Notícias

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) enfatizou a aprovação do projeto de lei número 201/2022, de sua autoria, sobre a organização e a implementação de ações de prevenção à gravidez na adolescência e incentivo ao planejamento reprodutivo em hospitais e Unidades Básicas de Saúde que prestem serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), na Rede Pública Municipal de Saúde do Recife. O parlamentar também sugeriu que a Prefeitura implante, no Distrito Sanitário VIII, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Os assuntos foram discutidos na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (13).

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (13), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) defendeu o requerimento nº 504/2023, de sua de autoria, dirigindo indicação ao presidente da URB para que seja realizada a limpeza e restauração do memorial Gregório Bezerra, localizado na ponte Gregório Bezerra, no bairro da Ilha Joana Bezerra. O requerimento foi aprovado.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), em seu discurso realizado na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião plenária desta segunda-feira (13), enfatizou a importância de um trabalho contínuo, durante todo o ano, com os artistas brincantes. Ela citou versos da música Madeira Que Cupim Não Rói, de Capiba, e defendeu a acolhida do poder público em relação aos profissionais que atuam no Carnaval e no São João.

A Câmara do Recife concedeu, nesta segunda-feira (13), um voto de aplauso ao inspetor da Guarda Municipal José Nilton da Silva, por representar a corporação no Campeonato Brasileiro Master de Voleibol. O pedido de reconhecimento foi formulado pelo vereador Professor Mirinho (SD), que subiu à tribuna para discutir o requerimento. Em seu discurso, o parlamentar destacou as medalhas conquistadas por Silva nos anos de 2014, 2018 e 2022.

A programação e a estrutura do Carnaval do Recife de 2023, que se inicia neste fim de semana, foram o tema de um discurso proferido pela vereadora Liana Cirne (PT) nesta segunda-feira (13), na Câmara Municipal. Durante a reunião plenária, a parlamentar questionou a existência de camarotes – inclusive, do poder público – na folia e defendeu, para o Carnaval de 2024, uma programação cultural ainda mais focada em atrações locais.

Estabelecer limites técnicos aos ruídos urbanos para proteger o bem-estar e o sossego público – esse é o objetivo da lei estadual nº 12.789/2005, conhecida como Lei do Silêncio. No entanto, de acordo com participantes de uma audiência pública realizada na Câmara do Recife nesta quarta-feira (8), a legislação vem sendo utilizada para perseguir grupos religiosos de matriz africana, indígena e afro-indígena, bem como manifestações culturais como o maracatu. Promovida pela vereadora Liana Cirne (PT), a audiência pública reuniu os setores religioso, cultural e público para discutir o problema.

Apesar de reconhecer a prioridade de retirada de garimpeiros ilegais da terra indígena Yanomami, em Roraima, o vereador Luiz Eustáquio (PSB) defendeu que a operação seja feita com o acompanhamento dos governos federal e estadual. “É uma ação prioritária, mas temos que estar atentos, para evitar novas atrocidades”, afirmou, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (7).

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) discutiu o requerimento de número 119/2023, de sua autoria, concedendo voto de aplausos e congratulações, ao Centro de Referência Clarice Lispector, pelos seus 20 anos de existência. “Fico feliz em saber que toda mulher que recorreu ao Centro, até o momento, por causa de violência doméstica, ficou viva. Em março, faremos uma reunião solene para homenagear a instituição. Será uma reunião para comemorar a vida. Vida longa ao Clarice!”, disse, na reunião plenária híbrida, da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (7). O requerimento foi aprovado em plenário.

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (7), durante a reunião plenária, dois requerimentos de autoria da vereadora Natália de Menudo (PSB) que solicitam a pavimentação de ruas localizadas no bairro do Bongi, na Zona Oeste da capital. Quem fez a defesa das matérias foi o vereador Doduel Varela (PP), que opinou em favor da aprovação das propostas, afirmando que as ruas Randolfo Pinto Ferreira e Estrada do Bongi aguardam o término dos serviços pavimentação e drenagem desde os anos 1980 e 1990, respectivamente.

A aprovação de R$ 1,3 bilhão, em operação de crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a Prefeitura do Recife, para investimentos em infraestrutura e habitabilidade nas comunidades de baixa renda, foi tema do discurso do vereador Rinaldo Junior (PSB), na Câmara do Recife. Na reunião Ordinária desta terça-feira (7), o parlamentar ratificou o anúncio do prefeito João Campos (PSB) de que as obras realizadas com o crédito vão priorizar a comunidade de Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, uma das localidades mais afetadas pelas chuvas de maio de 2022.