Notícias

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal (PT), e o vereador Romildo Gomes (DEM) fizeram uma visita na manhã desta quinta-feira, 5, ao novo comandante militar do nordeste, o general de exército Odilson Sampaio Benzi, que assumiu o cargo no dia 8 de abril. “Nesta visita protocolar, fomos informados das ações do Comando Militar do Nordeste nas cidades atingidas pela chuva em Pernambuco. O comandante está disposto a reforçar esse apoio caso necessário e está ciente que nesse momento é fundamental a agilidade do socorro”, observou Jurandir Liberal.

O líder do governo na Câmara do Recife, vereador Josenildo Sinesio (PT), conclamou os vereadores de oposição a refletirem sobre o pedido de vista feito para o projeto do Executivo da Reforma Administrativa, que teve sua votação adiada mais uma vez. Para ele, a oposição está procrastinando a votação do projeto sem propósito definido, uma vez que não há nele nenhuma proposta nova.

Com o mandato de vereador do Recife assegurado pela recente decisão do Supremo Tribunal Federal em garantir os mandatos parlamentares às coligações e não aos partidos políticos, Rogério de Lucca (PSL) subiu à tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira, 04, para antecipar a discussão a respeito das eleições de 2012.

Durante a reunião desta quarta-feira, 4, o vereador Almir Fernando (PCdoB) fez apelo ao governador do Estado no sentido de criar um cadastro com nomes de proprietários de títulos de terra concedidos ainda no governo de Miguel Arraes para que eles possam registrar em cartório suas propriedades.

A audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 4, sobre a segurança nas agências bancárias também foi alvo de um dos maiores debates da reunião ordinária de hoje. O assunto foi trazido pelos vereadores Alexandre Lacerda (PTC), Josenildo Sinesio (PT) e Maré Malta (PPS), todos autores de projetos de lei que visam ampliar a segurança para quem trabalha ou utiliza os serviços de agências bancárias.

Por solicitação da vereadora Aline Mariano (PSDB), a Câmara do Recife deve realizar uma audiência pública para tratar questões referentes à Operação Inverno no Recife. Em fevereiro, a parlamentar já havia promovido um debate no plenarinho da Casa sobre deslizamentos de barreiras em áreas em situação de risco. Na reunião plenária desta quarta-feira, 04, ela disse que o novo encontro também deve esclarecer as razões do aumento das despesas da Operação de R$ 47 milhões para R$ 57 milhões.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara realizou na manhã desta quarta-feira, 4, uma audiência pública para discutir a aprovação e o cumprimento de leis municipais que exigem mais segurança nas agências bancárias do Recife. “Esse é um tema que transcende a questão partidária, pois todos temos família e queremos segurança. O município deve fazer sua parte como um dos principais atores”, afirmou o vereador Maré Malta (PPS), que presidiu a reunião no plenarinho da Casa de José Mariano. O vereador Josenildo Sinesio (PT) propôs formar uma comissão especial na Câmara para garantir que as leis em vigor sejam respeitadas.

Uma matéria publicada na Folha de Pernambuco motivou o vereador Estefano Menudo (PHS) a usar a tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira, 03, para defender o prefeito João da Costa. A reportagem fala sobre a precipitação pluviométrica no Recife e aponta que abril foi o mês mais chuvoso dos últimos 33 anos. Ao compartilhar as informações com os colegas, Menudo disse não entender porque existe uma perseguição tão forte com relação à gestão de João da Costa.

As conseqüências das chuvas no Recife voltaram a ser tema de debate na Câmara. Líder do Governo na Casa, o vereador Josenildo Sinesio (PT) usou a tribuna na reunião plenária desta terça-feira, 03, para defender João da Costa e o trabalho que tem sido feito pela gestão. “Apesar de toda essa chuva que caiu, não tem nenhum desabrigado no Recife, porque o prefeito já declarou que toda a prioridade é para os morros da cidade. A nossa defesa civil está trabalhando para cuidar da vida das pessoas. Estamos passando momentos difíceis, mas estamos trabalhando nas comunidades e as obras estão em curso”.

O projeto da reforma administrativa do Executivo que estava em poder da vereadora Priscila Krause (DEM) para análise, voltou ao plenário na tarde desta terça-feira,3, para ser votado em regime extra pauta. No entanto, outro pedido de vista - desta vez feito pelo vereador Luiz Eustáquio (PT) - adiou mais uma vez a votação, por pelo menos cinco dias, de acordo com o Regimento Interno da Câmara do Recife.