Na reunião plenária desta terça-feira (12), a vereadora Kari Santos (PT) cobrou da Prefeitura a execução dos requerimentos aprovados na Câmara Municipal do Recife. Na ocasião, foram aprovados 56 requerimentos de autoria dela, solicitando obras de infraestrutura em diversos bairros da capital pernambucana. “Visitamos Ibura, Jiquiá, Morro da Conceição, Beberibe, Cordeiro, Várzea. Brasília Teimosa, Santo Amaro, Pina. Nosso mandato tem uma incidência muito grande nas periferias e morros. Faço questão de estar nesses lugares, de fazer a fiscalização, mas vejo que boa parte dos requerimentos não são atendidos”, disse. Também participaram do debate os vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Rinaldo Junior (PSB).
Cinco meses depois de ter realizado uma reunião pública para debater a importância do Parlamento Jovem do Recife como iniciativa essencial para promover o protagonismo juvenil, a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública na tarde desta terça-feira (12) para examinar a criação de um projeto de resolução que tornará o programa educativo e político definitivo na Casa de José Mariano. A proposta dessa legislação é uma iniciativa do vereador Rinaldo Júnior (PSB), que também promoveu a audiência em conjunto com a vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Além de vereadores e secretários municipais, estiveram presentes representantes de movimentos estudantis e da juventude.
Em reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (12), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) celebrou a passagem do Dia Municipal de Combate às Drogas. A data entrou no Calendário Oficial do Recife por uma lei de autoria dele, a de nº 17.442/08. “Esta lei foi de 2008. É uma pena estar em 2025 e continuar vendo situações tão adversas no Brasil todo, em Pernambuco e no Recife. Tantas pessoas presas ao vício de drogas, seja no centro da cidade, nos bairros e nas ruas. Pessoas que não têm mais convivência familiar”, lamentou o vereador. “Nós precisamos unir forças e dar as mãos para vencer essa luta tão grave. Precisamos de mais serviços públicos no sentido de ajudar as famílias a saírem das drogas. E digo famílias, porque quando um filho está preso às drogas, toda família fica doente”, afirmou.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (12), o vereador Eduardo Moura (Novo) subiu à tribuna para discutir 36 requerimentos de sua autoria. Também debateram, em aparte, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e os vereadores Rinaldo Junior (PSB), Gilson Machado Filho (PL), Júnior de Cleto (PSB), Felipe Alecrim (Novo). Os requerimentos versam sobre os variados temas, como saneamento, segurança, infraestrutura, saúde, manutenção urbana. Em destaque, foi debatida a substituição de calçada em Casa Forte, policiamento nas Graças, ambos na Zona Norte, além da higienização e manutenção de banheiros em Boa Viagem, Zona Sul.
O vereador Alef Collins (PP) apresentou uma série de requerimentos na pauta de votação da reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (12). O parlamentar escolheu quatro proposições para destacar na tribuna da Casa sobre temas variados: alagamentos na avenida José Rufino, capacitação em IA para professores e censo para pessoas com epilepsia - todos dirigidos à órgãos e entidades municipais. Um dos requerimentos foi destinado ao Governo do Estado, solicitando a criação de uma delegacia especializada para proteção de pessoas com deficiência. Os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Thiago Medina (PL) participaram dos debates..
Um debate sobre o funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Eulâmpio Cordeiro, localizado na Rua Rondônia, número 100, bairro do Cordeiro, Zona Oeste, ocorreu na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (12), a partir do requerimento 7003/2025, de autoria conjunta dos vereadores Felipe Alecrim (Novo) e Eduardo Moura (Novo). Os dois parlamentares fizeram indicação ao prefeito do Recife, através da proposição, para “que sejam tomadas providências para regularização da estrutura funcional e logística” daquela unidade de saúde.
Orquestra Sinfônica do Recife, Cascabulho, SaGrama, Conservatório Pernambuco de Música e Agenda Cultural/PE. Cinco requerimentos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) foram temas de discussões no plenário da Casa de José Mariano, nesta terça-feira (12), durante a reunião plenária. Todas as proposições concederam votos de aplausos e congratulações e foram direcionadas a grupos musicais e entidades que impulsionam a cultura local. Os vereadores Thiago Medina (PL) e Alcides Teixeira Neto (Avante) participaram dos debates.
Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada na manhã desta terça-feira (12), o vereador Rinaldo Junior (PSB) reclamou do atraso no pagamento dos salários por uma empresa terceirizada que presta serviços para a Secretaria de Saúde do Recife. “Tem uma empresa chamada B1 Vigilância que presta serviço à Secretaria de Saúde do Recife que ganhou o contrato no início de 2023 e todos os salários, desde o primeiro dia do contrato, foram pagos de forma atrasada. Nesse exato momento, trabalhadores vigilantes estão sem receber os seus salários e os seus benefícios. Eu vou entrar em contato com o sindicato da categoria para gente unir forças”. O vereador aproveitou o seu tempo na tribuna da Casa para reclamar da mudança da data do jogo do Santa Cruz pelas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. O jogo será na próxima segunda-feira, mas estava previsto para este fim de semana - mesma data de Sport e Náutico, que também jogam no Recife. Por medida de segurança, a Polícia Militar recomenda que não sejam realizados dois jogos no mesmo dia na cidade. O vereador reclamou do governo do Estado, cobrando mais segurança pública.
O Dia Nacional dos Direitos Humanos, celebrado em 12 de agosto, data em que marca o assassinato da sindicalista e defensora das trabalhadoras e trabalhadores rurais, Margarida Alves, em 1983, na Paraíba, foi destacado pela vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (12). "O dia de hoje é em homenagem a Margarida Alves, uma das mulheres que foi trabalhadora rural, líder sindical, brutalmente assassinada por defender trabalhadoras e trabalhadores pelo latifúndio. Duas frases dela que ecoam até hoje são: 'é melhor morrer na luta do que morrer de fome' e 'da luta eu não fujo'. Isso reflete a luta de todas e todos por igualdade, soberania e melhores condições. Falar sobre direitos humanos não é só uma nomenclatura, mas é sobre condições dignas de trabalho, sobre comida na mesa, teto, e o direito de viver sem medo. Não é algo abstrato e nem de proteção de bandido, como a extrema direita costuma dizer", afirmou. O assassinato da líder camponesa inspirou a realização da Marcha das Margaridas, em Brasília.
Durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (12), o vereador Eduardo Mota (PSB) repercutiu visita realizada pela Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras, a qual integra, na Orla de Boa Viagem, Zona Sul. "Tivemos a nossa primeira visita na semana passada junto a engenheiros e secretários executivos que estão tomando conta da obra da Orla de Boa Viagem, o nosso principal ponto turístico. Identificamos que um dos principais pontos a serem melhorados é o saneamento, que deveria ser executado pela Compesa, mas a Prefeitura saiu na frente e está fazendo essa obra", contou. O parlamentar também elogiou o trabalho realizado pela Comissão de Legislação e Justiça da Casa que, nesta segunda-feira (11), teve o parecer a um projeto de lei questionado pela oposição e outros vereadores. Em seguida, ele também ressaltou a cerimônia solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) que celebrou os 60 anos do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (1965-2014) e os 78 anos do Partido Socialista Brasileiro (PSB).