A Praça Sérgio Loreto, no centro da cidade, vai sediar o primeiro Festival Novembro Brega, uma iniciativa do Galo da Madrugada que foi celebrada pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), durante pronunciamento no plenário da Câmara do Recife, na reunião ordinária desta segunda-feira (6). “Participamos na sede do Galo da coletiva de imprensa onde foi anunciado o festival, um projeto de lei nosso, onde os vereadores puderam votar. Mas o que nos deixa mais felizes ainda é a gente saber que a construção de políticas públicas, que estamos fazendo nessa Casa, está dando certo.”
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) repercutiu, na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (6), o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". “Com certeza, o tema fez história e temos que repercuti-lo diante do tamanho da sua importância”. O Exame foi realizado neste domingo (5).
Criado através de lei federal, o Dia Nacional da Música Popular Brasileira foi festejado na noite desta terça-feira (31), pela Câmara Municipal do Recife, através de reunião solene realizada pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). A data homenageia a primeira Maestra da MPB, Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro. “Que vocês todos sejam bem vindos e bem vindas à Casa José Mariano e entendam esse espaço como travessia de projetos coletivos, como mola propulsora de trajetórias artísticas, de enaltecimento do lastro sagrado que é a cultura na construção da nossa identidade. É também para isso que serve o nosso mandato”, afirmou a parlamentar, que entregou diplomas a 66 músicos, produtores culturais de música e Djs, além de coletivos e outras pessoas que têm a música como expressão artística.
A Câmara do Recife promoveu nesta terça-feira (31), no plenarinho da Casa, uma audiência pública para discutir os impactos sociais do adoecimento e do assédio moral nos bancos. Requerido pela vereadora Liana Cirne (PT) a partir de uma sugestão do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, o debate reuniu membros da categoria e autoridades ligadas ao setor do trabalho e da saúde.
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (31), em primeira e segunda discussões, o projeto de lei do Executivo nº 40/2023, que autoriza a permuta de imóveis do município pelo imóvel onde será instalado o parque público da Tamarineira. Antes da votação, o vereador Gilberto Alves (Republicanos) ocupou a tribuna do plenário para relembrar os debates que ocorreram nos últimos anos acerca da criação do parque.
O plenário da Câmara Municipal do Recife aprovou o projeto de lei do Executivo número 40/2023, que autoriza a alienação, mediante permuta, de imóveis do município por imóvel de particular para criação do Parque Público da Tamarineira. A proposição foi aprovada, nesta terça-feira (31), em duas votações – durante reunião Ordinária e Extraordinária – por 30 votos favoráveis e dois votos contrários. A matéria segue para sanção do prefeito João Campos.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) dirigiu-se à tribuna, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (31), para repercutir e elogiar serviços realizados na comunidade Bola na Rede. Segundo o parlamentar, foi inaugurada uma Academia Recife, espaço público destinado à prática de atividades físicas, sob a gerência da Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Esportes, Inovação Urbana e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).
O vereador Wilton Brito (PSB) entrou em licença médica por 125 dias e assumiu em seu lugar o suplente Marcos di Bria Júnior (PSB). Ele foi empossado como vereador do Recife nesta terça-feira (31), durante a reunião plenária da Câmara Municipal. A vacância do cargo foi lida e a posse realizada pelo primeiro vice-presidente da Casa, vereador Hélio Guabiraba (PSB).
O vereador Rinaldo Junior (PSB) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (31), durante reunião plenária, para responder afirmações do vereador Alcides Cardoso (PSDB) sobre a suposta falta de transparência de destinação de recursos da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). “Numa pesquisa de três minutos, fui procurar se realmente o vereador estava certo, e encontrei, no site da CTTU, toda a transparência que o vereador estava procurando com números, dados até a última data de prestação de contas que foi no mês de agosto do ano 2023”.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (31), o vereador Alcides Cardoso (PSDB) cobrou transparência por parte da Prefeitura do Recife no que diz respeito à destinação do dinheiro arrecadado com as multas de trânsito. Segundo ele, que destacou a importância do cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI), “até agora, nenhum dado sobre o uso desse recurso neste ano foi disponibilizado no site da CTTU”, disse.