Notícias

Na reunião Ordinária desta terça-feira (7), da Câmara do Recife, o vereador Dilson Batista (Avante) destacou o requerimento de sua autoria que pede ao prefeito João Campos (PSB) que uma mulher se torne comandante da Guarda Municipal do Recife. Ele explicou que a solicitação subscreve o projeto político do Executivo de colocar mulheres nas funções de gerenciamento na cidade.

A Câmara do Recife rejeitou nesta terça-feira (7) um requerimento da autoria da vereadora Michele Collins (PP) que solicitava à Prefeitura a não realização do carnaval nos meses de fevereiro e março de 2022. Alvo de intenso debate na reunião plenária remota, a matéria foi discutida na tribuna virtual pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB). A parlamentar ressaltou a necessidade de aguardar as conclusões da Comissão Especial que analisa o tema – e salientou a urgência de um plano de auxílio para os que trabalham no festejo.

O vereador Renato Antunes (PSC) comentou, na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife desta terça-feira (7), o requerimento da vereadora Michele Collins (PP) que pede o cancelamento do carnaval no Recife em 2022. Ele enalteceu a campanha do 'Fique em casa' em respeito às famílias dos 615 mil brasileiros que morreram em decorrência da pandemia da covid-19 até o momento.

Nesta terça-feira (7), a Câmara do Recife rejeitou o requerimento nº 12039/2021, que solicitava a não realização do Carnaval nos meses de fevereiro e março de 2022. De autoria da vereadora Michele Collins (PP), a proposta foi discutida por diversos parlamentares, dentre os quais, a vereadora Liana Cirne (PT). Ao votar contra o requerimento, ela justificou que é preciso aguardar os debates da Comissão Especial que discute o assunto – e não deixou de fazer um alerta para o risco de uma dominação dos festejos elitizados no ano que vem.

O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) discordou do requerimento da vereadora Michele Collins (PP) que pede o cancelamento do carnaval do Recife, em fevereiro e março de 2022, em decorrência da pandemia da covid-19. Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (7), o parlamentar afirmou que, caso o requerimento fosse aprovado, a Casa estaria "colocando abaixo todo o diálogo necessário sobre o tema", tendo em vista a recente instalação da Comissão Especial sobre a Retomada do Carnaval, São João e demais Grandes Eventos que vem se reunindo e discutindo com diversas áreas as possibilidades dos festejos de Momo.

“Aos pés da imaculada Conceição do Morro, somos todos irmãos”. Esse é o tema da 117ª edição da Festa do Morro, que todos os anos celebra Nossa Senhora da Conceição. A escolha foi enaltecida nesta terça-feira (7) pela vereadora Liana Cirne (PT), que repercutiu a celebração em um discurso proferido durante a reunião plenária remota da Câmara do Recife.

Ao fazer apelo para que a vereadora Michele Collins (PP) retirasse da Ordem do Dia o requerimento que pedia o cancelamento do carnaval de 2022, o vereador Eriberto Rafael alertou que esse tema precisa de aprofundamento nas comissões. Ele entende que a votação da matéria proposta pela vereadora, no momento em que a Câmara Municipal do Recife já tem um colegiado para tratar especificamente do assunto, significava um apequenamento do trabalho parlamentar. “O que poderia sair desta votação seria a repercussão de quem foi a favor do carnaval. E o nosso objetivo, aqui, é fazer um trabalho sério e mais amplo”, disse, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (7).

O vereador Rinaldo Junior (PSB) debateu o requerimento número 12039/2021, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), dirigindo indicação ao prefeito João Campos, para que não tenha carnaval no Recife em fevereiro e março de 2022, em decorrência da covid-19. “Essa discussão tem que ser sobre a questão sanitária, mas também focar no fomento da cultura e, principalmente a sobrevivência de quem faz cultura do Recife”, lembrou, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (7).

Na reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife desta terça-feira (7), o vereador Paulo Muniz (Solidariedade) destacou um projeto que está elaborando, chamado de 'Revogaço', para revogar algumas leis em vigor e "combater o excesso de burocraria". O parlamentar afirmou já ter conversado com parlamentares de outros municípios do país que já propuseram a mesma medida para agregar exemplos de como fazer na prática.

O déficit de vagas nas creches municipais e a atenção à educação na primeira infância. Foram os assuntos abordados pela vereadora Dani Portela (PSOL) durante reunião Ordinária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (7). A parlamentar destacou já ter discutidos os temas anteriormente, tendo, inclusive, promovido uma audiência pública, no mês de agosto. “A educação infantil é um direito fundamental garantido pela Constituição de 1988”, ressaltou.