O Cinema São Luiz foi fechado no mês de junho de 2022 para reformas voltadas para a modernização do sistema de climatização e instalação elétrica. O vereador Ivan Moraes (PSOL) lamentou, na tribuna desta segunda-feira (20), que o espaço cultural esteja fechado há quase um ano e destacou a sua importância para a capital pernambucana. O assunto foi abordado durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. “Embora não diga respeito especificamente à Prefeitura do Recife, é um tema fundamental para a vivência na nossa cidade", disse o parlamentar.
O requerimento nº 1.974/2023, que solicita à Prefeitura a criação de um serviço de atendimento móvel de urgência para animais, foi o tema de um discurso proferido pela vereadora Andreza Romero (Podemos) nesta segunda-feira (20) na Câmara Municipal. Autora do pedido, a parlamentar subiu à tribuna da Casa durante a reunião plenária para prestar informações sobre os seus objetivos, frente à repercussão na imprensa sobre a possível implementação do “SAMU Animal”.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (20), o vereador Victor André Gomes (União Brasil) propôs um voto de pesar ao empresário Geraldo de Araújo, fundador das lojas Geraldo Araújo Tecidos e entusiasta do ramo têxtil. Além disso, o parlamentar também exaltou a homenagem feita pelo vereador Hélio Guabiraba (PSB) ao seu tio no evento “Bregalizando na Rua”, o ex-vereador Vicente André Gomes (PSB), que faleceu em 2020 em decorrência da covid-19.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (20) para fazer duas reivindicações ligadas à gestão da saúde local. De acordo com o parlamentar, que fez uso da palavra durante a reunião plenária, há carência de médicos otorrinolaringologistas no atendimento da rede pública municipal. Além disso, Calheiros repercutiu a greve de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem no Recife, frisando a importância de realizar o pagamento do piso salarial desses profissionais.
Autor da lei municipal 18.961/2022, que inclui no calendário oficial do Recife o dia 21 de março como o “Dia Municipal da Síndrome de Down”, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) disse que a data é importante para a conscientização a respeito da Síndrome. O discurso foi realizado na tribuna da Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (20), e acompanhado das galerias da Casa por integrantes do grupo Down Mais.
O vereador Hélio Guabiraba (PSB) repercutiu, na reunião plenária híbrida da Câmara do Recife desta segunda-feira (20), a realização do evento “Bregalizando na Rua”, que aconteceu no Pátio de Casa Amarela, Zona Norte da cidade, no último fim de semana. Segundo o parlamentar, o evento foi um sucesso com a participação de mais de 30 mil pessoas que acompanharam apresentações de dez artistas.
Uma organização que atua, por meio da advocacia popular, na defesa do direito à cidade e da liberdade de expressão. Esse é o Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH), que teve os seus dez anos de existência celebrados na Câmara Municipal do Recife em uma solenidade promovida nesta sexta-feira (17). O evento, cuja realização partiu de uma iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), homenageou 14 entidades ligadas ao Centro. A vereadora Pretas Juntas (PSOL) presidiu a reunião.
Os 132 anos de criação do Sindicato dos Estivadores de Portos do Estado de Pernambuco (SINDESTIVA/PE), considerado o mais antigo da América Latina, foram bastante celebrados no plenário da Câmara Municipal do Recife, numa iniciativa do vereador Osmar Ricardo (PT), na manhã desta sexta-feira (17). Profissionais da categoria e diversos representantes dos movimentos sindicais compareceram à reunião solene presidida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB).
Criado há 20 anos, o Centro de Referência Clarice Lispector (CRCL) teve a sua história celebrada pela Câmara Municipal do Recife nesta quinta-feira (16). No plenário da Casa, uma reunião solene proposta pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos) homenageou 34 mulheres que integram a luta contra a violência doméstica e familiar, que é a missão do equipamento da Prefeitura. A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) presidiu o evento.
A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife reuniu-se nesta quinta-feira (16), por videoconferência, e discutiu a importância de visitas in loco para vistorias nas ciclofaixas da cidade, bem como foram distribuídas seis proposições entre os membros do colegiado para análise posterior. Além do presidente, o vereador Paulo Muniz (Solidariedade), o encontro também contou com a participação dos vereadores Víctor André Gomes (União Brasil), e Eduardo Marques (PSB). Esta foi a primeira reunião da nova composição da Comissão para o biênio 2023-2024.