A Câmara Municipal do Recife dá o exemplo de compromisso para com a população e em defesa da saúde, pois está aberta em plena terça-feira de Carnaval, com os parlamentares e servidores trabalhando. Essa foi a síntese do discurso do vereador Renato Antunes (PSC), ao ocupar a tribuna, durante a reunião plenária híbrida realizada na manhã desta terça-feira (1º).
O vereador Doduel Varela (PSL) pediu a realização de concurso público para aumentar o efetivo da guarda municipal e também fez a defesa do uso de arma de fogo, pela categoria, em discurso realizado na reunião plenária híbrida que a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta terça-feira (1º). “Peço, como agente da guarda municipal que já fui, durante 17 anos, que tenhamos mais empatia por essa categoria. E que o prefeito João Campos direcione o seu olhar para esses bravos servidores públicos”, disse.
O assassinato de um jovem de 17 anos de idade no bairro da Imbiribeira motivou um discurso proferido pelo vereador Waldomiro Amorim (SD) nesta terça-feira (1º) sobre a importância da prevenção à violência. Durante a reunião plenária da Câmara Municipal, o parlamentar afirmou que o caso, ocorrido na semana passada, salienta a necessidade dos projetos sociais voltados para crianças e adolescentes.
A dificuldade que as famílias estão tendo para realizar a matrícula na rede pública municipal de ensino e como os pais podem fazer diretamente as inscrições escolares foram temas abordados pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (1º), a parlamentar destacou medidas que estão sendo tomadas pela Secretaria de Educação da Cidade.
Segundo a vereadora Dani Portela (PSOL), o mês de março é marcado internacionalmente por uma agenda de lutas das mulheres na busca por um mundo mais justo e igualitário. A parlamentar citou ações que serão direcionadas visando maior igualdade. O assunto foi tema do discurso da parlamentar na manhã desta terça-feira (1º), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife.
Na tarde desta segunda-feira (28), via videoconferência, a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania distribuiu dez projetos de lei. O Dia Mundial da Doença Rara, lembrado anualmente no último dia de fevereiro foi tema de debate no colegiado em um momento da reunião. A presidente da Comissão, vereadora Michele Collins (PP), além de Ivan Moraes (PSOL) e Joselito Ferreira (PSB), deram andamento aos trabalhos.
No que seria a comemoração da segunda-feira de Carnaval, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) lembrou do Dia Mundial das Doenças Raras, comemorado todo 28 de fevereiro. Nesta segunda-feira (28), na Câmara do Recife, o parlamentar criticou o rol taxativo da Agência Nacional de Saúde (ANS) que teve pedido de vista no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pretende alterar pontos da Lei dos Planos de Saúde.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (28), durante a reunião plenária, para fazer uma defesa do armamento da Guarda Municipal da capital. O parlamentar repercutiu um homicídio ocorrido no interior Centro POP Glória, no bairro de Santo Amaro, na última quinta-feira (24) – na ocasião, coube a um guarda desarmado realizar a apreensão do suposto agressor.
A defesa da guarda municipal armada foi feita pelo vereador Osmar Ricardo (PT), na reunião plenária híbrida, realizada na manhã desta segunda-feira (28), pela Câmara Municipal do Recife. “Eu sou contra armar o povo, mas quem exerce a função de cuidar do patrimônio público e da vida das pessoas tem que ter armas e ser preparado para usar o armamento. Mas, quanto a isso, a Prefeitura do Recife sequer demonstra o desejo de vir a fazer, deixando a desejar”, disse.
Em crítica feita ao Poder Executivo, o vereador Felipe Alecrim (PSC) cobrou, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Recife, na manhã desta segunda-feira (28), uma maior atenção da Prefeitura Municipal com a educação. “A Prefeitura não deu resposta sobre o piso salarial dos professores e a infraestrutura da maioria de escolas e creches não é adequada. Além disso, há famílias que não estão conseguindo matricular as crianças na rede pública”, afirmou.