Na tarde desta quarta-feira, 9, o vereador Maré Malta (PSD), repercutiu o impasse que está ocorrendo entre as empresas de comunicação de Pernambuco e os jornalistas, em função das negociações no que diz respeito à data-base da categoria. “Tenho certeza de que o diálogo é a melhor forma de buscar o entendimento. Assim, apelo para que o sindicato volte a sentar-se à mesa de negociação e busque um acordo que ponha fim a este impasse”, disse.
Em reunião na tarde desta quarta-feira, 9, a Comissão de Segurança Pública da Câmara, presidida pelo vereador Maré Malta (PSD), deu parecer favorável ao projeto de lei nº144/2011 de autoria da vereadora Priscila Krause (DEM). A proposição determina que os estabelecimentos que exerce as atividades de “buffet” infantil, parque de diversões ou similares e que possuam equipamentos de diversão, ficarão sujeitos à apresentação de Laudo Técnico dos equipamentos existentes e de responsável técnico por sua manutenção.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife aprovou o projeto de lei 155/2011, de autoria do vereador Estéfano Menudo (PSB), que determina às escolas públicas municipais divulgarem em local acessível aos pais, educadores e estudantes o cardápio semanal da merenda que será servida aos alunos. “A matéria está de acordo com a Lei Orgânica, pois é esse o mérito pelo qual devemos avaliar. Consultando essa lei, percebe-se que a educação de qualidade e o bem-estar dos alunos escontram-se entre os objetivos e deveres da Cidade do Recife”, disse a vereadora Marília Arraes (PSB), relatora do projeto.
O vereador Múcio Magalhães (PT) vai realizar na próxima sexta-feira, 9 horas, na Câmara do Recife, audiência pública para discutir o Plano Nacional de Educação (PNE), que deve ser aprovado no Congresso Nacional. O PNE foi enviado ao Congresso pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010. O plano apresenta dez diretrizes e 20 metas com estratégias específicas para sua execução e melhoria da qualidade do ensino no país.
A vereadora Priscila Krause (DEM) comentou na tarde desta terça-feira 8, a posição do Recife no índice de desenvolvimento pesquisado pela Firjan, entidade do Rio de Janeiro que avalia o desenvolvimento nacional através da comparação entre capitais e municípios de cada estado. A análise é feita com base em dados fornecidos pelos municípios sobre emprego e renda, educação e saúde. Os dados são repassados pelas prefeituras, e ministérios do Trabalho, Educação e da Saúde.
O líder do governo na Casa, vereador Luiz Eustáquio (PT), abriu sua fala no pequeno expediente desta terça-feira, 8, fazendo referência ao vice-presidente do Clube Português, Pastor Ramos André. “Eu tive a honra de homenageá-lo com o título de cidadão do Recife. Hoje ele está sendo homenageado na Assembléia Legislativa e será também cidadão de Pernambuco”, disse.
Na tarde desta terça-feira, 08, o vereador Almir Fernando (PCdoB), aproveitou a oportunidade de seu discurso, para reafirmar o posicionamento do seu partido quanto ao diretório municipal. O parlamentar leu as resoluções adotadas acerca do atual quadro político do Recife que foi discutida pelo Comitê Municipal do PCdoB recentemente.
O Recife é o principal ponto de vendas de carne de Pernambuco. Mas, de onde vem a carne que o recifense consome? Ela é de boa qualidade ou está contaminada? Movido por esses questionamentos, o vereador André Ferreira (PMDB) promoveu audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, hoje, 8, com representantes dos órgãos de Vigilância Sanitária, Ministério Público, Defesa do Consumidor e Associação de Supermercados. “Esse é um debate que busca melhorar a qualidade da carne que consumimos. Mas, na essência, é um debate sobre a saúde pública. A partir desse evento, saberemos de que forma um vereador pode contribuir para sanar esse problema, seja a partir de uma regulamentação ou de um projeto de lei”, disse o vereador.
O vereador Josenildo Sinesio (PT) disse hoje na Câmara do Recife que participou de um debate no programa Geraldo Freire, na Radio Jornal, sobre as denuncias de corrupção e desvio de verbas públicas por Organizações Não-Governamentais. Ele disse que a discussão foi esclarecedora e positiva para separar o joio de trigo. Ao todo existem cerca de 338 mil entidades desse tipo atuando no país com orçamento de R$ 5,4 milhões repassados pelo governo federal, ano passado. Segundo ele, quando apareceram as denúncias a presidente Dilma Rousseff suspendeu o repasse de verbas e exigiu que se faça no país um marco regulatório criando leis que permitam melhor fiscalização dessas ONGs.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) denunciou ontem, o corte de salário, horas extras, ticket alimentação e outros benefícios de funcionários da Empresa de Urbanização do Recife (URB). Ela solicitou a criação de uma comissão de parlamentares para negociar com a Prefeitura do Recife a suspensão desses direitos. O presidente da Casa, Jurandir Liberal (PT) formou a comissão obedecendo critério da proporcionalidade de partidos determinado pelo Regimento Interno. Os integrantes são, além de Aline Mariano, os vereadores Priscila Krause (DEM), Romildo Gomes (PSD), Almir Fernando (PCdoB), Carlos Gueiros (PTB), e Osmar Ricardo (PT).