Na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (19), a vereadora Liana Cirne (PT) disse que o presidente Lula estava com a razão quando comparou os ataques de Israel em Gaza às ações de Hitler e afirmou que os palestinos são vítimas de genocídio étnico só visto antes no holocausto judeu. “É um genocídio e o mundo precisa denunciar o que está acontecendo na Palestina. A gente não pode ser conivente, pois não é aceitável que tenhamos mais crianças morrendo em Gaza do que no período do regime nazista, em Auschwitz. É muito bom ter um líder como Lula, que tem a coragem de denunciar e pode liderar um movimento global que rechace o que Israel está fazendo”, disse.
A vereadora Elaine Cristina (PSOL) debateu cinco requerimentos de sua autoria, na reunião plenária da Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (19), todos eles foram aprovados e dirigem solicitações no sentido de criar ações que possam beneficiar as mães atípicas residentes em comunidades da periferia do Recife. “Sou mãe atípica e sei das dificuldades e dos desafios enfrentados no dia a dia. Somos invisibilizadas diariamente e por isso, trago essas pautas para inclusão e dar dignidade para mães atípicas. É com profundo compromisso que trago essas solicitações visando garantir direitos para essas mulheres e suas famílias”, disse.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) repercutiu um fato que classificou como caso de racismo e que ocorreu no dia 17, no bairro Rio Branco, em Porto Alegre (RS), quando um homem negro foi detido pela polícia, apesar de ter sido vítima e ter recebido uma facada de um outro homem, branco, morador da mesma cidade. “O racismo precisa ser combatido. O motoboy Everton foi esfaqueado por um branco e, mesmo assim, terminou sendo levado na caçamba da viatura”, disse o parlamentar, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (19).
Na última quinta-feira (15), a Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou os dados da violência do Carnaval de 2024 e, na tribuna da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (19), o assunto foi repercutido pela vereadora Aline Mariano (PP). De acordo com a parlamentar, que indicou haver dúvidas sobre o planejamento do Governo do Estado na área, a redução dos índices em relação ao mesmo período 2023 não traz motivos para comemoração.
Os equipamentos do Compaz (Centros Comunitários da Paz) receberam o Prêmio de Serviço Público da Organização das Nações Unidas (ONU). O prefeito João Campos (PSB) foi receber a honraria no último dia 16, em Nova Iorque (EUA), e o vereador Samuel Salazar (MDB) fez questão subir à tribuna nesta segunda-feira (19), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, para enaltecer o assunto.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) criticou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (19), a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista. “Não é apenas inadequada, mas também profundamente problemática, especialmente à luz da história”, afirmou a parlamentar. Ela reforçou que o Holocausto foi a perseguição sistemática e o assassinato de 6 milhões de judeus pelo regime nazista alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
Em seu primeiro discurso na tribuna da Câmara Municipal após o Carnaval, o vereador Ivan Moraes (PSOL) indicou os pontos que considerou falhos na condução dos festejos pela Prefeitura. Durante a reunião plenária desta segunda-feira (19), o parlamentar levantou dúvidas sobre o volume dos cachês destinados às “atrações nacionais” do Carnaval do Recife e criticou a qualidade da infraestrutura de apoio às agremiações da cultura popular.
O vereador Ronaldo Lopes (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (19) para agradecer à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) pelo trabalho de remoção de pontos de lixo e entulho em comunidades da Zona Norte, como o Córrego da Bica e o Alto José Bonifácio. Segundo o parlamentar, a retirada desses materiais – um serviço importante para evitar alagamentos – teve início nesta manhã.
Na manhã desta segunda-feira (19), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, o vereador Osmar Ricardo (PT) enalteceu a importância da realização de um concurso público na área da educação municipal. O parlamentar considera o número de vagas ainda pequeno, mesmo diante de um novo certame anunciado, recentemente, pela Prefeitura.
O assassinato de um porteiro cometido por um major da reserva, na última sexta-feira (16), foi repudiado pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (19). Ele lembrou da lei municipal número 19.041/2023, de sua autoria, que cria novas regras e critérios para a construção de novas guaritas nos prédios do Recife. “Talvez se essa lei já estivesse em aplicação há mais tempo, esse porteiro tivesse a vida salva”, disse. Além disso, o parlamentar fez um balanço do Carnaval do Recife.