Amanhã, no Dia Mundial da Saúde, os médicos de Pernambuco farão uma paralisação de 24 horas e não irão atender os pacientes de planos de saúde. Apenas as urgências e emergências irão funcionar. A medida foi anunciada na reunião plenária desta quarta-feira, 6, pela vereadora Vera Lopes (PPS), que também é médica. A parlamentar disse que a categoria não tem motivos para comemorar, porque a saúde está sucateada.
Na reunião desta quarta-feira, 6, o vereador Sérgio Magalhães (PTC) criticou a gestão de João da Costa à frente da Prefeitura do Recife. Para ele, um dos problemas mais graves da cidade é o trânsito, que estaria caótico e sem fiscalização.
A Comissão de Segurança Pública da Câmara do Recife, em reunião nesta quarta-feira, decidiu marcar a data da audiência pública que será realizada no próximo dia 4 de maio, às 9 h, no plenarinho da Casa. O encontro servirá para analisar todas as leis municipais sobre bancos que tenham sido aprovadas, mas não são cumpridas nem fiscalizadas, bem como para encaminhar a discussão sobre novos projetos já em tramitação sobre o mesmo assunto.
Em homenagem ao Dia do Jornalista, comemorado amanhã, o vereador Almir Fernando (PC do B) fez um discurso no plenário nesta quarta-feira, 6, para ressaltar a importância da categoria. Ele lamentou o fim da exigência do diploma para o exercício da profissão, desde 2009 por decisão do Supremo Tribunal Federal, e disse que apoia a mobilização nacional a favor da volta do diploma.
Durante o grande expediente da sessão ordinária de hoje, 6, que começa às 15h, a Câmara Municipal do Recife vai homenagear a Folha de Pernambuco pela passagem dos 13 anos de existência, comemorados no dia 3. A iniciativa é do vereador Maré Malta (PPS), para quem o jornal “sempre esteve a serviço das grandes aspirações coletivas de Pernambuco e do Brasil, informando precisamente seu leitor e afirmando-se, no curso de sua trepidante existência, como um jornal de claros posicionamentos liberais e defensor das franquias democráticas e do Estado de Direito”. O jornal foi fundado em 1998, pelo Grupo bEQM, comandado por Eduardo de Queiroz Monteiro.
A lei municipal 17.669/2010 obriga as agências bancárias a instalar divisórias entre as filas, nos guichês dos caixas. O objetivo é impedir que assaltantes observem quando os clientes sacam dinheiro. Mas a medida de segurança não vem sendo adotada e esse desrespeito à lei de autoria do vereador Alexandre Lacerda (PTC) prejudica a população. “É inadmissível que os usuários de serviços bancários continuem sendo vítimas de assaltos de saída de banco quando a legislação exige a instalação de equipamentos que impediriam esses crimes”, lamentou o vereador.
Pelo menos cem moradores da comunidade 27 de Novembro, na UR 3, Ibura, estiveram na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira, 5. Eles vieram pedir o apoio do legislativo municipal para intermediar a negociação com o governo do Estado no que diz respeito à construção de suas casas. Uma comissão composta por sete representantes foi recebida pelos vereadores Alexandre Lacerda (PTC), Vera Lopes (PPS), Maré Malta (PPS), Jairo Brito (PHS), Estéfano Menudo (PHS) e Sérgio Magalhães (PTC).
A maioria dos parlamentares da Câmara do Recife demonstrou na tarde desta terça-feira, 5, preocupação com os rumos da reforma política em andamento no Congresso Nacional. O vereador Maré Malta (PPS), um dos primeiros a discutir o assunto na Casa, alertou aos colegas que os vereadores de todo o país estão sendo usados como cobaias da mudança. “A Comissão Especial do Senado acabou de aprovar a lista fechada para as próximas eleições proporcionais. Isso significa dizer que o povo escolherá o partido e os ”donos do partido” escolherão quais os que serão “eleitos” e representarão a sociedade”.
Depois de quase seis anos de experiências, o ex-presidente do Parlamento Metropolitano, vereador Josenildo Sinesio (PT), afirmou na tarde desta terça-feira, 5, na Câmara do Recife que o órgão é hoje uma realidade crescente não apenas no Recife, mas em todo o país. Ele informou que ainda esta semana, João Pessoa inaugura sede própria e terá a primeira reunião do ano. A entidade já existe em Natal (RGN), Salvador (BA) e o estado de Santa Catarina está discutindo a ideia. “Isso demonstra que a ação do vereador não pode mais ser isolada em sua cidade”.
Dos 850 ex-catadores e catadores de lixo do Aterro da Muribeca, que ficaram sob a responsabilidade do Recife, 226 já foram empregados e 611 ainda aguardam postos de trabalho, porque apenas 274 fizeram cursos e 489 ainda aguardam capacitação. Os dados foram trazidos ao plenário pelo vereador Carlos Gueiros (PTB) na reunião desta terça-feira, 5. O parlamentar repercutiu a denúncia feita ontem pela vereadora Aline Mariano (PSDB) de que a Prefeitura do Recife não estaria cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), feito em 2008. O Aterro da Muribeca foi interditado um ano depois por ordem judicial.