Notícias

Reunião solene proposta pelo vereador Múcio Magalhães (PT), na Câmara do Recife, comemorou na tarde desta quinta-feira 15, os 100 anos do Partido comunista Brasileiro e os 112 anos de Gregório Bezerra. O PCB foi fundado em 25 de março de 1922 e é hoje o mais antigo em atividade no Brasil. Ele foi criado em um Congresso em Niteroi, Rio de Janeiro, com a participação de nove delegados representando diversos estados brasileiros, entre eles Cristiano Cordeiro, do Recife.

Na tarde desta quinta-feira, 15, o Parlamento Jovem do Recife realizou a sua segunda reunião deste ano, no plenarinho da Casa. A mesa diretora abriu as discussões cobrando mais participação e assiduidade dos vereadores jovens e também definindo ações de planejamento e estruturação.

Por iniciativa do vereador Josenildo Sinésio (PT), a Câmara do Recife recebeu na tarde desta quarta-feira 14, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2012, com o tema “Fraternidade e Saúde Pública “ e lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”. Segundo ele, o sistema de saúde brasileiro é composto por um grande sistema público gerido pelo governo, o SUS, pelo sistema privado e por fundos de seguros. Ele foi criado em 1988 pela Constituição Federal e reconhece o direito universal, a integralidade e a equidade na saúde.

Recentemente alguns acidentes aconteceram no Recife e em outras localidades do país envolvendo prédios e vitimando várias pessoas. Diante disso, o vereador Múcio Magalhães (PT) fez um pronunciamento na tarde desta quarta-feira, 13, em comemoração a aprovação na Câmara Federal, da medida provisória (MP) 547 de 2011, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e autoriza a criação do Sistema de Informações e Monitoramento de Desastres.

Na tarde desta quarta-feira, 14, o vereador Estéfano Menudo (PSB) ocupou a tribuna da Casa, para repercutir a assinatura de um convênio por parte do governo do Estado e da prefeitura do Recife ao programa federal Crack é possível vencer. Ele ressaltou que o principal objetivo do programa é articular melhor os setores da segurança pública, assistência social e saúde, com o intuito de tornar mais eficaz o combate ao tráfico de drogas, ampliar as atividades de prevenção e a oferta de tratamento ao usuário.

Na última reunião ordinária desta semana, hoje, a partir das 15h, a Câmara Municipal do Recife aprecia oito projetos de lei. Serão cinco em discussão única, dois em primeira votação e outros dois em segunda. Além da apreciação dessas matérias, parte do grande expediente da reunião plenária será destinada para o lançamento, por iniciativa do vereador Josenildo Sinésio (PT), da Campanha da Fraternidade de 2012, que tem o tema “Fraternidade e Saúde Pública”.

“Venho a essa tribuna para fazer menção da homenagem que estarei realizando na próxima sexta-feira, 16, aqui no plenário da Casa, em uma reunião solene dos 23 anos do Sindsprev”. Assim abriu seu discurso na tarde desta terça-feira, 13, o vereador Luiz Eustáquio (PT). “É um sindicato que tem contribuído para a mudança nessa sociedade, porque foi com a luta deles e de outros, que pudemos mudar a forma de governo que existia nesse país” completou.

Na tarde desta terça-feira, 13, o vereador Carlos Gueiros (PTB) falou na tribuna da Casa, sobre um serviço da Compesa realizado na Avenida Norte que teve duração de 15 dias e interditou parte da via. De acordo com o parlamentar a obra foi concluída e a empreiteira terminou as intervenções repondo as placas de concreto com materiais de péssima qualidade. “A empresa terminou, mas os responsáveis não tiveram o cuidado de verificar as placas que foram feitas e a reposição das que foram quebradas”, enfatizou.

O Projeto de Lei da vereadora Priscila Krause (DEM), estabelecendo prioridade na tramitação de processos administrativos de pessoas com mais de 60 anos, ou daquelas portadoras de deficiências físicas e mentais, ou com doenças tais como hanseníane, tuberculose ativa, HIV, paralisia irreversível entre outras, teve o veto do Executivo mantido. O projeto precisava de19 votos favoráveis para rejeitá-lo. Conseguiu 13 a favor e 10 contra, mantendo o veto.

A Justiça concedeu ao DEM (Partido Democratas) oito liminares a proprietários que reclamaram de aumentos considerados indevidos no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), aplicado pela Prefeitura do Recife. A notícia foi dada na tarde desta terça-feira 13, na Câmara do Recife, pela vereadora Priscila Krause (DEM).