Notícias

O vereador Osmar Ricardo (PT) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária realizada na manhã desta terça-feira (07), para tratar de três temas: o primeiro foi a defesa da volta da meia tarifa nas passagens de ônibus do Grande Recife, aos domingos; o segundo, uma crítica ao aumento nos preços do Gás Natural Veicular (GNV), que é usado como combustível; e o terceiro, a defesa da requalificação do Campo do 11, um campo de várzea localizado na comunidade de Santo Amaro, no bairro de mesmo nome.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu e aprovou dois votos de aplausos, de sua autoria, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (07). As homenagens são previstas no requerimento de número 11.110/2023, formulando voto de aplausos e congratulações à cantora Cylene Araújo pela celebração de seus 40 anos de carreira; e no requerimento de número 12.118/2023, concedendo voto de aplausos e congratulações ao Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec) por seu 34º aniversário de serviços prestados para uma sociedade democrática e popular.

A vereadora Elaine Cristina (PSOL) destacou o requerimento nº 12116/2023, de sua autoria, concedendo voto de repúdio à vereadora da Câmara Municipal de Arcoverde (PE), Zirleide Monteiro, pela fala preconceituosa e capacitista proferida durante uma reunião plenária da Câmara daquela cidade, na última segunda-feira (30). Zirleide Monteiro afirmou que ‘uma mulher foi castigada por Deus por ter um filho com deficiência’ . Bastante emocionada, Elaine Cristina pediu a cassação da parlamentar do interior de Pernambuco, durante a reunião plenária desta terça-feira (7), na Câmara Municipal do Recife. “Ela direcionou palavras infelizes a uma mãe que tem uma criança com deficiência. Isso não se faz, porque nossos filhos são bênçãos”. O voto de repúdio foi aprovado no plenário da Casa de José Mariano.

Na manhã desta terça-feira (7), o vereador Rinaldo Junior (PSB) subiu à tribuna da Casa de Josá Mariano, durante reunião plenária, para enfatizar a importância da aprovação da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), em Brasília, no último dia 31, destinada a garantir as condições de permanência dos estudantes em cursos de educação superior e de educação profissional científica e tecnológica pública federal. A proposta será enviada ao Senado. Ele ressaltou que já abordou o tema anteriormente na Casa, e citou projetos já implementados como o Prouni Recife e Embarque Digital Recife. Outro assunto discutido pelo parlamentar foram as dificuldades enfrentadas por trabalhadores terceirizados com o não pagamento dos seus salários.

O vereador Alcides Teixeira Neto (PSB) anunciou que viajará a Brasília esta semana para pedir apoio no sentido de agilizar a tramitação de ações que estejam no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF) para indenizações securitárias de moradores de prédios tipo caixão. Segundo ele, muitas ações de proprietários de imóveis que desmoronaram ou estão interditados, mas que foram adquiridos pelo Sistema Financeiro de Habitação, estão às vésperas de serem extintas porque tramitam há 20 anos sem julgamento.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (6), o vereador Rinaldo Junior (PSB) cobrou o retorno da meia passagem de ônibus aos domingos. A medida foi suspensa em Pernambuco durante a pandemia da covid-19. O parlamentar também teceu elogios à governadora Raquel Lyra por ter concedido a gratuidade na passagem de ônibus no último domingo, para os estudantes da rede estadual que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Região Metropolitana do Recife (RMR). Outro assunto abordado por ele foi a transparência das contas da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

A vereadora Aline Mariano (PP) informou que na próxima quarta-feira (8) será realizada uma audiência pública, às 9h, para debater os problemas relacionados ao transporte público que atende à Região Metropolitana, com impacto fundamental no Recife. “As tarifas são muito altas enquanto os serviços prestados são de péssima qualidade. As leis não são cumpridas, inclusive a que prevê o uso de ar-condicionado nos ônibus”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (06).

A volta da meia tarifa nas passagens dos ônibus aos domingos no cartão VEM foi tema da discussão do vereador Victor André Gomes (União Brasil) durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (6), ao destacar o requerimento de número 12.044/2023, de sua autoria. O documento pede a determinação do retorno do benefício social, suspenso em 2020, durante a pandemia da covid-19, com o objetivo de reduzir a circulação do vírus. “Em 2017, o Grande Recife tomou a iniciativa da meia passagem vinculada ao cartão VEM, a outra metade do valor era coberta pelo governo do Estado para que a população pudesse ir e vir nos domingos”, disse. O parlamentar também fez agradecimentos à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) por trabalhos que visam melhorias no trânsito do bairro do Ibura.

A situação sanitária de alguns locais no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, foi tema de pronunciamento do vereador Professor Mirinho (SD), durante a reunião plenária desta segunda-feira (6). O parlamentar disse que vai entrar com uma denúncia no Ministério Público contra a Compesa para resolver o problema na Ilha de Deus. Segundo ele, a Companhia retirou a bomba de sucção do esgotamento do local há mais de quatro anos e até hoje não recolocou. “E o que está acontecendo é esgoto a céu aberto e quando tem a possibilidade a água suja do esgoto está indo direto para o rio, fazendo com que os peixes se afastem e os pescadores tenham que ir pescar bem longe das suas casas.”

A Praça Sérgio Loreto, no centro da cidade, vai sediar o primeiro Festival Novembro Brega, uma iniciativa do Galo da Madrugada que foi celebrada pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), durante pronunciamento no plenário da Câmara do Recife, na reunião ordinária desta segunda-feira (6). “Participamos na sede do Galo da coletiva de imprensa onde foi anunciado o festival, um projeto de lei nosso, onde os vereadores puderam votar. Mas o que nos deixa mais felizes ainda é a gente saber que a construção de políticas públicas, que estamos fazendo nessa Casa, está dando certo.”