de Alencar, como Vice-Presidente da República, na chapa do então Presidente Lula”, disse.