A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (14), durante a reunião plenária, a realização de uma reunião solene em homenagem às instituições que atuaram e atuam na distribuição de donativos às vítimas dos temporais que acometeram o Recife no fim do mês de maio. O evento foi requerido pelo vereador Ronaldo Lopes (PSC), que subiu à tribuna durante a discussão para salientar a necessidade de prestar reconhecimento a essas entidades.
A preocupação com o racismo ambiental – conceito que indica que populações étnicas discriminadas são as que mais sofrem os efeitos de problemas como os causados pela crise climática – está no centro de uma solicitação aprovada pela Câmara do Recife nesta terça-feira (14). De autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) o requerimento nº 6683/2022 pede à Prefeitura que indique dados como gênero e raça das vítimas dos temporais que castigaram o Recife no fim de maio deste ano. De acordo com ele, o levantamento pode nortear ações e debates sobre as injustiças ambientais presentes na cidade.
O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, foi lembrado pelo vereador Doduel Varela (PP) durante discurso na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (14). O parlamentar ressaltou a importância da doação, mas também chamou a atenção para os baixos estoques dos bancos do Estado, especialmente os do Recife e Região Metropolitana.
O trabalho infantil traz sérias consequências para o desenvolvimento humano – afeta o físico e o emocional, resulta em baixo rendimento ou abandono escolar. Estas afirmações foram feitas pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) ao destacar uma emenda, de sua autoria, que foi aprovada ao projeto de lei do Executivo que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023. "Nós temos que potencializar os nossos esforços para acelerar a erradicação do trabalho infantil", ressaltou.
Na manhã desta terça-feira (14), a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) destacou 12 requerimentos de sua autoria sobre execução de serviços à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), reformas em unidades educacionais e apelos ao Grande Recife Consórcio de Transporte para a colocação de linhas no Alto do Mandu, Zona Norte da capital pernambucana. A parlamentar pediu urgência aos assuntos durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.
Na reunião Ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (14), o vereador Alcides Teixeira Neto (PSB) repercutiu a reunião da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania que ocorreu na segunda-feira (13), e discutiu a situação das palafitas do Recife. O parlamentar também falou da visita realizada nesta terça, por um grupo de vereadores, nas palafitas do bairro de Santo Amaro, área central da cidade.
Foi para tratar sobre violência, especificamente o transfeminicídio, que a vereadora Dani Portela (PSOL) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (14). A parlamentar lamentou o caso de Atena, mulher trans, de 19 anos, assassinada no último domingo (12), em Santa Cruz do Capibaribe, no agreste de Pernambuco.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (14), o vereador Professor Mirinho (SD) salientou o atendimento da Prefeitura à solicitação dos moradores, através de seu mandato, para requalificação das ruas Varsóvia e Manoel Serafim Couto, na Imbiribeira, Zona Sul da cidade. Ele ressaltou que esses serviços melhoram a qualidade de vida das pessoas.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) pediu, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (14), a contratação de profissionais de saúde para as unidades de saúde pediátricas da cidade, devido à superlotação dos hospitais. "Passei o fim de semana inteiro recebendo mensagens e vídeos de colegas pediatras das unidades de saúde do Recife clamando por ajuda", lamentou.
Dois projetos de lei de autoria do vereador Paulo Muniz (SDD) foram aprovados em primeira discussão na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta terça-feira (14), pela Câmara Municipal do Recife, revogando leis municipais vigentes. “Estamos fazendo um esforço, no meu gabinete, para identificar as legislações que não fazem mais sentido existir. Seja pelo excesso de burocracia ou porque elas estão travando a economia. Ao revogar, estamos facilitando a vida de novos empreendedores e permitindo que o Recife volte ao ritmo de crescimento”, afirmou o parlamentar, ao discutir suas propostas.