Notícias

O vereador Jurandir Liberal (PT) comentou na tribuna hoje (13) sobre a campanha salarial reivindicada pelos jornalistas em Pernambuco. “Para nossa tristeza, o piso salarial de um jornalista, hoje, em Pernambuco, é de 900 reais. Isso é inadmissível. Várias categorias já estão em um estágio muito mais avançado. Tive contato com o Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco e a informação que obtive é a de que os companheiros elaboraram uma pauta com 30 reivindicações, depois caiu para 8 e depois 5, e ainda assim nenhuma delas vem sendo aceita”, disse.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife exigirá do Poder Executivo o envio do relatório do impacto financeiro do plano de Cargos, Carreira, Desenvolvimento e Vencimentos (PCCDV) do Grupo Ocupacional Guarda Civil Municipal do Recife, previsto no projeto de lei do Executivo número 19/2012. E realizará uma reunião extraordinária em conjunto com a Comissão de Finanças e Orçamento, para a qual também serão convidados os secretários municipais de Administração; de Finanças e de Assuntos Jurídicos, dando oportunidade para que esclareçam pontos que estão em aberto no projeto de lei, antes da emissão dos pareceres.

O vereador Almir Fenando (PCdoB) parabenizou o editorial do Jornal do Commercio publicado hoje (12) sobre as praças no Recife e a importância do trabalho do paisagista Burle Marx. “Farei Requerimento para deixar registrado nos anais da Casa o Editorial, cujo título é “Nossas Praças”. É importante para a cidade do Recife o trabalho executado por Burle Marx que chegou à capital pernambucana em 1934. É muito bom estudar e aprender o quanto contribuíram para a nossa cidade. A Praça da República com o baobá secular, a de Casa Forte e as vitórias-régias, a Farias Neves, em Dois irmãos. Além da praça do aeroporto, a Salgado Filho, que recentemente houve reforma, e a Euclides da Cunha, no bairro da Madalena, com várias plantas nativas do sertão. E a gente pôde aprender, através do jornal, sobre outras praças e parques da nossa cidade. Muita gente não sabe quem são as pessoas que dão sua contribuição ao paisagismo”, disse.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) cobrou da Prefeitura do Recife a implantação de uma clínica para reabilitação de viciados em crack. Ele informou que aprovou em 2010 uma emenda ao orçamento municipal prevendo a construção de uma clínica médica para este fim. “A emenda foi acatada pelo Executivo mas não foi feita. Lembro que o crack é uma epidemia que toma conta do país”.

O vereador Alfredo Mariano (PSDC) pediu para incluir nos anais da Casa um artigo publicado nesta segunda, 12, na Folha de Pernambuco sobre o político natural de Afogados da Ingazeira, Josezito Padilha. O ex-deputado faleceu na última sexta-feira, aos 88 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Ele foi lembrado num texto do jornalista Magno Martins. “José Zito Moura do Amaral Padilha foi uma das figuras relativamente polêmicas na política pernambucana, especialmente no sertão, e deixa uma lacuna entre os sertanejos”, afirmou Alfredo Mariano.

Os vereadores Erivaldo da Silva (PTC), Almir Fernando (PCdoB), Marília Arraes (PSB), Aline Mariano (PSDB), Amaro Cipriano Maguari (PSB), Estéfano Menudo (PSB) e Jurandir Liberal (PT), esse último também presidente da Câmara Municipal do Recife, apresentaram requerimentos que serão apreciados na reunião ordinária desta segunda-feira, 12, prevista para começar às 15h. Os requerimentos são ferramentas utilizadas pelas comunidades, através dos vereadores, para fazer chegar às mãos dos secretários municipais e presidentes de empresas públicas os pedidos para realização de obras e serviços que a população considera prioritárias.

A Comissão de Redação da Câmara Municipal do Recife encaminhará ao prefeito João da Costa, para promulgação, dois projetos de lei do vereador Múcio Magalhães que beneficiam diretamente a população da cidade. O primeiro favorece diretamente a população idosa. A partir de agora as pessoas com 60 anos de idade já serão beneficiadas com a gratuidade dos transportes coletivos. Antes, somente as pessoas com 65 anos tinham este direito. O segundo, assegura aos moradores do Recife o desconto de 50% do valor do preço da entrada nos eventos de natureza artístico-cultural, de entretenimento e lazer que recebam patrocínio ou apoio da Prefeitura.

Um projeto de lei do vereador Marcos Di Bria (PTdoB), em tramitação na Câmara do Recife prevê a obrigatoriedade da identificação eletrônica, por meio de microchip de todos os animais como cães, gatos, cavalos – mulas, jumentos - de tração ou não, dentro do Recife. A proposta considera que a criação de animais é livre, bem como a propriedade, posse, guarda, uso e transporte de cães e gatos de qualquer raça ou sem raça definida desde que obedecida as legislações municipal, estadual e federal vigentes. Mas prevê também o registro eletrônico desses animais, no órgão municipal responsável pelo centro de controle de zoonoses.

Através do projeto de lei número 114/2012, o vereador Erivaldo da Silva (PTC) pretende instituir no Recife o Dia Municipal de Combate à Psoríase, uma doença inflamatória de pele, crônica, não contagiosa e de causa ainda desconhecida que afeta de 1% a 3% da população brasileira. O projeto, que já está tramitando na Câmara Municipal do Recife, indica o dia 29 de outubro de cada ano para a realização de campanhas que visam conscientizar a população sobre esclarecimentos gerais dessa doença.

O vereador Estéfano Menudo (PSB) esclareceu que o Grupo Universitário de Reabilitação Infantil - GURI – vai continuar recebendo subsídios municipais. Ele disse na tarde desta quarta-feira 7, na Câmara do Recife, que o apelo feito semana passada na Casa surtiu efeito. “Fui informado pela Secretaria de Assistência Social que os recursos estão sendo repassados e não há impedimentos para que continuem recebendo”.