O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) abordou dois assuntos na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (3): um deles foram as ações que estão sendo tomadas para melhorar o atendimento de pessoas com o espectro autista na rede municipal de saúde do Recife. O segundo, o pagamento de salários dos enfermeiros e técnicos em enfermagem. “Vim a esta tribuna para fazer um elogio e uma crítica sobre dois assuntos específicos. Essa independência de atuação me deixa feliz”, afirmou.
Dois requerimentos que visam a inclusão de pessoas com autismo e o apoio a entidades que trabalham com a neurodiversidade foram discutidos e aprovados pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (3). Ambos os requerimentos são de sua autoria. “Também entramos com um projeto de lei criando o selo para identificar, no Recife, a escola amiga do autismo. Ele prevê que uma instituição que detenha esse selo tenha disponibilidade de dar um retorno à sociedade. Assim, poderemos celebrar a alegria de estarmos unidos, independentemente de sermos neurodiversos”, disse.
A única área pública de convício social, com arborização, localizada no centro do Recife, o Parque 13 de Maio, está com limitado acesso da população. O vereador Victor André Gomes (União Brasil) ocupou a tribuna Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária realizada na manhã desta segunda-feira (3), para denunciar que, dos quatro portões que permitem a entrada e saída do parque, apenas dois continuam abertos desde que as normas de restrições de convívio social, impostas na fase mais grave da covid-19, foram adotadas.
Menos preconceito e mais acolhimento. Foi esse o pedido deixado pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) em um discurso proferido nesta segunda-feira (3), em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no último domingo (2). Na tribuna da Câmara, a parlamentar destacou a realização de atividades culturais de comemoração à data e falou sobre necessidade de integração social de pessoas com transtorno do espectro autista.
O vereador Hélio Guabiraba (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (3) para tratar de dois assuntos. Em um primeiro momento, o parlamentar salientou a passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que ocorreu no último domingo (2). Em seguida, ele teceu elogios ao prefeito João Campos (PSB) por sua condução dos preparativos para o período chuvoso que se aproxima.
A falta de segurança na Zona Oeste do Recife, principalmente nas comunidades que compreendem a área da Região Político Administrativa 5 (RPA5), foi criticada pelo vereador Joselito Ferreira (PSB), durante o seu discurso na reunião Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (3). Segundo ele, os bairros Totó, Coqueiral, Sancho, Tejipió, Barro, Jardim São Paulo, Areias, Jiquiá, Mangueira, San Martin, Bongi e Afogados “todos os dias têm assalto”. Como segurança é uma área de competência estadual, o parlamentar cobrou à governadora Raquel Lyra o reforço da segurança e do policiamento na região.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado ontem, dia 2 de abril, foi destacado pela vereadora Pretas Juntas (PSOL), na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (3). O objetivo da data é promover a compreensão da população sobre a condição de quem enfrenta a neurodivergência. Em atenção às mães de filhos com autismo, a parlamentar perguntou: “Quem cuida de quem cuida?”, e falou sobre as dificuldades que elas precisam vencer no dia a dia.
A melhoria na infraestrutura urbana de ruas localizadas nas comunidades de Nova Morada, no bairro da Várzea, e também no bairro da Caxangá, ambos na Zona Oeste da cidade, foi destacada pelo vereador Davi Muniz (PSB) na reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (3). O parlamentar informou que serviços de terraplanagem, limpeza e capinação estão sendo realizados através de solicitações feitas por ele e atendidas pelo prefeito João Campos (PSB).
O vereador Joselito Ferreira (PSB) lamentou, na tribuna da Casa de José Mariano, a falta d’água em bairros do Recife e a qualidade dos serviços realizados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O assunto foi tema do pronunciamento do parlamentar, nesta segunda-feira (3), durante a reunião plenária.
O dia 2 de abril é definido como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a vereadora Michele Collins (PP) fez questão de destacar a data, na tribuna, durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (3). “É uma data especial e nós precisamos obter melhorias na qualidade de vida dessas pessoas com espectro autista, por meio de políticas públicas e campanhas. É muito importante para que essa Casa se debruce sobre esse tema para mostrar que nós não estamos alheios ao que está acontecendo", afirmou.