Durante a Reunião Plenária desta quarta (14), o vereador Estéfano Menudo (PSB) ressaltou o trabalho realizado pela Comissão Especial de Monitoramento dos Prédios-Caixão em Situação de Risco no Recife, criada pela Casa. “Faço uma referência ao fato que aconteceu no Recife, quando os jornais locais noticiaram problemas de fissura e infiltração no Conjunto Habitacional Novo Prado. No momento em que surgiu essa notícia, a Casa de José Mariano criou a Comissão Especial de Monitoramento dos Prédios-Caixão, presidida por Gilberto Alves (PTN) e demais colegas da Câmara.”,disse.
O recente anúncio do reajuste do auxílio moradia no Recife foi elogiado pelo vereador Almir Fernando, na Reunião Plenária desta quarta (14). O benefício, que antes era de R$ 151, passará a ser de R$ 200. “Tínhamos questionamentos sobre o reajuste porque quando foi criado correspondia a 50% do salário mínimo e, desde então, não tínhamos um aumento. As pessoas afetadas têm muitas dificuldades em pagar um aluguel.”, disse.
O vereador Henrique Leite (PT) fez uma alerta durante o Pequeno Expediente de hoje (14) em relação à degradação das praças públicas. “Demonstro aqui a minha preocupação com a degradação em várias praças da nossa cidade. Fui averiguar os problemas desses locais, cujos equipamentos estão quebrados e, em sua maioria, são atacados por pessoas da comunidade, muitas vezes por viciados que afastam os cidadãos, quebrando bancos, grades e as praças ficam, infelizmente, abandonadas”, disse.
O vereador Raul Jungmamm (PPS) informou que vai reapresentar o requerimento solicitando a instalação da Comissão Parlamentar de Inquerito sobre o transporte público do Recife. Ele disse na tarde desta quarta-feira 14, na Câmara do Recife, que vai dar entrada a um recurso no plenário contra o arquivamento de seu pedido anterior e reapresentar a solicitação para a CPI. “É regimentalmente possível, tanto com base na Lei Orgânica como pelo Regimento Interno. Não vou colocar em tramitação para não dar brechas a manobras regimentais. Vou insistir”.
Depois de um semestre em que zerou a pauta dos projetos de lei, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife reuniu-se na manhã desta quarta-feira, 14, para distribuir os novos projetos que já cumpriram o prazo regimental de emendas. Ao todo, 48, deverão receber pareceres dos relatores antes de seguirem para votação em plenário. “Estamos retomando os trabalhos da comissão após o recesso parlamentar com a determinação de acelerar a avaliação e não deixar nada pendente. São projetos de lei de muito interesse da população do Recife e essa é nossa forma de contribuir para agilizar a tramitação das matérias”, disse o presidente da comissão, vereador Jairo Brito (PT).
A vereadora Michele Collins (PP) homenageou os 140 anos da Primeira Igreja Presbiteriana do Recife, durante pronunciamento na Câmara, hoje (13). A instituição religiosa, de acordo com a parlamentar, possui uma rica e bela história. Inclusive, Michele Collins elaborou Requerimento solicitando voto de Aplausos à instituição religiosa. “A trajetória da igreja teve início com a vinda do jovem missionário John Rockwell Smith, dos Estados Unidos. O religioso chegou ao Recife em janeiro de 1873. Tinha uma grande força de vontade de pregar a Palavra de Deus, segundo o Evangelho. No início, Rev. Smith encontrou algumas dificuldades. Seu primeiro sermão foi feito no dia 10 de agosto de 1873, em um auditório, com a presença de 10 adultos e três crianças. A partir daquele momento, Smith passou a pregar a Palavra de Deus nas manhãs dos domingos e, em seguida, nas quintas-feiras. Construiu fortes laços de amizade, tendo sido, ainda, um influente professor de inglês. Passou a pregar em várias regiões da nossa cidade.”, disse.
A data de 11 de agosto comemora-se o Dia do Maitre e Garçom e foi lembrada pelo vereador Menudo (PSB), durante a Reunião Plenária desta terça (13). “Venho à tribuna para lembrar e reconhecer o exercício de duas classes profissionais importantes, e que merecem todo o respeito. Falo das comemorações do dia do Maitre e Garçom. A data foi celebrada no último dia 11, nas esferas federal e municipal. E foi instituída através do projeto de lei 48/2011,de minha autoria, que originou a Lei Municipal 17.720/11 e consagrou a data no calendário da cidade do Recife.”,disse.
Os vereadores do Recife acabam de aprovar o requerimento que cria uma Comissão Especial, que será composta por sete membros indicados pelos partidos, com prazo de 180 dias, podendo ser prorrogado, para analisar e opinar sobre o funcionamento do Sistema Tarifário adotado pelo Consórcio de Transportes Metropolitano. A Comissão deverá analisar a composição dos custos e a remuneração dos participantes do Sistema. Os membros da comissão especial ainda não foram indicados.
Já aprovado nas comissões de Educação e Cultura e de Direitos Humanos, o projeto de lei número 91/2013, de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PT), que dispõe sobre a inserção de informações impressas sobre os malefícios do consumo do álcool e outras drogas em todos os livros didáticos, distribuídos na rede municipal de ensino, aguarda pareceres das comissões de Segurança Pública e de Saúde, antes de seguir para votação em plenário. As informações, de acordo com a proposta, devem estar em num texto de até 50 linhas, mas terão que ocupar uma página inteira dos livros didáticos a serem impressos com recursos públicos municipais.
O vereador André Régis (PSDB) alertou na reunião desta segunda-feira, 12, que é inconcebível discutir Recife 500 anos quando as ruas da cidade estão cheias de crianças nos sinais pedindo esmolas ou fazendo malabarismo para ganhar um trocado. Para ele, faltam políticas públicas e não adianta existirem tantos órgãos cuidando delas se não há sensibilidade para tratá-las com respeito e dignidade.