Notícias

A inclusão dos patrimônios vivos do Recife pode se tornar obrigatória na programação dos ciclos culturais do município, como o Carnaval e as festas juninas. É esse o objetivo do projeto de lei nº 138/2023, cujo parecer foi analisado pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal em reunião híbrida promovida nesta terça-feira (8). O grupo, que é presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), votou a favor da matéria.

Até o ano de 1930, a capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática violenta e subversiva. A polícia recebia orientações para prender os capoeiristas até que um importante capoeirista brasileiro, mestre Bimba, apresentou a luta para Getúlio Vargas. O presidente gostou tanto da arte que a transformou em esporte nacional brasileiro. A história passa pelos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco. Hoje, o Recife tem até o Dia do Capoeirista, instituído no Calendário Oficial de Eventos do Município através da lei número 18.939/2022. Para comemorar a data, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife na tarde desta terça-feira (8), quando também homenageou mestres e contramestres reconhecidos pela prática do esporte na cidade.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) informou que pretende elaborar uma proposição, na Câmara Municipal do Recife, para criação de creches noturnas que acolham crianças na primeira infância e cujas mães precisem estudar ou trabalhar à noite, mas não tenham com quem deixar seus filhos. “Tive essa ideia a partir de uma conversa com trabalhadoras e trabalhadores. As mulheres, cada vez mais, querem ter uma formação acadêmica, estudar à noite. E com a evolução do mercado de trabalho, também aparecem oportunidades à noite. Mas, vou aperfeiçoar a ideia antes de apresentar um anteprojeto”, disse, na reunião plenária realizada na manhã desta terça-feira (8).

A Câmara do Recife aprovou, durante a reunião plenária desta terça-feira (8), o requerimento nº 8.532/2023, que concede voto de aplausos e congratulações ao Ilê Obá Ogunté Sítio de Pai Adão, em virtude do centenário da entrega da Cesta de Oxum. Autora do pedido, a vereadora Elaine Pretas Juntas (PSOL) subiu à tribuna para defender a proposta. Na ocasião, ela destacou a importância da preservação das tradições afro-brasileiras. “Preservar as culturas de matriz africana é mais que uma questão de celebração; é um ato de justiça histórica e social”.

Na manhã desta terça-feira (8), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) recordou os 17 anos da Lei Maria da Penha. Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei cria mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher em conformidade com a Constituição Federal e os tratados internacionais ratificados pelo Estado brasileiro.

O pedido da implantação de uma passarela num trecho da BR-101 Norte foi tema de discurso do vereador Ronaldo Lopes (PSC), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (8). Ele disse ter formalizado um pedido ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a instalação nas imediações da Avenida da Recuperação, no quilômetro 60 da BR-101, na Guabiraba, Zona Norte. “No último mês foi inaugurado um Novo Atacarejo no trecho da via e tem movimentado muito a pista, mas não tem sinalização eficaz, apenas uma lombada eletrônica, que muitos condutores não respeitam quando as pessoas querem atravessar”, explicou.

O vereador Chico Kiko (PP) anunciou que, em atendimento a um requerimento aprovado em plenário, a quadra Eduardo Cardoso, em Areias, Zona Oeste, será contemplada com o Programa Gramadão, da Prefeitura do Recife, que tem como objetivo revitalizar e implantar grama sintética nos campos de várzea da cidade. "Esse pedido foi feito ao prefeito João Campos através do requerimento de número 11066/2022, feito pelo meu gabinete. Faz muito tempo que os moradores de Areias pedem a recuperação do campo. Esse sonho finalmente vai sair do papel", comentou ele na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (8).

O deputado estadual pastor Cleiton Collins nasceu na cidade de Petrolina de Goiás (GO) e no dia do seu aniversário, nesta segunda-feira (7), recebeu uma das maiores honrarias da Câmara Municipal da capital pernambucana: o Titulo de Cidadão do Recife. A iniciativa da solenidade partiu da Comissão Executiva da Casa e foi conduzida pelo presidente, vereador Romerinho Jatobá (PSB), que quebrou o protocolo e convidou a esposa do homenageado, vereadora Michele Collins (PP), para fazer o discurso de saudação. O plenário estava repleto de familiares, amigos e admiradores.

A Câmara Municipal aprovou, nesta segunda-feira (7), o requerimento nº 7.836/2023, que solicita a realocação dos animais exibidos em jaulas no Parque 13 de Maio, na região central do Recife, devido às más condições de cuidado no local. Durante a discussão da matéria, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) resgatou uma proposta sua formulada durante o período em que ocupava o cargo de Secretária de Meio Ambiente da capital: substituir a presença dos bichos por um museu interativo sobre os animais.

A requalificação de uma praça localizada na rua Frei Tito de Alencar de Lima, no bairro da Macaxeira, foi repercutida pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB) na reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (7). O parlamentar subiu à tribuna da Casa para comemorar a intervenção no local, promovida pela Prefeitura do Recife.