O ano fiscal de 2021 iniciou com várias expectativas positivas, tendo em vista o avanço da vacinação contra a covid-19, mas acabou diferente do que se imagina. No entanto, os dados apresentados pela secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer, em audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife realizada nesta quarta-feira (23), mostram que mesmo com todas as dificuldades, a Prefeitura conseguiu se sair bem tendo uma boa redução nas despesas.
O frevo, ritmo que embala os carnavais da capital pernambucana, teve um dia reservado especialmente na Câmara Municipal do Recife. Foram homenageados 52 nomes que levam o ritmo aos quatro cantos, dentre artistas, agremiações, personalidades, emissoras de rádio e instituições, na manhã desta quarta-feira (23), em uma reunião solene intitulada Dia do Frevo. O evento foi promovido pela Comissão Especial sobre a Retomada do Carnaval, São João e demais Grandes Eventos do Recife, presidida pelo vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), e conduzido pelo presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PRTB).
A gestão do número de vagas na rede de ensino mantida pela Prefeitura do Recife será o tema da próxima reunião pública da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal. Presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), o grupo discutiu nesta terça-feira (22) alguns detalhes da preparação do debate, que deve acontecer em 24 de março.
“Quem arranca essas placas quer tirar de nós a memória de tudo o que passamos recentemente. Quer tirar de nós essa luta de milhares de famílias que não tiveram direito de enterrar os corpos dos seus filhos”. Com essas palavras, a vereadora Dani Portela (PSOL) deixou nesta terça-feira (22), na tribuna da Câmara do Recife, o seu apoio à apuração dos atos de vandalismos contra as placas de homenagem a desaparecidos políticos no Memorial Tortura Nunca Mais, localizado no bairro da Boa Vista. O requerimento, feito pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e dirigido ao procurador geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, foi aprovado pela Câmara durante a reunião plenária.
O vereador Osmar Ricardo (PT) teceu críticas ao Governo do Estado de Pernambuco e defendeu a greve da Polícia Civil. Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (22), o parlamentar disse que o servidor público tenta dialogar com o governo para buscar alternativas para os problemas. "O que a gente vê nas delegacias é um abandono, banheiro sem funcionar, algumas delegacias sem portas. A situação dos policiais é muito precária", afirmou.
Na reunião Ordinária desta terça-feira (22), o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) relembrou algumas sugestões propostas por ele, através de requerimentos, que objetivam evitar possíveis desastres comumente causados pelas chuvas na cidade. Na Câmara do Recife, o parlamentar lamentou a tragédia ocorrida em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, com 178 mortes causadas pelas chuvas que devastaram a cidade no último dia 15.
A situação da segurança pública em um bairro da Zona Norte do Recife foi tema de um discurso proferido pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos) na tribuna da Câmara Municipal nesta terça-feira (22). Durante a reunião plenária, o parlamentar afirmou que o bairro das Graças sofre com assaltos constantes e necessita de maior policiamento ostensivo. Na ocasião, Calheiros associou o problema a um baixo quantitativo de agentes nos quadros policiais.
Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (22), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) destacou o requerimento número 1176/2022, de sua autoria, dirigindo apelo à Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco para que seja apurado o caso de vandalismo nas placas que homenageiam os desaparecidos políticos, no Memorial Tortura Nunca Mais, na Rua da Aurora, área central do Recife. A parlamentar destacou a importância da memória para o fortalecimento da democracia e a construção dos direitos humanos para manter a integridade do cidadão e da cidadã. Ela também destacou a importância do projeto de lei número 248/2021, de sua autoria, que foi aprovado em primeira votação na Casa.
Reajuste salarial de 33% com repercussão nas 15 categorias do magistério municipal. Esse é o pedido dos professores da rede pública do Recife, que se encontram em estado de greve – isto é, em um processo de debate e mobilização – desde o dia 10 de fevereiro. A situação foi repercutida na tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (22), durante a reunião plenária, pela vereadora Liana Cirne (PT). De acordo com a parlamentar, caso a lei que estabelece o piso salarial dos professores não seja cumprida pelo Executivo, o risco é que a mobilização evolua para a deflagração de uma greve.
Segundo a vereadora Liana Cirne (PT), os salários dos jornalistas do Diario de Pernambuco estão atrasados desde o início do ano. A parlamentar lamentou a situação da categoria na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta terça-feira (22). “Esses profissionais valorosos que prestam serviços importantes, principalmente em tempos que combatemos fake news, desde 2017 enfrentam uma crise no Diario de Pernambuco. Um jornal tradicional e considerado o mais antigo em circulação na América Latina".