Na tarde desta segunda-feira (16), a Guarda Municipal do Recife foi homenageada, por meio de uma reunião solene, promovida pelo vereador Paulo Muniz (SD). “Fundada em 22 de fevereiro de 1893, é uma instituição não apenas considerada a mais antiga do Brasil, mas também um pilar fundamental na segurança e bem-estar da nossa cidade”, ressaltou o parlamentar. Na ocasião, 101 profissionais da corporação receberam um certificado pelos relevantes serviços prestados à sociedade. Felipe Oliveira do Nascimento, secretário executivo de Gestão de Segurança Urbana do Recife, compôs a mesa da solenidade e a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) presidiu o evento.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (16) um conjunto de três requerimentos aprovados de forma conjunta pelas vereadoras e pelos vereadores que compõem a Frente Parlamentar pelo Centro do Recife. A presidente do grupo, vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discursou na tribuna para defender as indicações ao Poder Executivo, que incluem pedidos de planos específicos para o comércio popular, cadastramento de guardadores de automóveis e ativação de corredores de comércio.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) repudiou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (16), as ofensas racistas sofridas por um frentista em Curitiba (PR) e que se tornaram conhecidas a partir da divulgação de um vídeo pelas redes sociais, que teve repercussão nacional. De acordo com o parlamentar, o trabalhador, que é nordestino, também sofreu ataques xenofóbicos. “Eu fiquei muito estarrecido ao ver o vídeo onde o homem se dirigia ao frentista com insultos racistas e xenofóbicos”, disse.
A insuficiência de ônibus que atenda de forma satisfatória aos usuários do Recife foi criticada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (16). Ele atribuiu o baixo contingente dos ônibus ao Grande Recife Consórcio de Transportes Metropolitano, empresa responsável pelo gerenciamento do transporte, que retirou 200 ônibus de circulação com a justificativa de que algumas linhas de ônibus tiveram redução de frota.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (16), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou o Dia do Professor, celebrado anualmente em 15 de outubro e também tratou sobre outro tema, que foi a guerra no Oriente Médio, entre judeus e palestinos, iniciada este mês. Sobre o Dia do Professor, ela exaltou a importância da profissão para a formação da sociedade. “Eu tenho muito orgulho de ser professora. A educação é o pilar da sociedade e precisamos ser valorizados, porque nenhum profissional chegou aonde está sem ter passado pelas mãos de um professor ou professora”, disse.
Presidida pelo vereador Zé Neto (PROS), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife promoveu uma reunião híbrida na tarde desta quarta-feira (11) para discutir pareceres a projetos em tramitação na Casa. Dentre eles, estava o projeto de lei do Executivo nº 35/2023, que trata de alterações na revisão do Plano Plurianual (PPA) 2022-225 e na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023. A matéria, que recebeu votação favorável do colegiado, também propõe a autorização da abertura de crédito especial aos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social no valor de R$ 100 mil.
Por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT), o Glossário Coletivo de Enfrentamento ao Idadismo 2ª edição foi lançado durante reunião pública realizada na manhã desta quarta-feira (11), na Câmara do Recife. O Glossário, que foi elaborado com a colaboração de várias pessoas idosas, é uma iniciativa na luta contra o preconceito pelo avanço da idade e na promoção do respeito e valorização das pessoas idosas. Ele apresenta expressões que reforçam o idadismo e como ele pode ser combatido. "O manual também serve como uma ferramenta educativa para sensibilizar a sociedade sobre o idadismo e para educar as pessoas sobre a importância da valorização e respeito às pessoas", disse.
Na manhã desta quarta-feira (11), o vereador Rinaldo Junior (PSB) realizou uma audiência pública, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, visando discutir um projeto em elaboração, de sua autoria, sobre as creches noturnas. A proposição, de acordo com o parlamentar, atenderia a demanda de famílias que apresentam atividades profissionais ou acadêmicas comprovadas no horário da noite, além de poder acolher crianças em situação de vulnerabilidade social.
Em homenagem “aos escritores que orgulham Pernambuco”, o vereador Ebinho Florêncio (Podemos) realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife na noite desta terça-feira (10), quando fez a entrega de certificados a 66 autores e autoras do Estado, em “reconhecimento às suas memoráveis obras”. Ao justificar a realização do evento, o parlamentar disse que “o escritor é aquele que se dedica profissionalmente a fazer arte, usando como matéria-prima a língua, o texto, a inspiração e muita criatividade”. A solenidade foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos).
Instituída em 2015, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência – também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência – ainda não é integralmente cumprida pelos estabelecimentos de ensino particular. Para discutir como solucionar esse problema no Recife, a Câmara Municipal promoveu nesta terça-feira (10) uma audiência pública sobre o tema. O debate, realizado por iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT) no plenarinho da Casa de José Mariano, reuniu ativistas e representantes da rede particular, da categoria dos professores, e de órgãos do poder público.