O vereador Maré Malta (PPS) destacou na tarde desta segunda-feira, 01, que aproveitou o recesso parlamentar de julho para andar pela cidade e acabou constatando muitos problemas, especialmente de trânsito. Para ele, a solução apresentada pela Prefeitura do Recife para o trânsito na avenida Agamenon Magalhães não surtiu o efeito desejado. “Os bairros Graças e Espinheiro foram os mais prejudicados pelas mudanças. A PCR precisa observar que não deu certo. Não adianta transferir o problema da avenida para as ruas laterais, congestionando os bairros. Não sou contra as mudanças, mas é preciso ver o que funciona de verdade”.
Na reunião plenária desta segunda-feira, 01, o vereador Estéfano Menudo (PHS) parabenizou o Executivo pela revitalização da Praça do ABC. O parlamentar disse que havia levado o prefeito João da Costa para conferir de perto a situação precária do local. “Ele viu a necessidade de tirar aquele ferro velho lá de dentro. Com muito esforço, coragem e determinação, a comunidade tem hoje uma verdadeira academia”.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) reclamou na tarde desta segunda-feira, 01, na Câmara do Recife, das condições em que se encontram o terminal de ônibus do Alto José Bonifácio.
Um dia inteiro para chamar a atenção da sociedade para o problema das drogas. Trata-se do “Recife sem Drogas”, que será realizado pela Prefeitura do Recife, dia 13 no Parque Dona Lindu. O vereador Luiz Eustáquio, (PT), que também é presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, convidou os colegas a participarem do evento.
Na reunião plenária desta segunda-feira, 01, os vereadores Carlos Gueiros (PTB) e Sérgio Magalhães (PSD) cobraram da Prefeitura do Recife explicações completas sobre pedidos de informação encaminhados pelos parlamentares. Para Gueiros, o Executivo não está cumprindo o que determina a Lei Orgânica do Município, o que demonstra também a falta de respeito com a Câmara do Recife.
Durante a reunião desta segunda-feira, 1, o vereador Romildo Gomes (Dem) falou sobre a realização dos V Jogos Mundiais Militares, no Rio de Janeiro, de 16 a 24 de julho deste ano. Ele elogiou a participação dos atletas brasileiros na competição e destacou a honra da mesma ter sido realizada no Brasil, já que esta é a primeira vez que um país do continente americano sedia o evento.
Em seu primeiro pronunciamento do semestre, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) parabenizou nesta segunda-feira, 1, a presidente da CTTU Maria Pompéia por haver assegurado a conclusão das obras na Avenida Recife que deverão melhor o acesso ao Hospital de Areias. Segundo o vereador, a notícia partiu da Diretoria de Tráfego da Companhia.
Comemorado nesta segunda-feira, 01, o Dia Estadual do Maracatu foi tema de pronunciamento do vereador Almir Fernando (PC do B) durante a primeira reunião plenária após o fim do recesso parlamentar. A data, instituída em 1997, homenageia o nascimento do mestre Luiz de França, do Maracatu Leão Coroado, que foi eleito Patrimônio Vivo de Pernambuco.
Quatro projetos de lei serão votados em plenário na reunião ordinária de hoje que marca o reinício dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal do Recife. O primeiro, de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), dispõe sobre a obrigação de fornecedores a fixar data e horário para entrega de produtos ou a realização de serviços. O segundo, do vereador Estéfano Menudo (PHS) exige a instalação de duchas higiênicas em banheiros femininos em edificações públicas e particulares, construídas no Recife. O terceiro, do vereador Inácio Neto (PT), obriga os hipermercados, supermercados, mercados e estabelecimentos congêneres a disponibilizar caixa preferencial aos consumidores que utilizarem sacolas retornáveis. Finalmente, o quarto, do vereador Maré Malta (PPS), estabelece horário para todos os estabelecimentos educacionais e órgão públicos, localizados no Recife.
As atividades parlamentares da Câmara Municipal do Recife retornam nesta segunda-feira, 1º de agosto, com o final do recesso que durou 26 dias. Os debates e as votações dos projetos voltarão a ocorrer a partir das 15h, com a realização da primeira reunião ordinária do semestre. Quatro projetos de lei estarão sendo examinados em plenário pelos vereadores, que também encaminharão requerimentos ao Poder Executivo para encaminhar ações de melhorias nas comunidades.