A vereadora Liana Cirne (PT) repudiou cenas exibidas pelo programa da TV Record, 'A Fazenda', após ter acontecido um suposto caso de estupro no reality no último sábado (25). A parlamentar também registrou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27), os bons resultados decorrentes de requerimentos feitos para o Posto de Saúde do Engenho do Meio.
Em discussão de dois requerimentos de sua autoria, a vereadora Dani Portela (PSOL) fez um apelo destinado às Secretarias da Mulher estadual e municipal para a criação de um observatório da violência contra a mulher. Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (27), a parlamentar apontou que os dados de violência contra a mulher só aumentam em Pernambuco e a pandemia foi um fator que potencializou as violências sofridas.
Dois episódios de violência contra a mulher estiveram no centro de um discurso proferido pelo vereador Paulo Muniz (SD) nesta segunda-feira (27). Durante a reunião plenária remota da Câmara do Recife, o parlamentar repercutiu um caso de agressão sexual ocorrido contra uma participante de um programa televisivo brasileiro, além de uma ameaça feita pela Internet contra a deputada federal Tabata Amaral (PSB). Na ocasião, ele também convidou os parlamentares a participarem de uma audiência pública promovida por seu mandato para discutir a violência no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da capital.
Na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta segunda-feira (27), a vereadora Liana Cirne (PT) esclareceu que não há perseguição religiosa, mas sim de garantia de sobrevivência dos povos e da cultura indígenas, a decisão da lavra do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, no âmbito do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6622, ajuizada pelo PT. “É importante compreender o objeto da ADI que está subjudice no STF. Ela tem por objetivo impedir as missões religiosas nos territórios indígenas isolados”, disse.
No grande expediente da plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, desta segunda-feira (27), o vereador Júnior Tércio (Podemos) demonstrou descontentamento em relação à decisão do ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, determinando a proibição da entrada de missões religiosas em áreas com indígenas isolados ou de recente contato. A decisão do ministro atendeu a um pedido da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) e do PT.
Nesta segunda-feira (27), na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, o vereador Zé Neto (PROS) discutiu o Projeto de Resolução número 20/2021, de sua autoria, que dispõe sobre a criação, no âmbito da Câmara Municipal do Recife, da “Frente Parlamentar de Inovação Tecnológica, Tecnologia da Informação e das Economias Criativa, Compartilhada e Colaborativa”. A proposição foi aprovada.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) debateu e aprovou o requerimento de número 9910/2021, de sua autoria. Ele dirige indicação à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) para determinar a instalação de lâmpadas leds nos 64 postes localizados na comunidade Vilas Boas e nos 41 da comunidade Nova Conquista, ambas localizadas no bairro de Areias.
A vereadora Michele Collins (PP) fez elogios à Comissão da Mulher Advogada da OAB Pernambuco pelo lançamento da Cartilha Digital Sobre Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, no último dia 16. O assunto foi levantado nesta segunda-feira (27), na plenária da Câmara Municipal do Recife, transmitida via videoconferência. “Parabéns pela cartilha, OAB-PE. A violência contra a mulher é nítida, notória e, infelizmente, cotidiana em nossa sociedade”.
A vereadora Natália de Menudo (PSB) prestou solidariedade à deputada federal paulista Tábata Amaral, que, no último fim de semana, foi vítima de machismo. “Foi um fato preocupante, que causou repercussão nacional. Um desconhecido postou no Twitter uma frase dizendo que, se encontrasse Tábata na rua, daria socos nelas até ser preso. O pior é que o post foi compartilhado pelo ator global José de Abreu. Isso foi o que mais me assustou”, disse a vereadora, na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, realizada nesta segunda-feira (27).
O vereador Rinaldo Júnior (PSB) parabenizou o colega de parlamento, vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), pela autoria do projeto de lei número 220/2021, que determina que os serviços periódicos de manutenção preventiva ou reparadora das principais vias e avenidas do município do Recife sejam realizados no período noturno. “Essa proposta é um gol de placa desta casa legislativa e nós temos que enaltecê-la. Aqui, há muitos projetos importantes, de autoria dos vereadores, que estão em tramitação”.