A vereadora Dani Portela (PSOL) criticou os atos antidemocráticos realizados em todo o Brasil desde o resultado das eleições no domingo (30), após o presidente Jair Bolsonaro (PL) não ter sido reeleito. Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (7), a parlamentar ressaltou que é preciso respeitar o resultado das urnas e a democracia, “assim como foi feito em 2018”.
No grande expediente da reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (7), o vereador Ivan Moraes (PSOL) lamentou o comportamento de manifestantes que estão protestando contra o resultado das eleições presidenciais, realizadas no último dia 30. Ainda ocorre, em Pernambuco, um protesto na BR-232, em frente ao Comando Militar do Nordeste (CMNE).
Após mais de 80 anos, a capital pernambucana volta a sediar o Congresso Eucarístico, realizado pela Igreja Católica em todo o mundo. Para celebrar a importância do evento, a Câmara Municipal do Recife, numa iniciativa do vereador Felipe Alecrim (PSC), realizou uma reunião solene na manhã desta sexta-feira (4), em homenagem à Arquidiocese de Olinda e Recife por abrigar o 18º Congresso Eucarístico Nacional. O plenário da Casa de José Mariano ficou repleto de sacerdotes e fiéis católicos que acompanharam a solenidade, presidida pelo vereador Renato Antunes (PL).
Cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures e profissionais afins têm uma data oficial para celebrar suas profissões: o dia 3 de novembro. Na Câmara do Recife, esses trabalhadores receberam uma homenagem já nesta terça-feira (1º), em uma reunião solene promovida por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). Na cerimônia, presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), foram distribuídos 28 certificados comemorativos a profissionais da área da beleza.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) destacou a importância de duas datas celebradas nesta terça-feira (1º), que enaltecem ritmos musicais do Recife: o Dia do Frevo de Bloco e o início do Novembro Brega. Na reunião plenária da Câmara Municipal, o parlamentar falou da importância da valorização dos artistas da terra e reafirmou o seu compromisso com a cultura.
O vereador Doduel Varela (PP) cobrou o recapeamento asfáltico de duas ruas no bairro do Bongi, na Zona Oeste do Recife, durante a reunião Ordinária híbrida da Câmara do Recife, nesta terça-feira (1º). As ruas mencionadas pelo parlamentar foram: a rua Maria Augusta Nogueira e a rua Itapemirim. De acordo com o seu pronunciamento, na tribuna da Casa de José Mariano, as solicitações foram feitas através de requerimentos no ano passado.
Durante a reunião plenária desta terça-feira (1º), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) proferiu um discurso de crítica a setores da Prefeitura pela não execução de serviços e obras solicitados pelos vereadores por meio de requerimentos. Na tribuna da Câmara do Recife, a parlamentar discutiu um bloco de 34 dessas solicitações – todas aprovadas pelo plenário – que, segundo ela, são colhidas por meio do diálogo com a população. “A fala do povo está aqui. Precisamos dar essa devolutiva”.
Durante a reunião plenária desta terça-feira (1º), a vereadora Liana Cirne (PT) elogiou o sistema eleitoral do Brasil e enalteceu os números positivos demonstrados pela economia do país, após a eleição do ex-presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva. A parlamentar também lamentou que barreiras estejam sendo feitas por caminhoneiros em todo país diante da não aceitação das eleições que derrotaram Jair Bolsonaro, no último dia 30.
Dois dias após a proclamação dos resultados do segundo turno das eleições, o vereador Felipe Alecrim (PSC) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para parabenizar a governadora eleita, Raquel Lyra e sua vice, Priscila Krause. “Elas realizaram uma campanha eleitoral que foi capaz de fugir da polarização que alcança o País. Conseguiram reunir o apoio de diversos campos ideológicos, pois Pernambuco tinha um desejo de mudança”, avaliou, na reunião plenária híbrida realizada na manhã desta terça-feira (1º).
O resultado das eleições presidenciais de 2022 foi tema de um discurso proferido pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) na tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (1º). Durante a reunião plenária, o parlamentar afirmou que a escolha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o chefia do Executivo federal significa uma retomada dos valores democráticos do país. No pronunciamento, Moraes também criticou o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), por não ter reconhecido a derrota nas urnas até o momento.