Notícias

Duas datas comemorativas do calendário oficial do Recife foram celebradas nesta quarta-feira (29), em uma reunião solene realizada pela Câmara Municipal. Festejados respectivamente nos dias 20 e 22 de março, o Dia do Contador de Histórias e o Dia do Historiador motivaram homenagens a profissionais dessas duas áreas durante o evento, promovido por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). O vereador Felipe Francismar (PSB) presidiu a solenidade.

Com a finalidade de homenagear o bicentenário do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos), realizou reunião solene na Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (28). Trata-se de uma instituição missionária com fins pedagógicos e que tem como principal representante na cidade a Rede Damas Educacional. “Eu tenho orgulho de dizer que sou ex-aluno Damas. É uma grande comunidade, a quem cumprimento. São dois séculos de existência e muitas histórias para contar. São muitas lembranças para comemorarmos. Se fosse escrever um livro com todos os dias, seria de 73 mil folhas. É uma história de educação na fé”, afirmou Tadeu Calheiros.

Celebrado mundialmente em 26 de março, o Dia Mundial de Conscientização sobre a Epilepsia – conhecido como Dia Roxo ou Purple Day – foi marcado na Câmara do Recife com uma audiência pública realizada nesta terça-feira (28). No evento, que ocorreu por iniciativa da vereadora Pretas Juntas (PSOL), parlamentares e membros da sociedade civil discutiram os desafios das pessoas que vivem e convivem com epilepsia. O uso de substâncias medicinais derivadas da maconha foi um dos temas principais do debate.

A Comissão de Segurança Cidadã da Câmara Municipal do Recife realizou reunião na tarde desta terça-feira (28) para analisar e aprovar dez projetos de lei Ordinária (PLO), além de distribuir mais um para análise e posterior emissão de parecer. A reunião foi conduzida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), que também preside o colegiado, e contou com a presença dos vereadores Zé Neto (Pros) e Doduel Varela (PP).

O espaço ocupado por uma estação de aluguel de bicicletas na avenida Beiro Rio, no bairro da Madalena, foi tema de debate na Câmara do Recife nesta terça-feira (28). Na ocasião, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) subiu à tribuna da Casa para discutir o requerimento nº 2399/2023, de sua autoria, que pede a retirada e realocação da estação localizada em frente à praça Domingos Giovanetti, sob a alegação de que o espaço utilizado por ela deveria ser destinado ao estacionamento de veículos automotivos individuais. A solicitação foi retirada de pauta por Cardoso após apelos dos vereadores Rinaldo Junior (PSB) e Ivan Moraes (PSOL).

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta terça-feira (28), na Câmara Municipal, o vereador Rinaldo Junior (PSB) respondeu ao discurso proferido pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB), que o antecedeu na tribuna na Casa. Ele discutiram sobre uma suposta irregularidade na compra de instrumentos musicais, no valor de R$ 10 milhões de reais, realizada pela gestão passada da Prefeitura do Recife, há dois anos.

A Câmara do Recife aprovou dois requerimentos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) que têm como centro a Ocupação Lia de Itamaracá, exposição sobre a artista pernambucana que está em cartaz no Paço do Frevo até o dia 21 de junho. Nas matérias, a parlamentar – que subiu à tribuna nesta terça-feira (28), durante a reunião plenária do Poder Legislativo, para defender a aprovação dos pedidos – solicita a concessão de votos de aplauso às instituições realizadoras da Ocupação e à curadora Michelle de Assumpção, responsável pela pesquisa que resultou na exposição. A parlamentar também ocupou a tribuna para debater dois requerimentos, de sua autoria, sobre ZEIS.

Ao debater o requerimento de número 1204/2023, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), a vereadora Pretas Juntas (PSOL) lamentou a volta da proposição para votação em plenário. Ela afirmou que as informações divulgadas sobre a Escola Livre de Redução de Danos (ONG que é motivo das discussões), de que estaria contribuindo para a apologia ao uso de drogas, “não corresponde à verdade” e solicitou que o requerimento tivesse votação nominal.

A Câmara do Recife discutiu nesta terça-feira (28), durante a reunião plenária, dois requerimentos que envolviam a Escola Livre de Redução de Danos – um era um voto de protesto e o outro, de aplausos à entidade. Na tribuna, o vereador Ivan Moraes (PSOL) discutiu ambas as matérias para se posicionar a favor da política de redução de danos – que tem foco na prevenção aos danos do uso de drogas – e a sua aplicação em eventos como o Carnaval.