Notícias

O vereador Alcides Cardoso (PSDB) dirigiu-se à tribuna durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (20), para tecer críticas à saúde municipal no que se refere às licitações realizadas durante o auge da pandemia do coronavírus, na gestão passada. “São sete inquéritos da Polícia Federal junto com o Ministério Público Federal, um julgamento de mais de 43 auditorias do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) e pelo menos mais cinco inquéritos do Ministério Público de Pernambuco”.

O vereador Ronaldo Lopes (PSC) cobrou o abastecimento de água da Compesa para a população da Zona Norte do Recife, em especial ao bairro de Passarinho, com destaque às comunidades do Córrego, Alto da Loura, Alto do Marreco, Alto da Telha, Carroceiro e Comunidade Frei Damião. Ele disse, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (20), ter enviado um ofício à Compesa pedindo a solução dos problemas.

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) discutiu o requerimento de sua autoria, nº 7105/2022, dirigindo indicação ao prefeito do Recife no sentido de nomear os candidatos aprovados no concurso nº 001/2019, da Secretaria de Saúde, para os cargos de nutricionista 30h e 40h. O assunto foi debatido na tribuna, na manhã desta segunda-feira (20), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.

Uma indicação à presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), Marília Dantas, foi feita pelo vereador Doduel Varela (PP), para que ela providencie a recuperação asfáltica no trecho da Estrada dos Remédios com a Rua Tabaiares, no bairro da Ilha do Retiro. A solicitação foi feita através do requerimento número 7377/2022, de autoria do parlamentar, que foi debatido e aprovado na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta segunda-feira (20), pela Câmara Municipal do Recife.

A vereadora Michele Collins (PP) discutiu e aprovou o requerimento de número 7201/2022, de sua autoria, que concede voto de aplausos e congratulações ao Hospital Maria Lucinda, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Pernambuco. “Esse hospital foi criado no dia 9 de junho de 1929 e este mês completou 93 anos. Ele continua construindo sua história e prestando um serviço de excelência, face à abnegação dos seus dirigentes e colaboradores”, disse, na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta segunda-feira (20), pela Câmara Municipal do Recife.

Sob a presidência da vereadora Liana Cirne (PT), a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal do Recife realizou reunião híbrida na manhã desta segunda-feira (20), quando analisou sete projetos de lei Ordinária (PLO), entre os quais aprovou cinco e pediu vistas dos outros dois. Além da vereadora Liana Cirne, participaram da reunião a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e o vereador Rinaldo Junior (PSB).

Por meio de videoconferência, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião, na manhã desta sexta-feira (17), para analisar dois projetos lei. O primeiro, de autoria do Executivo, nº 16/2022, pretende instituir o Programa Primeiras Letras, que tem como objetivo garantir a alfabetização das crianças na idade certa. A matéria recebeu parecer pela aprovação. A segunda proposição analisada foi rejeitada. O presidente do colegiado, vereador Samuel Salazar (MDB), e os vereadores Marco Aurélio Filho (PRTB) e Joselito Ferreira (PSB) deram andamento aos trabalhos.

Para homenagear mulheres que promovem projetos sociais ou iniciativas de destaque no Recife, o vereador Eriberto Rafael (PP) promoveu reunião solene em homenagem às “mulheres que iluminam”, nesta quinta-feira (16), dando destaque ao trabalho desenvolvido por 33 delas, que receberam placas comemorativas. “Em meio a um momento tão desafiador que nossa cidade está passando, eu fico muito feliz de homenagear mulheres que desenvolvem um trabalho tão importante. O objetivo desta homenagem também é usar a Câmara de Vereadores do Recife como uma caixa de ressonância, dar visibilidade a esse trabalho tão necessário e atrair novos parceiros para seus projetos”, justificou o parlamentar.

Dois projetos de autoria da Prefeitura que têm como objetivo criar mecanismos para fazer a educação do Recife avançar foram analisados nesta quinta-feira (16) pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal. Presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), o grupo acatou os pareceres pela aprovação concedidos aos projetos de lei do Executivo nº 14/2022, que cria o Bônus de Desempenho Educacional (BDE), e nº 16/2022, que institui o programa Primeiras Letras.

Em encontro extraordinário por videoconferência nesta quinta-feira (16), a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal do Recife aprovou o projeto de lei do Executivo 22/2022, que dispõe sobre a obrigatoriedade de bares, restaurantes, casas noturnas, casas de shows, estabelecimentos comerciais, shopping centers, cinemas e eventos culturais afixarem cartazes com informações sobre os serviços de atendimento à mulher em situação de violência de gênero. Estiveram presentes o presidente do colegiado, vereador Luiz Eustáquio (PSB), e o vereador Alcides Teixeira Neto (PSB).