Notícias

O Dia Municipal do Porteiro do Recife é comemorado em 9 de junho. A data celebra os profissionais que recebem as pessoas, zelam pela segurança e funcionamento dos prédios comerciais e residenciais. Autor da lei, o vereador Rinaldo Junior (PSB) fez questão de promover uma reunião solene para homenagear a categoria. Na manhã desta quinta-feira (9), no plenário, 28 profissionais receberam um certificado de Honra ao Mérito. O primeiro-secretário da Casa, vereador Eriberto Rafael (PP), presidiu o evento.

Uma reunião solene promovida no plenário da Câmara do Recife nesta quarta-feira (8) prestou homenagens àqueles que fazem o segmento de música gospel pernambucano. Proposto pelo vereador Júnior Tércio (PP), o evento ocorre após a aprovação da lei municipal nº 18.889, de autoria do parlamentar, que torna a música gospel patrimônio imaterial recifense. A cerimônia, presidida pelo vereador Felipe Alecrim (PSC), agraciou 20 nomes do setor.

A Comissão de Igualdade Racial e Enfrentamento ao Racismo aprovou o projeto de lei Ordinária (PLO) 374/2021, que proíbe homenagens, por meio da utilização de expressão, figura, desenho ou qualquer outro sinal relacionado à escravidão ou a pessoas que participaram de movimentos eugenistas. A aprovação ocorreu em reunião realizada por meio virtual na tarde desta quarta-feira (8), sob a presidência da vereadora Dani Portela (PSOL), e contou com a presença do vereador Luiz Eustáquio (PSB).

O vereador Renato Antunes (PL) recebeu 31 alunos do Colégio Pontual, do Ensino Fundamental II, na manhã desta quarta-feira (8), no plenário da Câmara do Recife, tendo como objetivo proporcionar uma imersão no Poder Legislativo. O parlamentar vem promovendo o projeto Cidadania onde os estudantes podem experimentar como é uma reunião plenária e saber como a Câmara funciona. Dessa forma, os alunos vivenciaram a experiência de serem vereadores e vereadoras por um dia.

Criar, em cada escola pública ou privada localizada no Recife, uma Comissão de Conscientização, Prevenção e Enfrentamento da Violência e Promoção dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes. É esse o objetivo do projeto de lei nº 137/2022, cujo parecer pela aprovação foi acatado pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal nesta terça-feira (7), em reunião híbrida. O colegiado é presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos).

Cinco projetos de lei, sendo quatro de autoria dos vereadores (PLO) e um do Executivo (PLE) foram aprovados e outros cinco foram distribuídos para análise e emissão de pareceres pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, que realizou reunião virtual na tarde desta terça-feira (7). Entre as proposições, destacou-se o PLO 94/2022, do vereador Doduel Varela (PP), que assegura a isenção da tarifa de transporte coletivo público urbano no município do Recife às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A proposição ainda precisa da aprovação em plenário.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) voltou a acusar o presidente Jair Bolsonaro de “estelionato eleitoral” dizendo, no plenário da Câmara Municipal do Recife, que ele não teria dito a verdade ao anunciar que vai liberar R$ 1 bilhão para o Recife, recursos a serem gastos com obras de morros e áreas de risco. “Eu apurei os fatos e trouxe números para apresentar. O Governo Federal dificilmente vai liberar esses recursos, pois está em dívida com a população do Recife”, disse, na reunião plenária híbrida desta terça-feira (7). Para reforçar a sua opinião, repercutiu matéria publicada na edição de hoje do Diario de Pernambuco, dizendo que o Recife deixou de receber R$ 100 milhões de recursos do Governo Federal para obras de contenção de encostas em áreas de risco.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) discutiu um conjunto de requerimentos que tratam de obras que ele considera prioritárias para a população neste momento de fortes chuvas no Recife. “Sei que muitas iniciativas estão sendo tomadas pelo prefeito João Campos, todas elas direcionadas para cuidar do povo que está sofrendo. Mas não tenho dúvida, no entanto, que muitas outras ações ainda precisam ser feitas”, afirmou, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (7).

O vereador Felipe Alecrim (PSC) repercutiu a situação de caos provocada pelas chuvas no Recife durante a reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (7). “Inicio, prestando solidariedade às famílias afetadas nesta tragédia. Até o presente, já foram registradas 129 mortes em Pernambuco, há milhares de desabrigadas, e muitas pessoas que perderam tudo nessa tragédia anunciada”.

Aliar o fomento à cultura ao longo do ano inteiro e a preparação municipal contra emergências. É esse o objetivo de uma ideia sugerida pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos), por meio do requerimento nº 6719/2022, e aprovado pela Câmara Municipal nesta terça-feira (7). O parlamentar se pronunciou na tribuna durante a reunião plenária para defender a matéria, que trata da implantação de centros culturais distribuídos pela cidade e que podem servir de abrigo para a população afetada por calamidades públicas.