Notícias

A obrigatoriedade da veiculação de mensagens de combate à violência contra a mulher e à exploração sexual de crianças e adolescentes, nos shows que forem realizados no município do Recife, é o conteúdo do projeto de lei (PLO) número 48/2021, de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), que foi aprovado pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (9). Ao debatê-lo, a parlamentar ressaltou a simbologia de sua proposição ser aprovada este mês. “Estamos comemorando 16 anos da Lei Maria da Penha, que é um marco no enfrentamento à violência contra a mulher. Tivemos muitos avanços nas políticas públicas, mas precisamos de outros, para construirmos de fato uma sociedade menos machista e menos preconceituosa”.

O vereador Felipe Alecrim (PSC) destacou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (9), o requerimento de sua autoria que solicita a retirada de fios e cabeamentos em excesso na cidade. Na ocasião, o parlamentar destacou a poluição visual e os riscos à população. "Os fios pesam mais que a capacidade que os postes têm de suportar e ainda ficam pendurados ao alcance de crianças", disse.

Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (9), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) salientou o Dia Municipal de Combate às Drogas, que é celebrado anualmente em 12 de agosto. O parlamentar lembrou tratar-se de uma lei municipal de sua autoria e ressaltou a importância de promover atividades para marcar a data, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e cuidados.

“Só o Compaz não adianta”. Com essas palavras, o vereador Professor Mirinho (SD) defendeu a destinação de recursos públicos municipais para iniciativas contra a violência e de prevenção ao abuso de drogas que vão além dos Centros Comunitários Pela Paz (Compaz). De acordo com o parlamentar, é preciso que os cofres públicos apoiem projetos sociais realizados por entidades privadas no município.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife recebeu, na reunião desta segunda-feira (8), uma comissão de moradores de Jardim Monte Verde, na Zona Sul da cidade, e a secretária executiva de Direitos Humanos da Prefeitura do Recife. Em pauta, as dificuldades enfrentadas pela comunidade após as fortes chuvas. Jardim Monte Verde foi o local que teve mais pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade e Região Metropolitana em maio deste ano.

No plenário da Casa de José Mariano, na noite desta segunda-feira (8), o vereador Hélio Guabiraba (PSB) concedeu a entrega da Medalha de Mérito José Mariano ao deputado federal Felipe Carreras. A vereadora Natália de Menudo (PSB) presidiu a solenidade que contou com a presença de diversos políticos, familiares e amigos de Carreras.

Em Pernambuco, apenas metade das crianças foi vacinada contra a poliomielite, doença que também é conhecida como paralisia infantil. O percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde é que o índice esteja acima de 90% para evitar o retorno da doença. Foram dados trazidos ao plenário da Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (8), pelo vereador e também médico Tadeu Calheiros (Podemos) ao exaltar o início de uma campanha nacional em vigor. “Quero convidar a todos que levem seus filhos aos postos da cidade porque é uma doença que afeta a vida não só da pessoas acometidas, mas da família inteira. Então precisamos reforçar essa campanha que começa”.

Em reunião Ordinária da Câmara do Recife, realizada nesta segunda-feira (8), o vereador Ronaldo Lopes (PSC) expôs a situação vivida pelas crianças que estudam na Escola Municipal Córrego da Bica, no bairro do Passarinho, Zona Norte do Recife. De acordo com ele, os alunos estão desde o mês de maio com as atividades prejudicadas por causa de um muro de arrimo que cedeu.

A vereadora Dani Portela (PSOL) abordou assuntos durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (8), que tratam de racismo e feminicídio. Ela lamentou dois casos ocorridos durante o fim de semana na capital pernambucana: o assassinato de uma mulher por seu namorado e uma abordagem policial violenta praticada contra um jovem negro.