Notícias

O vereador Rinaldo Junior (PSB) cobrou da empresa de vigilância B1 o pagamento do salários dos funcionários que prestam serviço nas unidades de saúde da capital pernambucana. O pronunciamento do parlamentar foi realizado na plenária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (16). “Durante toda a semana, recebi diversas denúncias de trabalhadores e que até nesse dia de hoje, ainda não receberam os seus salários. São trabalhadores que prestam serviços à Secretaria de Saúde e são funcionários da empresa B1 Vigilância. Eu já subi à tribuna para cobrar salários atrasados dessa mesma empresa e esse absurdo tem que ter fim. Peço encarecidamente para que a Prefeitura do Recife aplique as multas previstas em contrato”.

O São João do Recife, que iniciou as festividades na quinta-feira, 12 de junho, foi destacado pelo vereador Chico Kiko (PSB), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (16). “Quem circulou no Recife neste final de semana constatou que a cidade foi transformada em um imenso arraial colorido e cheio de animação. Serão 17 dias com 1.200 apresentações em 14 polos, além do já tradicional Sítio da Trindade, a Avenida Rio Branco e o Pátio de São Pedro", disse o parlamentar. "Investir na cultura não é só diversão, é fortalecer a tradição e fazer a economia circular gerando emprego e renda para a população, para garantir que o recifense curta as festas com conforto e tranquilidade. A Prefeitura do Recife mobilizou cerca de 20 Secretarias e órgãos municipais, envolvendo mais de quatro mil servidores”, detalhou.

Ao debater o requerimento de número 5240/2025, de sua autoria, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) disse que a missão da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco “é nobre, pois assegura o acesso à justiça de forma integral e gratuita, promovendo cidadania, igualdade social e esperança” para os mais vulneráveis. O vereador Samuel Salazar também participou do debate, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (16).

O vereador Gilson Machado Filho (PL) repercutiu, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, desta segunda-feira (16), a prisão do pai, na semana passada, por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. “Este é o discurso mais importante que faço. E faço como filho que teve o pai arrancado de casa na sexta-feira pela manhã. Ele foi preso sem roubar, sem matar, sem crime de corrupção, sem roubar velhinhos do INSS. Ele foi preso por perseguição política, sem prova alguma. Alegaram que ele tentou tirar passaporte português para Mauro Cid, mas era para meu avô, de 85 anos. Vocês têm ideia do que estamos vivendo no País? As delações de Mauro Cid caíram e o Ministro quer incriminá-lo de toda forma. O Ministro pegou e resgou a Constituição”. Gilson Machado foi preso e liberado, no mesmo dia, por suspeita de tentar emitir passaporte português para o ex-ajudante de ordens Mauro Cid.

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (16), a vereadora Kari Santos (PT) salientou ações do seu mandato junto á Comunidade do Bode, no bairro do Pina, Zona Sul da cidade, que resultaram em três requerimentos apresentados e aprovados na Casa, direcionados à Prefeitura. Segundo a parlamentar, há obras atrasadas nas principais ruas da comunidade que impactam a vida dos moradores e comerciantes por causa de entulho, lixo, esgoto a céu aberto, entre outros problemas. “Hoje, eu subo à tribuna mais uma vez para fazer um apelo à Prefeitura para que possa executar os requerimentos que apresentei a essa Casa, porque a Comunidade do Bode clama por socorro”, destacou.

Nesta sexta-feira (13), sob a presidência do vereador Eduardo Mota (PSB) e com a presença dos vereadores Rodrigo Coutinho (Republicanos) e Eduardo Moura (Novo), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara do Recife reuniu-se de forma híbrida. O colegiado realizou a análise e aprovação de quatro proposições, sendo dois projetos de lei do Executivo (PLE) e dois projetos de lei Ordinária (PLO), além da distribuição de outras três propostas.

A Universidade de Pernambuco (UPE) chega aos 60 anos de história consolidando-se como uma instituição comprometida com o desenvolvimento de ações que promovem o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação e a assistência aos cidadãos, com atuação em todas as regiões do Estado. Por isso, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na noite desta quinta-feira (12), por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), para festejar a instituição que hoje se constitui como patrimônio da população pernambucana. Um grupo de numerosas pessoas ligadas à UPE foi homenageado com a entrega de diplomas.

A Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância da Câmara do Recife promoveu a sua primeira reunião de trabalho nesta quinta-feira (12), na Sala das Comissões da sede do Poder Legislativo. Na ocasião, o grupo – que tem como representante a vereadora Flávia de Nadegi (PV) – recebeu a secretária-executiva da Primeira Infância do Recife, Luciana Lima, para tratar das ações do Poder Executivo na área.

A primeira reunião da Frente Parlamentar de Inovação Tecnológica, Tecnologia da Informação e das Economias Criativa, Compartilhada e Colaborativa da Câmara do Recife aconteceu nesta quinta-feira (12), na sala das comissões, de forma híbrida. O representante da Frente, vereador Zé Neto (PSB), fez a apresentação do objetivo e propostas de programação a serem realizadas pelo grupo e debateu eixos de atuação. Também participaram da reunião os vereadores Samuel Salazar (MDB), Rodrigo Coutinho (Republicanos) e Alef Collins (PP).

Uma audiência pública foi realizada na manhã desta quinta-feira (12), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, para tratar dos desafios da segurança pública no Bairro de Boa Viagem, Zona Sul da cidade. O evento foi promovido pelo vereador Thiago Medina (PL) e contou com a participação de moradores da área, além dos vereadores Eduardo Moura (Novo) e Luiz Eustáquio (PSB).