A situação do metrô no Recife foi o tema de discussão da audiência pública, promovida pelo vereador Tadeu Calheiros (Podemos), na manhã desta sexta-feira (27), via videoconferência. O parlamentar frisou a importância em debater o assunto que contou com representantes das esferas municipais, estaduais e federais. Vários encaminhamentos foram construídos visando melhorias ao sistema de transporte.
A comitiva de vereadores recifenses formada pelo presidente da Câmara, Romerinho Jatobá (PSB), o primeiro-secretário Eriberto Rafael (PP), o líder do governo Samuel Salazar (MDB) e o terceiro-secretário, Zé Neto (Pros), participou nesta quinta (26) de reunião com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, em Brasília. A pauta do encontro foram as alternativas à Emenda Constitucional 109/2021, que vai obrigar as Câmaras Municipais a arcar com as despesas dos servidores inativos a partir de 2025, inviabilizando o funcionamento de praticamente todas as Casas Legislativas das cidades de médio e grande porte.
Laicidade, combate à intolerância, conscientização sobre a diversidade religiosa. Essas são algumas das finalidades de uma proposta de Estatuto Municipal da Liberdade Religiosa que deve ser apresentado pela vereadora Liana Cirne (PT) à Câmara do Recife em breve. Para discutir o tema, a Casa de José Mariano promoveu uma audiência pública nesta quinta-feira (26), por meio de videoconferência. Participaram do debate representantes do segmento religioso, do terceiro setor e do Poder Público.
Uma comitiva formada por vereadores da cidade de Camocim de São Félix, no Agreste, visitou a Câmara Municipal do Recife, no início da tarde desta quinta-feira (26). O objetivo foi trocar experiências sobre o Legislativo e acompanhar o funcionamento da Casa de José Mariano. O grupo foi recebido pelos vereadores Tadeu Calheiros (Podemos), Alcides Cardoso (DEM) e Hélio Guabiraba (PSB), além de gestores da Assessoria de Relações Públicas e dos Departamentos Legislativo e de Comunicação Social.
A Comissão de Legislação e Justiça analisou 14 matérias legislativas em reunião virtual realizada na tarde desta quarta-feira (25). Desse total, sete foram aprovadas; outras seis, rejeitadas; e uma recebeu pedido de vistas. O que significa que um vereador, que não foi o autor do atual relatório, fará releitura da proposta para se aprofundar no assunto. E dará novo parecer.
Uma comitiva formada por quatro parlamentares recifenses está participando da XX Marcha dos Legislativos Municipais, promovida pela União dos Vereadores do Brasil (UVB), que acontece em Brasília desta quarta (25) até a sexta (27). Representam o Recife o presidente da Casa de José Mariano, Romerinho Jatobá (PSB), o primeiro-secretário Eriberto Rafael (PP), o líder do Governo Samuel Salazar (MDB) e o terceiro-secretário, Zé Neto (Pros). A comitiva recifense tem como principal pauta o diálogo com as lideranças das bancadas nacionais no Congresso Federal, para a derrubada da Emenda Constitucional 109/2021, que obriga as Câmaras Municipais a arcar com as despesas dos servidores inativos a partir de 2025.
Presidida pela vereadora Natália de Menudo (PSB), a Comissão de Saúde da Câmara do Recife promoveu uma reunião por videoconferência nesta quarta-feira (25), para discutir pareceres a projetos em tramitação. Na ocasião, os parlamentares do grupo também decidiram marcar uma reunião com a Secretaria de Saúde da capital para cobrar a convocação de agentes de endemias, conforme havia sido acordado em audiência realizada no último mês de abril.
A Comissão de Desenvolvimento Econômico se reuniu, de forma remota, nesta quarta-feira (25), na Câmara do Recife, para fazer a distribuição de um projeto de lei, além da análise e aprovação de uma outra proposição, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), sobre conteúdos de enfrentamento e importunação sexual. Na ocasião, participaram o presidente do colegiado, vereador Luiz Eustáquio (PSB), e os vereadores Fred Ferreira (PSC) e Alcides Teixeira Neto (PSB).
A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu, na reunião Ordinária remota desta terça-feira (24), da Câmara do Recife, diversos requerimentos de sua autoria. Três solicitam a implementação de políticas públicas para a população LGBTQIA+ e outros 41 documentos tratam de pedidos para melhorias em mercados públicos da cidade. Todos foram aprovados no plenário virtual da Casa.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) presidiu reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, na tarde desta terça-feira (24), via videoconferência. Dani Portela (PSOL) e Ana Lúcia (Republicanos) acompanharam os trabalhos do colegiado que emitiu pareceres e distribuiu matérias. Um dos projetos aprovados pretende obrigar estabelecimentos como restaurantes, bares e afins a adotarem medidas de auxílio à mulher em situação de risco.