O vereador Felipe Alecrim (PSC) subiu à tribuna da Câmara do Recife para cobrar um dos instrumentos essenciais para elaborar políticas para pessoas que vivem em situação de rua na capital: o censo dessa população. De acordo com ele, a Prefeitura havia prometido a entrega do levantamento em janeiro deste ano, mas até o momento a pesquisa não foi apresentada. Na ocasião, o parlamentar ainda cobrou melhorias nos serviços voltados para esse público, como restaurantes populares.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (24) um requerimento do vereador Ivan Moraes (PSOL) que solicita a abertura imediata do Centro de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centro POP) localizado em Setúbal, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital. Durante a discussão na reunião plenária, Moraes subiu à tribuna da Casa para defender o atendimento descentralizado à população em situação de rua.
O líder do governo na Câmara do Recife, vereador Samuel Salazar (MDB), repercutiu a aprovação dos empréstimos de recursos financeiros através do Programa ProMorar, no Senado, ocorrida na semana passada, para o município do Recife. São dois empréstimos que totalizam cerca de R$ 2 bilhões para serem utilizados em obras de infraestrutura. “Não foi uma votação fácil. Muito pelo contrário. Foi uma luta grande, pois alguns senadores do Partido Liberal (PL) articularam para não haver a votação, o que iria prejudicar o município do Recife”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife na manhã desta segunda-feira (24).
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu e aprovou dois requerimentos de sua autoria que versam sobre a questão do lixo e pedem a instalação de lixeiras nos bairros do Espinheiro e dos Aflitos, durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife na manhã desta segunda-feira (24). “A partir dessas duas propostas, espero que esta Casa também possa discutir a coleta seletiva no nosso município. Nós só conseguimos fazer essa coleta em 2.6% de todo o resíduo recolhido em nossa cidade. É muito pouco”, disse.
O vereador Samuel Salazar (MDB) contestou informações de que a suspensão de atendimento da Upinha 24h Doutor Hélio Mendonça, localizada no Córrego do Jenipapo, Zona Norte do Recife, represente “uma perda de direitos da população”. Em discurso realizado na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (24), o parlamentar garantiu que a Prefeitura do Recife está “buscando ampliar o atendimento desses equipamentos, em toda a cidade, pois eles foram criados para garantir boa qualidade na atenção primária de Saúde”.
A aprovação, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal, de autorizações para que o Recife contrate empréstimos com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) foi repercutida pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) na Câmara Municipal, durante a reunião plenária desta terça-feira (24). De acordo com o parlamentar, a autorização da contratação de créditos que somam U$ 364 milhões para o programa ProMorar Recife foi mais rápida que operações similares graças ao empenho do prefeito João Campos (PSB), que contou com o auxílio do Poder Legislativo Municipal.
Tornar a mais antiga batalha de rappers do Recife, a Batalha da Escadaria como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife, é o objetivo da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) a partir do projeto de lei Ordinária número 292/2022, de sua autoria. De acordo com ela, durante a reunião plenária da Câmara dos Vereadores desta segunda-feira (24), a Batalha é "uma importante manifestação da cultura hip-hop na cidade, e o rap e o hip-hop têm a capacidade de construir transformação social com versos que são jogados na roda versos de poesia de denúncias sociais”.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (24), o vereador Professor Mirinho (SDD) lamentou os serviços prestados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na Vila da Imbiribeira. “Fizemos um requerimento em relação à pavimentação, ele foi aprovado, o prefeito assinou a ordem de serviço e o que era para ser uma alegria, transforma-se, infelizmente, numa infelicidade por conta de uma obra da Compesa”.
O vereador Chico Kiko (PP) criticou a tentativa de veto no Senado Federal à liberação ao investimento de R$ 2 bilhões ao Programa de Requalificação e Resiliência Urbana em Áreas de Vulnerabilidade Social (ProMorar), da Prefeitura do Recife, feita por “parlamentares da oposição”. Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (24), o vereador informou que o valor investido será totalmente destinado à infraestrutura das áreas mais vulneráveis e carentes da cidade, beneficiando mais de 40 comunidades.
O aumento do atendimento das Upinhas 24h foi cobrado pelo vereador Ronaldo Lopes (PSC), na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (24). O pedido foi feito porque, segundo ele, a Prefeitura do Recife encerrará o atendimento noturno nas unidades “alegando baixa procura”. Como justificativa para a cobrança, o parlamentar comentou sobre um requerimento de sua autoria que pede a manutenção do funcionamento da Upinha Dr Hélio Mendonça, localizada no Córrego do Jenipapo, na Zona Norte do Recife, em tempo integral.