Na reunião plenária desta segunda-feira, 09, o vereador Maré Malta (PPS) usou a tribuna para defender a importância do trabalho feito pela bancada de Oposição na Câmara, que tem denunciado irregularidades e cobrado soluções da gestão municipal soluções para os problemas da cidade.
A líder da oposição na Casa, Priscila Krause (DEM), repercutiu na reunião plenária desta segunda-feira, 09, as respostas da prefeitura ao pedido de informação feito pela vereadora sobre a realização do Baile Municipal 2011. No documento, ela questionava o custo total do evento, cópias das notas de empenho, valor pago por apresentação e destinação da arrecadação. Priscila disse que o Executivo cometeu uma infração político-administrativa, prevista no artigo 3º da Lei Orgânica do município.
Depois dos pedidos de vista dos vereadores, o projeto do executivo sobre a reforma administrativa voltou para à Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife para nova análise, uma vez que recebeu substitutivo da Comissão de Finanças. O projeto cria novas secretarias e cargos comissionados.
O presidente da Casa, Jurandir Liberal (PT), apresentou durante a tarde desta segunda-feira, 9, um balanço do trabalho realizado na Câmara do Recife durante o primeiro trimestre de 2011. “Fiz este levantamento porque gostaria de prestar contas não só aos colegas, mas a todos os interessados. Muitas pessoas pensam que nosso trabalho se resume às atividades no plenário, mas ele vai muito mais além”, adiantou.
Será realizada amanhã, 10, às 9h, no plenarinho da Câmara, uma audiência pública com o tema “Guardadores de carros e flanelinhas. Gorjeta ou extorsão?”. Durante a reunião plenária desta segunda-feira, o vereador Gilvan Cavalcanti (), autor da iniciativa, convidou os colegas e a imprensa local para participarem do debate. “Estamos sofrendo com um problema grave, além do excesso de chuvas na cidade. A chuva vai passar, mas as pessoas vão continuar reféns dos flanelinhas. Quem ainda não foi vítima, conhece alguém que já foi extorquido por esta minoria que toma conta das ruas do Recife”.
O veto dado pelo prefeito João da Costa a seis projetos de lei que já tramitaram na Câmara Municipal do Recife será discutido na reunião de hoje à tarde, prevista para começar às 15h. São três projetos da vereadora Aline Mariano (PSDB), um da Doutora Vera Lopes (PPS), um de Luiz Eustáquio (PT) e o outro de Alexandre Lacerda (PTC). O assessor especial legislativo, Paulo Rogério Nascimento, explicou que a votação das proposições será secreta e para reverter a opinião do prefeito é necessário obter maioria absoluta como determina o Regimento Interno, que obriga também esse procedimento para eleição da Comissão Executiva e cassação de vereadores.
Foi velado no hall de entrada da Câmara Municipal do Recife, domingo de manhã, o corpo do ex-vereador Ireno Tibúrcio Cavalcanti, 82 anos, que participou da resistência democrática nos anos de chumbo ao ajudar a fundar o MDB – Movimento Democrático Brasileiro – que veio a se transformar em PMDB. Ele também era considerado um dos últimos “vereadores do asfalto”, termo usado para denominar as lideranças comunitárias que se elegiam e permaneciam morando em suas comunidades. Durante mais de 60 anos, ele morou na Bomba do Hemetério. Outra comunidade que ele freqüentava e área de sua atuação era o Alto Santa Terezinha, ambas em Casa Amarela.
Está sendo velado no hall de entrada da Câmara Municipal do Recife o corpo do ex-vereador Ireno Tibúrcio Cavalcanti, 82 anos, que participou da resistência democrática nos anos de chumbo ao ajudar a fundar o MDB – Movimento Democrático Brasileiro – que veio a se transformar em PMDB. Ele também era considerado um dos últimos “vereadores do asfalto”, termo usado para denominar as lideranças comunitárias que se elegiam e permaneciam morando em suas comunidades. Durante mais de 60 anos, ele morou na Bomba do Hemetério. Outra comunidade que ele freqüentava e área de sua atuação era o Alto Santa Terezinha, ambas em Casa Amarela.
Os deputados federais João Paulo (PT) e Carlos Eduardo Cadoca (PSC), a convite do presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), discutiram com os vereadores do Recife a reforma política em uma reunião fechada no Gabinete Especial da Câmara, na manhã desta sexta-feira, 6. Os dois deputados fazem parte da Comissão Especial de Reforma Política da Câmara Federal. “É preciso ficar bem informado do andamento da reforma. Houve uma participação ativa dos vereadores com representação de todos os partidos e todos emitiram suas opiniões. Além disso, Cadoca e João Paulo se mostraram abertos a sugestões”, avaliou Liberal, que aceitou convite de João Paulo para acompanhar os debates em Brasília.
Mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta, a Orquestra Sinfônica do Recife recebeu na tarde desta quinta-feira, 05, uma homenagem na Câmara Municipal por iniciativa do vereador Gilberto Alves (PTN). Na ocasião, foi lançado um selo comemorativo para marcar os 80 anos de existência da Orquestra, que foi fundada em 1930 pelo maestro Vicente Fittipaldi.