As leis que ajudam a combater o ciclo de violência contra a mulher são necessárias, mas não têm sido suficientes para promover um impacto positivo na sociedade e impedir que a mulheres percam a vida. Quem fez o alerta foi o vereador Luiz Eustáquio (PSB) na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (7), véspera do Dia Internacional da Mulher. “Não temos visto recuar os registros das várias formas de violência. Pelo contrário, inclusive, os feminicídios estão ocorrendo muito mais” .
O vereador Ronaldo Lopes (PSC) enfatizou o requerimento de sua autoria, de número 1300/2023, dirigindo solicitação para a realização de uma audiência pública sobre “O abastecimento irregular d'água na cidade do Recife”, próximo dia 30, às 9h, no plenarinho da Câmara. “Todos os dias recebo denúncias e reivindicações vindas de diversas comunidades à Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA)”. O assunto foi levantado durante a reunião plenária da Câmara do Recife nesta terça-feira (7).
O vereador Osmar Ricardo (PT) dirigiu-se à tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária realizada nesta terça-feira (7), para lamentar a situação no canal da Ilha de Santa Terezinha, localizada no bairro de Santo Amaro. “Quando chove na cidade, toda a Ilha de Santa Terezinha fica alagada. Várias casas que têm as suas bases construídas dentro do canal trazem transtorno ao local. É muito sério”, lamentou.
Na semana passada, a Câmara do Recife aprovou o requerimento de número 1.034/2023, que solicita à Prefeitura que implante um Centro Comunitário da Paz (Compaz) no bairro de Nova Descoberta, na Zona Norte da capital. Autor do pedido, o vereador Ronaldo Lopes (PSC) ocupou a tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (7) para reforçar a ideia. De acordo com ele, o equipamento serviria para suprir a falta de serviços voltados para a prevenção à violência e à qualificação profissional na Região Político-Administrativa (RPA) 3.
Quatro temas foram abordados pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (7): a celebração da Revolução Pernambucana; os ataques de tubarão na cidade; a plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação; e a audiência pública de sua iniciativa que discutiu a situação dos laboratórios municipais de saúde pública, realizada na quarta-feira (1º). Sobre este último tema, o parlamentar também ressaltou os encaminhamentos realizados à Prefeitura do Recife para melhorias nos laboratórios municipais a partir dos debates da audiência pública.
O vereador Doduel Varela (PP) defendeu a garantia de direitos, prevenção e combate à violência contra a mulher, aproveitando a celebração do Dia Internacional da Mulher, que ocorre neste 8 de março. Ele fez o discurso abordando diversos aspectos da causa feminina durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife nesta terça-feira (7), e destacou a importância da luta pela igualdade de gênero.
O ato político "Mulheres nas Ruas", que está sendo organizado para denunciar o racismo, o transfeminicídio, o encarceramento em massa e a luta pela legalização do aborto, foi tema de destaque da vereadora Pretas Juntas (PSOL), na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (7). Ela fez o discurso em defesa do evento às vésperas do Dia Internacional da Mulher, comemorado amanhã, quando também ocorrerá o ato, 8 de março, e apresentou dados sobre a situação socioeconômica das mulheres no Brasil, além de declarar o compromisso com todas as mulheres da cidade. A parlamentar informou que o ato ocorrerá no Parque 13 de Maio, Centro do Recife, com concentração às 14h.
Acolher e orientar mulheres em situação de violência doméstica ou de gênero. Esse é o objetivo do Centro de Referência Clarice Lispector, criado pela Prefeitura do Recife há 20 anos. Para celebrar o aniversário do equipamento, a Câmara do Recife promoveu nesta quinta-feira (2), por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), uma reunião solene no plenário do Poder Legislativo. No evento, que foi presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), foram agraciados com homenagens às secretárias da Mulher do Recife, às coordenadoras do Centro de Referência e integrantes da Guarda Municipal.
Condições estruturais precárias, falta de profissionais e escassez de insumos. Foi esse o quadro dos laboratórios de análises clínicas públicos municipais traçado em uma audiência pública promovida na Câmara do Recife nesta quarta-feira (1º), por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL). Na ocasião, a Prefeitura adiantou que, dentre outras ações, prepara licitação para compra de maquinários e insumos, além da mudança das instalações do Laboratório Municipal de Saúde Pública Julião Paulo da Silva para outro local.
Ele é o presidente do Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo. Também é um dos fundadores da agremiação que além de arrastar uma multidão pelas ruas do Recife, desenvolve trabalhos sociais. Por tudo isso, a Câmara Municipal prestou uma homenagem ao engenheiro Rômulo Meneses, na manhã desta nesta quarta-feira (1º). A reunião solene, proposta pelos vereadores Marco Aurélio Filho (PRTB) e Alcides Cardoso (PSDB), foi prestigiada por amigos, parentes, carnavalescos e artistas, e encheu de frevo o plenário da Casa de José Mariano.