Notícias

Na manhã desta quinta-feira (22), a Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, extraordinariamente, para analisar dois projetos de lei do Executivo (PLE) nºs 6/2025 e 8/2025. Participaram do encontro, os vereadores Eduardo Mota (PSB), presidente do colegiado, além de Rodrigo Coutinho (Republicanos) e Eduardo Moura (Novo). As medidas foram aprovadas com um voto contrário.

O cantor Altemar Dutra Júnior é o mais novo cidadão do Recife. Ele recebeu o Título da Câmara Municipal nesta quarta-feira (21), no plenário do Poder Legislativo, em uma cerimônia realizada por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PSB) e marcada pela emoção e pela celebração à música. O vereador Tadeu Calheiros (MDB) presidiu a reunião solene.

Os servidores públicos que atuam na Estratégia de Saúde da Família, na Estratégia de Agente Comunitário de Saúde e nas equipes multiprofissionais da saúde pública do Recife estão mais perto de garantir o acesso à bonificação por desempenho. Nesta quarta-feira (21), a Comissão de Saúde da Câmara Municipal promoveu uma reunião na Sala das Comissões do Poder Legislativo para discutir um parecer ao projeto de lei do Executivo nº 7/2025, que trata do assunto e tramita em regime de urgência na Casa. Presidido pelo vereador Tadeu Calheiros (MDB), o grupo votou favoravelmente à matéria, apresentando cinco emendas ao texto. Além do presidente, participou da reunião a vereadora Flávia de Nadegi (PV), membro efetivo do colegiado.

A Comissão de Legislação e Justiça e de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife analisaram e aprovaram três projetos de lei do Executivo (PLEs) durante reuniões que ocorreram nesta quarta-feira (21). Além destas proposições, Legislação e Justiça se debruçou também sobre seis projetos de lei Ordinária (PLO) e um projeto de decreto legislativo (PDL) – todos foram aprovados.

Sob a presidência do vereador Fabiano Ferraz (MDB) e com a presença dos vereadores Eduardo Mota (PSB) e Júnior de Cleto (PSB), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife reuniu-se, em caráter extraordinário, na manhã desta quarta-feira (21). O colegiado realizou a análise e aprovação do projeto de lei do Executivo de nº 8/2025, que estabelece exigências de nivelamento e especificações técnicas de tampas e tampões de infraestruturas e altera a Lei Municipal nº 18.355, de 19 de julho de 2017, que trata das normas que regulam a anuência e a fiscalização da execução de obras que interfiram no pavimento dos logradouros públicos e das obras de pavimentação das vias públicas, e dá outras providências.

Através da Comissão de Legislação e Justiça, a Câmara Municipal do Recife deu sequência ao ciclo de debates com profissionais da área fiscal e do poder público, em busca de subsídios para prováveis alterações do Código Tributário Municipal, com base nas propostas da Reforma Tributária nacional, cuja lei principal já está aprovada no Congresso Nacional. Na tarde desta quarta-feira (21), o colegiado recebeu o secretário de Finanças do Recife, Ricardo Dantas. Ele falou sobre os impactos econômicos e fiscais da reforma tributária na economia como um todo, mas também sobre o consumo nos entes federativos, uma vez que haverá mudanças estruturais que levam à migração de tributação entre municípios, estados e a União.

Vereadores da oposição debateram requerimentos apresentados pelo vereador Eduardo Moura (Novo) durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (21). Ele leu a ementa das proposições em pauta e defendeu as medidas, que solicitam a órgãos e secretarias municipais ações e serviços nas áreas de educação, saúde e infraestrutura. O vereador Felipe Alecrim (Novo) também participou do debate das proposições, que foram aprovadas.

Na reunião plenária desta terça-feira (20), o líder da bancada de oposição na Câmara do Recife, vereador Felipe Alecrim (Novo), fez uma série de críticas às ações da Prefeitura em diversas áreas. Ele elencou problemas na educação, na saúde, no atendimento às pessoas que vivem em situação de rua e no reajuste salarial proposto pela gestão aos servidores. A vereadora Liana Cirne (PT) e o vereador Carlos Muniz (PSB) se posicionaram diante do debate proposto.

A responsabilidade ao exercer o papel fiscalizador, que é uma das prerrogativas de um parlamentar, e também a atuação de sindicatos foram temas trazidos ao plenário da Câmara do Recife pela vereadora Liana Cirne (PT), durante a reunião Ordinária desta terça-feira (20). “É preciso fazer política com hombridade, com maturidade e não com infantilismo”, pontuou. Também participaram do debate os vereadores Eduardo Moura (Novo) e Cida Pedrosa (PC do B).

Enfermeiras, enfermeiros, técnicos e técnicas de enfermagem que atuam no Recife foram alvo de uma celebração promovida pela Câmara Municipal nesta terça-feira (20). Na reunião solene, realizada por iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (MDB), 28 profissionais de destaque na capital receberam homenagens no plenário da Casa. O evento marcou o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, que ocorre anualmente em 20 de maio, e o encerramento da 86ª Semana Brasileira de Enfermagem, que aconteceu do dia 12 de maio até esta terça-feira. A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) conduziu a cerimônia.