Notícias

A proposta de construção de um novo parque no Recife, localizado no bairro do Poço da Panela, na Zona Norte, foi questionada pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), na reunião plenária da Câmara Municipal, realizada na manhã desta segunda-feira (17). “Eu deveria estar muito feliz com o empreendimento verde. Mas estou preocupado. A cidade precisa de mais parques, mas se tivéssemos uma prerrogativa de instalar um parque na cidade, esse seria ali mesmo?”, questionou. No terreno destinado ao equipamento estava prevista anteriormente a construção de uma gigantesca loja comercial. Esse projeto vinha sendo alvo de críticas dos moradores que denunciavam problemas urbanístico e ambientais que ele causaria à região.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) dirigiu-se à tribuna na manhã desta segunda-feira (16), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, para destacar a posse do novo presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Matheus Silva de Freitas. O engenheiro foi presidente na Autarquia de Mobilidade de Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC) e estava atuando como consultor técnico da Secretaria da Casa Civil.

O vereador Aderaldo Pinto (PSB) afirmou que os moradores da Vila Santa Luzia, no bairro da Torre; e do Engenho do Meio, ambos localizados na Zona Oeste, serão beneficiados com obras de melhoria na infraestrutura que serão realizadas em ruas dessas comunidades. São obras que, segundo o parlamentar, vêm atender a antigos pleitos da população.

O vereador Doduel Varela (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (17), durante a reunião plenária, para agradecer ao Poder Executivo pela execução de serviços solicitados pelo seu mandato, por meio de requerimentos. Na ocasião, o parlamentar repercutiu as respostas dadas pela Prefeitura a quatro desses pedidos, todos aprovados pelo plenário da Casa de José Mariano.

O vereador Osmar Ricardo (PT) cobrou, na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (17), o reajuste do piso salarial dos servidores da Prefeitura do Recife. Segundo ele, as negociações entre a gestão pública, o sindicato da categoria e os trabalhadores foram feitas em março, mas até o momento, o projeto de lei ainda não chegou no Poder Legislativo para ser avaliado e votado pelos parlamentares.

A instalação do grupo de trabalho envolvendo quatro comissões permanentes da Câmara Municipal do Recife, para discutir as ações de prevenção e enfrentamento ao problema da violência no ambiente escolar do Recife foi repercutida pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), na reunião plenária desta segunda-feira (17). "O grupo foi criado com o objetivo de dar respostas ao povo do Recife sobre a situação da violência", disse ele, que também é presidente da Comissão de Direitos Humanos.

O vereador Marco di Bria Júnior (PSB) tomou posse na Câmara Municipal do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (17), substituindo a vereadora Natália de Menudo (PSB), que precisou se licenciar por seis meses para tratamento de saúde. Ele ocupa a cadeira por ser o segundo suplente do partido. O parlamentar fez o juramento de posse e reafirmou o compromisso com o povo recifense, em especial, com os moradores do bairro de Santo Amaro, na Zona Norte.

“Travestis também envelhecem”. Essa foi a afirmação que serviu como o tema de uma audiência pública realizada na Câmara do Recife na tarde desta sexta-feira (14) para discutir políticas públicas específicas para as mulheres trans e travestis em processo de envelhecimento. O evento, realizado por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL), contou com a participação de representantes de movimentos sociais e da Prefeitura do Recife.

Criado para ser um jornal que falaria com as massas, ela terminou revolucionando o mercado e o jornalismo do Recife e de todo o Estado. A Folha de Pernambuco, que no dia três deste mês celebrou 25 anos de existência, foi homenageada em reunião solene da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta sexta-feira (14), por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). Contando com representantes da diretoria do jornal, além de jornalistas e colaboradores, a solenidade foi presidida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB, também presidente da Casa de José Mariano.

Com o objetivo de discutir ações necessárias para prevenir e enfrentar o problema da violência no ambiente escolar nas escolas do Recife, uma reunião pública foi realizada na manhã desta sexta-feira (14), por meio de videoconferência, tendo como tema: “Prevenção e combate à violência nas escolas - caminhos para promover a segurança e o bem-estar na comunidade escolar”. Na ocasião, houve a instalação de um grupo de trabalho formado pelas Comissões de Direitos Humanos; Educação; Segurança e Saúde. O evento foi promovido pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.