Sob iniciativa do vereador Raul Jungmann (PPS), foi realizada uma Audiência Pública sobre o transporte público no Recife, nesta quinta (8). O Plenarinho ficou lotado com a presença de entidades, diretórios acadêmicos de várias universidades, arquitetos, estudantes e população em geral. Também participaram do debate os vereadores Gilberto Alves (PTN), Romerinho Jatobá (PR), Eriberto Rafael PTC),Carlos Gueiros (PTB), Marco Aurélio (PTC), Wilton Brito (PHS), Osmar Ricardo (PT), Jurandir Liberal (PT) e o presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB).
Estudantes que participavam de uma audiência sobre transporte público no Recife, ocuparam as dependências da Câmara Municipal. Eles ficaram no interior do prédio até as 2 horas da madrugada desta sexta-feira. A audiência pública, na tarde da quinta, foi convocada pelo vereador Raul Jungmann (PPS), que durante a audiência disse que vai encaminhar pedido para outra audiência para discutir o passe livre. Ele disse ainda que também vai encaminhar o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquerito (CPI) sobre o transporte público da cidade. O presidente da Casa José Mariano, vereador Vicente André Gomes (PSB), presente à audiência informou que a abertura de uma CPI depende de 13 assinaturas de vereadores para ser instalada. Disse ainda que a CPI poderá enfrentar dificuldades jurídicas, porque o transporte em questão é metropolitano, envolvendo outros municípios. “A discussão só do Recife seria inócua”.
Proposto pelo vereador Henrique Leite (PT) e aprovado pela unanimidade da Câmara do Recife, a jornalista e apresentadora de TV, Eliana Victório, recebeu na tarde desta quinta-feira, 8, o Título de Cidadã do Recife. Na reunião solene ela recebeu também a homenagem do cantor Santana e do músico Beto Ortiz.
Com sérios problemas de mobilidade urbana, o Recife apresenta numerosas ruas e calçadas esburacadas, difultando ainda mais o tráfego de carros e pedestres. São trechos danificados por obras de empresas públicas, que após a conclusão, ficam sem o recapeamento, prejudicando a fluidez do trânsito e causando sérios transtornos. Para analisar esses problemas urbanos e encontrar subsídios visando a elaboração de um projeto de lei que regulamente a relação entre as concessionárias de serviços públicos, a Prefeitura e a população será formada uma comissão parlamentar suprapartidária composta por cinco vereadores da Câmara Municipal do Recife.
A vereadora Priscila Krause (DEM) lamentou o incêndio ocorrido na comunidade dos Coelhos, na última segunda-feira, 5. “ Ela ressaltou que foram momentos tristes e esta era uma tragédia que atingia pessoas carentes, que têm dificuldades no seu dia a dia e moram de forma precária. Ela disse que a Prefeitura cumpriu com sua obrigação mínima para ajudar aquelas pessoas. E os bombeiros realizaram um grande trabalho naquela ocasião. A bancada d eoposição visitou ontem dois conjuntos habitacionais, Travessa do Gusmão e Sérgio Loreto.
Um grupo de surdos acompanhou das galerias parte da reunião plenária desta quarta-feira, 07. Representando os cerca de quatro mil deficientes auditivos de Pernambuco, eles vieram pedir apoio aos vereadores para uma luta nacional, que é a criação de escolas bilíngues para surdos. Os vereadores Isabella de Roldão (PDT), Henrique Leite (PT), Michelle Collins (PP) e Almir Fernando (PC do B) fizeram parte da comissão formada para receber um documento com as reivindicações do grupo.
Os impactos das obras das concessionárias de serviços públicos no Recife é o tema da audiência pública promovida em conjunto pelos vereadores Eurico Freire (PV), Henrique Leite (PT) e Jaime Asfora (PMDB). O evento será realizado nesta quinta-feira, 08, às 10h, no plenarinho da Casa de José Mariano e foi destacado na tribuna na tarde desta quarta, 07, pelo vereador Eurico Freire. “Esse chamamento parte dos cidadãos que têm se manifestado, cobrado e questionado mais agilidade na execução de reparos e obras na cidade”.
Na tarde desta quarta-feira (7), o vereador Almir Fernando (PCdoB), lembrou, no Pequeno Expediente, sobre a semana destinada a homenagear o paisagista Roberto Burle Marx. “Semana em que o artista completaria 104 anos. E a Prefeitura do Recife começou uma extensa homenagem ao artista que mudou a história do paisagismo no país”, frisou.
O vereador Estéfano Menudo (PSB) comunicou, na Reunião Plenária desta quarta (7), que deu entrada no Projeto de Lei de nº34/2012 que cria o Selo Empresa Cidadã do Recife. “O Selo será concedido às empresas privadas que instituírem e comprovarem melhorias na qualidade de vida e de trabalho em seu balanço social. A proposta tem como focos a possibilidade de desenvolvimento pessoal, a forma de interação com a comunidade e sua relação com o meio ambiente. Todos esses eixos entrosados com os organismos sociais que podem transformar essas ações empresariais em uma relevante política pública otimizadora”, disse.
O vereador Maguari (PSB), durante o Pequeno Expediente de hoje (7), anunciou na Tribuna que elaborou Requerimento solicitando uma audiência pública na Câmara, dia 11 de setembro, para discutir as condições da BR 101. “Iremos debater as questões da manutenção, iluminação pública e a quantidade excessiva de lombadas eletrônicas no percurso. Lembro que já existiu um debate na Casa com o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Houve uma certa evolução sobre o problema, mas, atualmente, os transtornos estão muito grandes, com engarrafamentos, acidentes e muitos prejuízos”, disse.