“Legaliza! Remédio, trabalho e renda para quem precisa”. É essa a mensagem de uma série de outdoors posicionados no Recife neste mês pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), em prol da legalização da Cannabis, gênero de plantas popularmente conhecidas como maconha. A propaganda foi alvo de comentários do vereador Júnior Tércio (PP), que subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (18) para tecer críticas ao colega.
O vereador Rinaldo Junior (PSB) dirigiu-se à tribuna, na manhã desta segunda-feira (18), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, para comemorar que o Recife foi o destino mais procurado pelos turistas no último feriado da Semana Santa. “A capital pernambucana mostra mais uma vez o seu potencial”.
Ao visitar a sede da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (18), o vereador Joel Rangel, da Câmara Municipal de Vila Velha, no Espírito Santo, defendeu que “o brasileiro precisa entender o papel das câmaras municipais e valorizar a atuação do Poder Legislativo Municipal”. Ele foi recepcionado na Sala da Presidência, pelo presidente em exercício da Casa de José Mariano, vereador Hélio Guabiraba (PSB).
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife realizou reunião virtual na tarde desta quarta-feira (13), quando analisou 15 projetos de lei Ordinária (PLO), entre os quais aprovou cinco e pediu vistas de outros dois. A reunião foi comandada pelo vereador Felipe Francismar (PSB) e contou com as presenças dos vereadores Samuel Salazar (MDB) e Fabiano Ferraz (Avante).
Presidida pelo vereador Felipe Francismar (PSB), a Comissão Mista sobre o Julgamento das Contas do Poder Executivo promoveu uma reunião nesta quarta-feira (13) para discutir o parecer relativo ao exercício financeiro de 2011 da Prefeitura do Recife. Relatado pelo vereador Samuel Salazar (MDB), o parecer opina pela aprovação, com ressalvas, das contas do período, de responsabilidade do ex-prefeito João da Costa (PT).
Uma proposta que visa a instituir as bases para uma Política de Diagnóstico de Depressão Pós-Parto nas redes pública e privada de saúde do Recife teve o seu parecer pela aprovação acatado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, em reunião promovida nesta terça-feira (12). Presidido pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), o grupo se reuniu no plenarinho da Câmara do Recife para deliberar sobre esse e outros três projetos em tramitação na Casa.
Sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes realizou reunião híbrida na tarde desta terça-feira (12), quando decidiu que os encontros do colegiado passarão a ocorrer, a partir de agora, quinzenalmente e não mais semanalmente. Foram analisados 19 projetos de lei Ordinária (PLO), entre os quais 14 foram aprovados e dois rejeitados. Mais um recebeu pedido de vistas; outros dois foram retirados de pauta.
A Câmara do Recife promoveu nesta terça-feira (12), no plenário da Casa de José Mariano, uma reunião solene para marcar o Dia do Exército, comemorado anualmente em 19 de abril. O evento, requerido pelo vereador Renato Antunes (PSC) celebrou a instituição militar por meio de uma homenagem concedida ao Comandante Militar do Nordeste, o general Richard Fernandez Nunes. A solenidade foi presidida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos).
Assistência humanizada nos procedimentos do pré-natal, do trabalho de parto e do pós-parto, em todos os estabelecimentos de saúde que integram a rede de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) do Recife. É esse o objetivo do projeto de lei nº 336/2021, que tramita na Câmara Municipal e que teve um parecer positivo aprovado pela Comissão de Saúde da Casa. Presidido pela vereadora Natália de Menudo (PSB), o colegiado promoveu uma reunião extraordinária de forma híbrida nesta terça-feira (12).
A vereadora Dani Portela (PSOL) abordou e defendeu o requerimento de número 1497/2022, de autoria de Liana Cirne (PT), que solicita a transcrição nos anais da Casa do artigo "Derrotar forças obscurantistas para pautas estratégicas voltarem à vida nacional". Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (12), a parlamentar explicou que tais forças obscurantistas são originadas no governo Federal.