Notícias

A engenheira civil e de segurança do trabalho Roberta Meneses é a mais nova Cidadã do Recife. O Título foi concedido na tarde desta quarta-feira (30), em cerimônia promovida no plenário da Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Paulo Muniz (SD). A reunião solene foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC).

Somente este ano, dois prédios desabaram e 15 pessoas morreram devido aos desmoronamentos, na Região Metropolitana do Recife. Ambas as construções eram do tipo caixão, nome que se dá às edificações que ao invés de usar vigas ou pilares, são as próprias paredes que dão sustentação à estrutura do edifício. Mas, esses prédios também tinham outra característica: estavam abandonados porque sofreram interdições. Essa é a situação de vários outros prédios, inclusive de conjuntos habitacionais, que se encontram embargados e estão se deteriorando, sem valor de mercado. Diante dessa situação, o vereador Samuel Salazar (MDB) reuniu especialistas, autoridades municipais, representantes do setor imobiliário e membros da sociedade civil em audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (30).

Durante todo o dia desta terça-feira (29), doadores de sangue puderam cumprir esta nobre missão participando da Campanha Doar para Salvar – uma parceria da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope), Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Câmara Municipal do Recife e outras instituições. O comparecimento dos voluntários ao posto instalado no hall da Biblioteca da Alepe comprovou a força da união em prol do bem comum.

Rua do Pombal, sem número, bairro de Santo Amaro. É nesse endereço que fica a única Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) do Recife, órgão que funciona com o objetivo de proteger mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A ampliação do órgão foi tema de uma audiência pública promovida nesta terça-feira (29), na Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

Os casos recentes de ameaças de 'estupro corretivo' a seis parlamentares mulheres por motivo de LGBTfobia motivou a aprovação, nesta terça-feira (29), de uma moção de repúdio na Câmara Municipal do Recife. O posicionamento foi tomado por meio do requerimento número 9.954/2033, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que se pronunciou na tribuna para defender a matéria.

As motocicletas e motonetas podem vir a ter faixa exclusiva para circulação nas principais vias do Recife. Essa medida, que ainda precisa ser referendada por outras comissões e pelo plenário, foi aprovada pela Comissão de Segurança Cidadã, que realizou reunião na tarde desta terça-feira (29). O colegiado analisou apenas o mérito da proposta e entendeu que esta iniciativa tem condições de ordenar o trânsito, garantir menos acidentes e facilitar o tráfego de carros. Com os corredores exclusivos de motos as outras faixas ficariam disponíveis para o tráfego dos carros.

A falta de avanços na política de mobilidade urbana da capital foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Victor André Gomes (União Brasil) na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião plenária terça-feira (29). Na ocasião, o parlamentar solicitou o atendimento de quatro requerimentos de sua autoria que pedem atenção às faixas azuis municipais, como os corredores exclusivos de ônibus são conhecidos. Ao plenário, ele também defendeu uma união de esforços entre a Prefeitura e o Governo do Estado em prol da mobilidade do Recife.

O líder da oposição na Câmara do Recife, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) repercutiu a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra a gestão do ex-prefeito Geraldo Julio e assessores, que apura compras que teriam sido realizadas no decorrer da pandemia da covid-19. As compras teriam sido objeto de investigação da Operação Bal Masqué, da Polícia Federal. “Depois de uma análise aprofundada e um conjunto de provas robustas, o MPF confirma os crimes do maior escândalo de corrupção da história do Recife”, disse, durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta terça-feira (29).

O vice-líder do Governo na Câmara do Recife, vereador Rinaldo Junior (PSB) contestou as acusações feitas em plenário contra a gestão do ex-prefeito Geraldo Julio, no inquérito que apura possíveis desvios de cerca R$ 10,8 milhões na compra de máscaras, toucas e aventais na pandemia da covid-19, que originou a Operação Bal Masqué, da Polícia Federal. “As acusações foram feitas nesta tribuna com base na leitura de uma matéria de jornal. O vereador que acusou fez o papel do Ministério Público e do Judiciário, ao mesmo tempo, pois julgou e condenou, tudo de uma vez, em apenas 15 minutos”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (29).

A vereadora Liana Cirne (PT) destacou o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado nesta terça-feira (29), e que tem como principal objetivo o combate à lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. “São 27 anos desde que se celebrou a data pela primeira vez no Brasil. Trago este tema à tribuna porque quando as mulheres pedem visibilidade é porque essa negação tem sido causa de muitas violências”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife.